Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1601Q267611 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As novas tecnologias da informação e da comunicação
(NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de
transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto,
defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a
interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais
tradicionais - onde a informação é transmitida em uma só
direção - são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe
a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os
seguintes itens.

A TV digital brasileira está disponível em todas as capitais e já permite total interatividade com os públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1602Q200312 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Waldyr Gutierrez Fortes, arrolar, obrigatoriamente, os grupos ligados aos aspectos de mercado como elementos vitais à obtenção de vantagens competitivas para a eliminação das desvantagens, acarreta uma modificação nas expectativas e horizontes das Relações Públicas convencionais, advindo, com isto, as Relações Públicas Estratégicas. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo, considerando quais são as formulações que irão sustentar as estratégias da organização e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Estabelecer mecanismos para informar o grau de ajustamento da companhia às esperanças dos públicos.
II. Reposicionar as Relações Públicas e integrar suas habilidades aos postulados estratégicos da organização.
III. Conhecer os valores percebidos pelos grupos e o seu perfil quanto aos benefícios que procuram, a fim de subjugar os públicos.
IV. Avaliar os pontos fortes e fracos da empresa, de acordo com a visão de seus servidores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1603Q217213 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como
processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta
e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o
que necessitam e desejam.

No planejamento de marketing, considera-se o valor de um bem associado ao nível de satisfação dos desejos e necessidades dos compradores, para os quais os conceitos de caro ou barato representam valores relativos. Por essa razão, o trabalho dos profissionais de marketing envolve o desenvolvimento de valores que criam necessidades, despertam e influenciam os desejos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1604Q143505 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Sobre a reportagem veiculada no programa televisivo A, acerca de defeitos no produto X, a empresa CDE Ltda. esclarece que todos seus produtos passam por rigorosa inspeção de qualidade de acordo com padrões internacionais. A CDE Ltda. também é certificada nas normas ISO 9000 de padrões de qualidade e ISO 14000 de preservação ambiental. Os defeitos apresentados na citada reportagem podem ser decorrentes de armazenamento e transporte inadequados, diferentes do que constam no manual de instruções que acompanham os produtos. A CDE Ltda. está no mercado há 30 anos e orgulha-se em ser uma das líderes na produção e vendas no seu ramo. A CDE Ltda. coloca-se à disposição dos clientes pelo telefone 0800XXXX para solucionar quaisquer dúvidas sobre o produto da CDE Ltda. (xx de janeiro de xxxx) Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1605Q686256 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Segundo Cesar (2015), os tipos podem ser classificados em algumas das seguintes categorias, entre as quais NÃO se encontra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1606Q229047 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Quando a boa reputação de uma empresa está ameaçada por denúncias infundadas, que, no entanto, ganharam as manchetes dos jornais e mergulharam a empresa em uma crise, dois profissionais entram em ação para, juntos, contornarem a situação na mídia.
Quais são eles?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1607Q142526 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, com base na legislação referente a
comunicação social.

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no capítulo Direito à Informação, vincula a liberdade de imprensa à responsabilidade social.

  1. ✂️
  2. ✂️

1608Q217798 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Toda abordagem voltada para o cliente em potencial deve veicular uma imagem da organização, e a comunicação tem de exercer o controle dessa aproximação para garantir que a imagem projetada pela mensagem seja a que a empresa quer projetar, focando-se três aspectos: estilo, formato e conteúdo; a definição desses aspectos deve demonstrar que a qualidade do cliente-alvo é atendida, respeitada e correspondida.

