Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q841818 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Considere as afirmativas a seguir sobre os meios de comunicação interna:
I. A escolha dos veículos para comunicação interna leva em conta: o tamanho da instituição e a verba disponível para a área. II. As características dos funcionários da instituição (formação intelectual, econômica e nível de informatização) não são levadas em conta, pois isso seria discriminação. III. O jornal mural tem como característica a linguagem mais informal capaz de despertar o interesse dos empregados.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q236139 | Comunicação Social, Jornalismo, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A cobertura jornalística por setores da economia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q140434 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Uma das principais preocupações da arte retórica e da teoria da argumentação consiste em prescrever uma boa relação entre orador e auditório. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q195640 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

James Gruning e James Todd Hunt, em 1984 sistematizaram as práticas profissionais de Relações Públicas em quatro grandes modelos. Sobre esses modelos podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q110787 | Comunicação Social, Teorias de Comunicação, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. O texto acima se refere a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q230733 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O fluxo de trabalho de uma agência de propaganda tem como base um processo colaborativo que requer um modelo que gerencie uma complexa rede de projetos e de colaboradores, como fornecedores e veículos, cada qual com suas demandas específicas. No ambiente de uma agência, as áreas que mais se aproximam do conceito de Gerência de Projetos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q237659 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q110204 | Comunicação Social, História da Imprensa, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1938 e presidente de honra da Associação Brasileira de Imprensa, encabeçou o manifesto pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, em 1992, participou das manifestações contrárias às privatizações de empresas públicas, em 1994, e foi enredo da escola de samba União da Ilha no carnaval carioca de 1999. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 103 anos de idade, no dia 16 de julho de 2000. Três obras: O Problema da Imprensa (1923), A Revolução Praieira (1949) e A Língua Portuguesa e a Unidade do Brasil (1958).

As informações acima dizem respeito a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q694412 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação a atendimento ao público, julgue o item subsecutivo. 

O serviço de chatbot, um sistema que permite às grandes corporações oferecer um canal direto com o consumidor, é um dos exemplos tecnológicos utilizado no atendimento ao público, tornando a comunicação entre empresa e cliente mais próxima e personalizada, graças aos avanços da inteligência artificial. 
  1. ✂️
  2. ✂️

170Q831938 | Comunicação Social, Produção Gráfica, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

O trabalho com produtos gráficos necessita de profissionais que tenham criatividade, capacidade de gerenciamento de prazos, conhecimento técnico e administrativo, entre outras habilidades. Sobre este trabalho é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q109658 | Comunicação Social, Assessoria de Imprensa, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Clipping, press-release, press-kit e plublieditorial são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q234892 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Uma das ferramentas essenciais para uma empresa é a qualidade de sua comunicação interna. Os funcionários sentem a necessidade de participar das decisões e conhecer melhor a instituição em que trabalham. Essa comunicação tem influência direta no(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q845645 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

A assessoria de comunicação de uma instituição pública convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a agenda das audiências públicas. Nesta mesma semana, a imprensa regional divulgou informações negativas sobre um dos servidores alocados na instituição. Sobre os procedimentos adotados pela assessoria de comunicação da instituição na convocação da coletiva, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q268372 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

A partir da leitura do fragmento de texto em questão é correto inferir que a análise dos fenômenos de opinião pública requer conhecimentos multidisciplinares, uma vez que se trata de fenômeno social complexo, devido à sua relação com a dinâmica social.

  1. ✂️
  2. ✂️

175Q104721 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos, valores mentalidades e tipos de comportamento e de soluções de problemas que aprendemos em uma organização com os que nos cercam. Esta é uma definição relativa à (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q235308 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Ações de marketing de relacionamento têm sido cada vez mais adotadas por empresas que desejam estreitar seus vínculos com seus consumidores. Sendo assim, o marketing de relacionamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q110229 | Comunicação Social, Teorias do Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

O conceito de objetividade é um dos mais discutidos no jornalismo. Talvez, o mais antigo. Alguns críticos citam até Tucídides, que viveu entre 469 a 396 a.C., como o primeiro a levantar polêmica sobre o assunto. Pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q236812 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A declaração abaixo está no site do BNDES e divulga um importante componente da estratégia de marketing da instituição.
"Promover o desenvolvimento do País, elevando a competitividade da economia brasileira, priorizando tanto a redução de desigualdades sociais e regionais, como a manutenção e geração de empregos."

Que componente é esse e o que ele significa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q108602 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Luís Aberto Caldeira, em matéria publicada no dia 8/6/2006, no site do Observatório da Imprensa, afirma que o cadáver exposto nas bancas da cidade (e que posteriormente será também posto à vista em nossas casas ou na biblioteca próxima) é o maior exemplo da sujeira que insiste em coexistir no jornalismo. É a carne podre vendida como filé a baixos preços para quem tem fome de manchetes sangrentas. Imundice que poderia aparentar o amarelo da covardia ? ou do yellow journalism, mas que, no Brasil, é caracterizado pelos tons da imprensa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q217711 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga
escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com
relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A comunicação massificada atua, por meio da mídia, como estímulo sobre o público receptor passivo, percepção que, a partir dos anos 40 do século passado, motivou os estudos da comunicação, que se voltaram para os aspectos psicológicos das ações coletivas, centrados no conteúdo das mensagens e nos efeitos da propaganda sobre a audiência.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.