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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1661Q218533 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao uso, à qualidade e às dimensões de papel, julgue os
itens que se seguem.

A alta absorção de tinta pelo papel-jornal, que é um suporte de baixo custo utilizado para impressão em larga escala, afeta a qualidade das imagens nele reproduzidas.

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1662Q268012 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

O sistema de concessões de rádios e TVs públicas foi revisto pela Constituição Federal de 1998. Entretanto, as mudanças mais expressivas, do ponto vista operacional, foram possibilitadas pela Lei do Cabo (Lei n.º 8.977/1995), que instituiu um sistema diferenciado de concessões para as emissoras públicas de rádio e TV, que operam pelo sistema de cabo.

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1663Q267769 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A principal diferença entre as agências reguladoras e os órgãos de fiscalização direta do governo é o fato de essas agências deterem, além do poder de fiscalização e autuação, autonomia para estabelecerem normas e procedimentos de prestação dos serviços, bem como para gerir atividades administrativas e financeiras.

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1664Q268812 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

Ao jornalista concursado que, na condição de servidor público lotado em cargo efetivo, atue em uma instituição da administração pública federal, não se aplicam as normas disciplinares previstas pelo Código de Ética dos Jornalistas Profissionais, visto que, nesse caso específico, prevalecem as normas internas da instituição para a qual o jornalista trabalhe.

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1665Q266571 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens a seguir.

O jornalismo institucional, como subgênero da comunicação organizacional, originou-se de patrocínios de órgãos públicos e transformou, posteriormente, em jornalismo especializado.

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1666Q143191 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se

materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua

matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios

volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o

que leva a uma nova forma de escrever a oralidade.

Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica,

julgue os itens que se seguem.

 

Os programas de humor nas rádios são apresentados principalmente nas FMs e têm como alvo os públicos de baixa renda e, mais recentemente, os públicos jovens de classe média. Muitos são apenas repetições de programas de TV, seguem o mesmo estilo e roteiro, e o tipo de humor que apresentam está perto da saturação.

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1667Q269157 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

Pelos filmes escolhidos, alguns deles mais antigos, infere-se que o objetivo da empresa Hortifruti era atingir o segmento de público formado por pessoas mais velhas.

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1668Q268653 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Um diretor de arte planeja uma foto de um objeto transparente, visando a ressaltar as extremidades e realçar as formas. Para isso, deverá utilizar como iluminação a técnica de:

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1669Q217735 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

Imagens e sons devem ser os principais elementos considerados no planejamento de um sítio, uma vez que os visitantes atêm-se à estética para julgar o desempenho de sítios.

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1670Q267154 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O editorial jornalístico constitui um discurso em forma
de texto argumentativo que expressa a opinião do órgão editor
acerca de questões relacionadas aos acontecimentos considerados
mais importantes. Diferentemente dos textos informativos, o
editorial constrói uma interpretação ou um julgamento, com o
objetivo de explicitar o sentido subjacente ao que é apenas
noticiado.

A. T. Barros. Do privado para o publicamente mediado: a crítica domesticada nos
editoriais sobre ecologia. Comunicação & Espaço Público, 2001, p. 67.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

Na história da imprensa brasileira, o editorial é tributário do jornalismo de revista. Tendo sido a revista Klaxon a pioneira nesse gênero, com editoriais sobre cultura, no final do século XIX.

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1671Q267433 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

De modo geral, as grandes redes de TV aberta no Brasil têm procurado novos formatos e linguagens para dialogar com os telespectadores. O padrão de qualidade cede lugar à participação dos colaboradores, com o envio de registro de flagrantes e depoimentos gravados com dispositivos móveis. Desse modo, é correto afirmar que:

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1672Q188606 | Comunicação Social, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Para ser bem-sucedido em relações públicas, o gestor de uma organização deve dividir seu público em diversas categorias específicas, oferecendo atendimento diferenciado a cada uma delas.

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1673Q266702 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

Nas instituições públicas, os serviços de atendimento ao cidadão, as ouvidorias e as ferramentas de interatividade disponíveis nos portais corporativos não se enquadram nas políticas de comunicação pública, visto que, nessa concepção, a oferta de serviços noticiosos é que deve ter primazia.

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1674Q198658 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A teoria da indústria cultural nasceu por contraposição aos estudos a indústria cultural e as teorias e noções vigentes na época nos Estados Unidos. Em relação às principais divergências entre a teoria supracitada e os estudos vigentes à época, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A noção de indústria cultural dava ênfase à industrialização dos bens culturais e as teses sobre a cultura de massas privilegiavam a cultura produzida pelos setores populares.
II. A teoria da indústria cultural priorizava a esfera da produção em contraposição à esfera do consumo, como acontecia nos estudos norteamericanos.
III. As teses sobre indústria cultural assinalavam o avanço do capitalismo e da lógica da mercadoria sobre a produção cultural, enquanto as teorias das culturas de massas não percebiam esta relação como algo central e problemático para a cultura.
IV. Os estudos orientados pela noção de indústria cultural estavam mais afinados com os interesses das grandes corporações culturais, enquanto os trabalhos afinados com a cultura de massas eram críticos às grandes empresas culturais.

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1675Q156554 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

A notícia no webjornalismose caracteriza, entre outros atributos, de ter

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1676Q199563 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Com base na teoria das Relações Públicas, amparada no pensamento do Professor Roberto Porto Simões e de outros autores brasileiros, podemos afirmar:

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1678Q268504 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A pesquisa de mídia tem por finalidade conhecer a linha editorial dos jornais.

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1679Q688377 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação a atendimento ao público, julgue o item subsecutivo. 

Os stakeholders de determinada empresa são grupos de indivíduos que, ao se relacionarem com a empresa, podem afetar ou ser afetados pela realização de seus objetivos organizacionais.
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1680Q267129 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da identidade visual de uma instituição, julgue item seguinte.

Logotipo, marca e nome institucional são elementos que compõem a identidade visual de uma organização.

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