  1. ✂️
  2. ✂️

1609Q195294 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A demanda de informações pela sociedade é cada vez mais generalizada, tornando o cenário de divulgação de informações, cada vez mais amplo e competitivo. Neste cenário, sobre atividades típicas da assessoria de imprensa e da publicidade, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Uma assessoria de imprensa e uma agência de publicidade são responsáveis pela comunicação institucional de um produto ou organização.
( ) A publicidade trabalha com a promoção de serviços e produtos, mas sua divulgação é sempre paga.
( ) A assessoria de imprensa trabalha com material redacional, que não é pago, podendo ser veiculado ou não.
( ) Tanto assessoria de imprensa quanto publicidade trabalham com marketing e comunicação, encarados como processos sistemáticos e contínuos.
( ) Tanto a assessoria de imprensa quanto a publicidade objetivam incrementar vendas, favorecendo o desenvolvimento dos negócios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1610Q862458 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

A comunicação interna de uma organização engloba um conjunto de processos comunicativos que possibilita a relação e a interação entre os diferentes atores organizacionais, podendo ela apresentar diferentes formas. Dá-se o nome de comunicação descendente àquela que flui do topo para a base.

Esse tipo de comunicação tem como suportes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1611Q268540 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Um publicitário que lida com imagens precisa conhecer as regras de proporção, em especial no que se refere ao corpo humano. O número de cabeças equivalente à altura do corpo de um adulto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1612Q268052 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Se a invenção do telégrafo com fio é atribuída a Samuel Morse e o telefone com fio a Graham Bell, discute-se o pioneirismo de Marconi quanto à radiotelefonia. Registros históricos indicam que, enquanto o italiano Marconi comprovara a transmissão de sinais em código Morse à distância, sem o auxílio de fios condutores, um cientista brasileiro ia além, ao transmitir a voz humana, músicas e ruídos, no final do século XIX. O texto acima se refere à seguinte personalidade brasileira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1613Q725292 | Comunicação Social, Técnico, MinC, FGV

Em uma reportagem o lead abrangente - o chamado lidão - consiste em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1614Q218189 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

No contexto organizacional, a comunicação integrada abrange todas as etapas dos produtos e serviços da empresa, até a chegada no cliente externo, e, também, o período pós-venda; portanto, nem toda a rede de relacionamento de uma instituição envolve comunicação, que está restrita aos fatores que afetam direta ou indiretamente os negócios ou a imagem externa ou interna da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1615Q218200 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como
processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta
e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o
que necessitam e desejam.

O processo de marketing consiste em análise de oportunidades, desenvolvimento de estratégias, planejamento de programas e administração do esforço de marketing, técnicas que não se limitam aos bens de consumo, sendo aplicadas, também, em sistemas políticos, programas sociais, e em qualquer outra área que envolva o processo de troca, ou de intercâmbio, entre organizações ou indivíduos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1616Q194927 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Cândido Teobaldo de Souza Andrade (2003) afirma que grande parte da comunicação em forma de conversação, existente em todas as sociedades, é produto do intercâmbio de rumores ou boatos. Diante desta relevância deve-se combater os danos causados pelos rumores ou boatos, atacando suas causas. Analise as afirmativas abaixo sobre a identificação destas causas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O rumor ou boato circula na ausência de informações ou notícias (desinformação).
II. O rumor ou boato se origina da circulação de diferentes versões sobre um mesmo assunto (falhas no sistema de comunicação).
III. O rumor ou boato deve-se à falta de confiança na fonte de informação (credibilidade da fonte).
IV. O rumor ou boato serve a importantes objetivos emocionais dos públicos (auto-expressão).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1617Q266623 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

Os estudos sobre radiojornalismo são prioridade na perspectiva teórica do agendamento (agenda-setting), devido à importância que esse veículo representou durante a I Guerra Mundial. Segundo a hipótese do agendamento, ainda hoje, o rádio é o carro-chefe da formação da agenda da mídia, o que leva os demais veículos a dependerem do modelo e da abordagem do radiojornalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1618Q268702 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Para as pautas externas, o discurso institucional deve fluir de forma articulada e unificada, por meio de dois canais oficiais apenas: a autoridade máxima e o seu porta-voz.

  1. ✂️
  2. ✂️

1619Q217786 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao uso, à qualidade e às dimensões de papel, julgue os
itens que se seguem.

A medida padrão utilizada para especificar o formato final de um papel de impressão é grama por metro quadrado (g/m2 ).

  1. ✂️
  2. ✂️

1620Q267203 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Um dos argumentos a favor da divisão entre telecomunicações e radiodifusão é a convergência tecnológica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.