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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1641Q266779 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

Com a emergência de novas tecnologias de comunicação radiofônica e televisiva e a freqüente associação entre as redes de rádio e TV, o sistema de broadcasting foi substituído integralmente pelo podcasting no Brasil. A principal vantagem do último está na possibilidade de integração e compartilhamento de conteúdos, a exemplo dos serviços de rádio-agência.

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1642Q266573 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

Os jornalistas normalmente conhecem o público do veículo em que trabalham e, por isso, sabem com razoável precisão quais são os interesses, demandas e necessidades informativas desse público.

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1643Q145781 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Com relação a house organ, assinale a opção correta.

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1644Q217736 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição
de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente
em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os
itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta
de gestão.

Os fluxos de comunicação diagonais permitem maior agilidade e menor grau de ruído, uma vez que são menos burocráticos e permitem que subordinados se dirijam diretamente a suas chefias.

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1645Q217501 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, referentes aos procedimentos de edição
online.

Em um nível básico de complexidade de imagem, a veiculação imediata de flagrantes requer, no estágio tecnológico atual, apenas um celular e os meios suficientes para o envio da cena captada, mesmo em forma bruta e em baixa resolução.

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1646Q267754 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Tornar pública as habilidades e competências de funcionários e executivos, incumbi-los de tirar dúvidas de internautas e incentivá-los a produzir reflexões e posts para portais e blogs são estratégias inadequadas à comunicação corporativa, por haver risco de superexposição da instituição.

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1647Q217135 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a responsabilidade da comunicação institucional
pelo desenvolvimento de ações de aproximação com públicos
de interesse para a ampliação da visibilidade da organização e
promoção de seus propósitos, julgue os itens seguintes.

Uma das atribuições da comunicação institucional é a assessoria de imprensa, que consiste em conseguir publicidade gratuita para a organização por meio de estratégias de relacionamento com a mídia para encaminhamento de press releases, fornecimento de pautas jornalísticas, clipes de vídeo, promoção de entrevistas e convite à participação da imprensa em eventos da instituição ou com a sua participação.

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1648Q268851 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

Correspondem a processos de socialização dos jornalistas, entre outros, a revisão das matérias pelos superiores, os comentários positivos e negativos feitos a respeito delas, as reuniões da redação e os contatos informais entre os profissionais na redação.

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1649Q689989 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

No que se refere à comunicação com o mercado, julgue o item que se segue. 
Os termos comentário e boato são considerados sinônimos: ambos apresentam o fato por meio de notas ou ponderações, por escrito ou orais, cuja interpretação pode possuir tanto um viés negativo quanto positivo. 
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1650Q268621 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma campanha publicitária da Defensoria Pública de Rondônia tem como objetivo atingir o maior número possível de cidadãos. Para isso, a estratégia da campanha deve privilegiar a maximização do(a ):

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1651Q197769 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A noção de indústria cultural aparece pela primeira vez no livro Dialética do Iluminismo (ou do Esclarecimento, conforme a tradução brasileira), publicado em 1947, e teve grande repercussão nos estudos de comunicação em todo o mundo. Esta noção foi criada por:

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1652Q200077 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As teorias da Comunicação têm elaborado muitos conceitos para analisar com mais rigor a realidade das sociedades contemporâneas e, em especial, o impacto da Comunicação nestas sociedades. Alguns dos conceitos têm sido amplamente utilizados e muitas vezes criticados. Assinale a alternativa correta.

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1653Q266667 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

A análise dos fatos e a visão do respectivo contexto são alguns dos recursos de que o jornalista dispõe para impedir que o veículo de comunicação em que trabalha seja transformado em porta-voz de interesses particulares.

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1654Q268982 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

Os serviços públicos de informação no Brasil pautam-se pelo princípio constitucional da publicidade dos atos do Estado e de todos os seus órgãos e instituições. Por isso, todas as notícias difundidas por esses serviços devem conter a assinatura do jornalista responsável, recurso que confere credibilidade à informação divulgada pela instituição.

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1655Q217536 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que, no paradigma funcionalista da teoria da
comunicação, pode-se destacar a preocupação social com os meios
de comunicação de massa, em razão das funções que eles
desempenham na sociedade, julgue os itens que se subseguem.

Uma das funções da mídia é a de atribuir status a pessoas, organizações e movimentos sociais. Por exemplo, o apoio de um veículo de comunicação a um candidato, em uma eleição, tende a conferir legitimidade a ele.

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1656Q217575 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as relações entre mídia, contemporaneidade e
publicização da informação, julgue os itens subsequentes.

Jornalistas sempre formaram um público estratégico, destinatário das atenções dos jornalistas de assessoria de comunicação e imprensa. No entanto, essas relações interpares se viram redimensionadas a partir da Web 2.0, especialmente no que se refere a cadastros para envio e recebimento de informações e links de produtos e serviços.

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1657Q862461 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

Um planejamento estratégico da comunicação de uma marca pode ser descrito a partir da concepção de cinco instâncias. São elas: tratamento processual da comunicação, inserção na cadeia de decisões, gestão de relacionamento, processo planejado e processo monitorado.

Em qual instância a preocupação é evitar ações desarticuladas das subáreas da comunicação?

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1658Q267836 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O jornal impresso produzido por alunos do centro acadêmico da faculdade possui uma seção que ocupa uma página, formato standard, com notícias institucionais. Tais notícias são redigidas no formato da pirâmide invertida. Em uma ocasião, chegaram à redação duas notas importantes, mas o jornal já havia sido diagramado. Os exemplares seriam rodados na gráfica algumas horas depois. O recurso empregado pelo editor com o diagramador para incluir as notas de forma célere foi cortar as demais notícias da seção?pelo pé?. Entretanto, ainda era preciso um ajuste para que as matérias coubessem na página. A resolução do problema com as técnicas de diagramação eletrônica se deu por intermédio do ajuste:

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1659Q197184 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As teorias sociais da imprensa, nos séculos XIX e XX, descrevem o jornalismo como um produto das relações de força que configuram o poder. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. O jornalismo é concebido como uma instituição social a serviço das elites, em sua relação com as massas, ou a serviço da democracia, funcionando como um fórum de questões.
II. O jornalismo é concebido como uma instituição social veiculadora das mais diferentes ideias, mas capaz de se transformar numa arma para as forças políticas.
III. O jornalismo é concebido como uma instituição social capaz de forjar a subjetividade do homem moderno.
IV. O jornalismo é concebido como uma instituição social que se constitui enquanto um instrumento de controle social.
V. O jornalismo é concebido como uma instituição social que se constitui enquanto um quarto poder.

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1660Q198996 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A área de Relações Públicas, segundo Jorge Pedro Sousa (2004) vale-se de vários métodos de pesquisa, importados das Ciências Sociais e Humanas, para investigar públicos e organizações. Sobre as diferentes técnicas de pesquisa aplicadas às Relações Públicas é correto afirmar:

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