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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1681Q266701 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao
direito fundamental à informação de relevante interesse público
e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito
e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso
com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando
esse dispositivo, julgue os próximos itens.

Informações de interesse público são aquelas que dizem respeito à sociedade civil organizada.

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1682Q198611 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre imagem corporativa e, em seguida, marque a afirmativa correta.

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1683Q267259 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Ao receber um pedido do assessorado para que apresente um relatório de avaliação de desempenho de sua unidade, o assessor de imprensa deve apresentar um estudo comparativo do espaço conquistado pela organização na mídia, desde a sua contratação.

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1684Q218294 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às características das assessorias de imprensa e suas
estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos
itens.

O momento ideal para entrega do press kit é depois da coletiva, de modo que sua distribuição não interrompa a fala do entrevistado.

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1685Q196559 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o Parlamento Nacional de Relações Públicas podemos afirmar:

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1686Q218320 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.

Para resguardar-se de problemas jurídicos futuros, a instituição que realiza audiovisual deve determinar que sua equipe de produção solicite a toda pessoa cuja imagem seja utilizada em produto audiovisual que assine um termo de cessão de direito de uso de imagem, devendo o documento conter, além dos dados pessoais do cedente, a descrição do escopo do produto e da exibição.

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1687Q266997 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A Constituição Federal de 1988 (CF) estabelece um novo marco na
compreensão do papel do Estado e do governo brasileiro no que se
refere à comunicação organizacional, comparativamente ao regime
militar pós-1964, especialmente em relação ao jornalismo
institucional. Com relação a essas mudanças, ocorridas nas últimas
décadas, julgue os itens seguintes.

A CF estabelece que a comunicação social dos poderes públicos deve reger-se pelos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência; pelo veto à promoção midiática de autoridades com recursos do Tesouro; e pelo direito do cidadão de receber informações de interesse particular, coletivo ou geral dos órgãos públicos.

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1688Q217637 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo como base a legislação sobre comunicação atualmente em
vigor no país, julgue os itens seguintes.

A Constituição Federal de 1988 limita a autoridade do Poder Executivo de outorgar e renovar concessões, permissões e autorizações para radiodifusão de sons e imagens, uma vez que a validade legal de tais atos depende, em última instância, de deliberação do Congresso Nacional.

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1689Q199595 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Maria Tereza Leme Fleury (1996), um roteiro metodológico que tenha como objetivo o desvendamento da cultura de uma organização deve levar em consideração os seguintes temas:

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1690Q217021 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às características das assessorias de imprensa e suas
estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos
itens.

As assessorias de imprensa devem buscar promover entrevistas coletivas com frequência e regularidade, visto que, ao reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, as coletivas potencializam as chances de produção de notícias por diferentes mídias.

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1691Q266709 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a fontes, tipografia com tipos móveis e tipografia
digital, julgue os itens a seguir.

Fonte, tanto na tipografia com tipos móveis quanto na tipografia digital, consiste em um conjunto de caracteres que se definem pelas curvas de seu desenho (glifos) e por suas propriedades.

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1692Q266826 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

A atualidade, a novidade, a veracidade e o interesse público são características fundamentais do discurso jornalístico.

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1693Q195541 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Para uma abordagem teórico–prática da comunicação, precisamos analisar a interrelação emissão/recepção existente nos processos comunicacionais. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. As sondagens habitualmente praticadas na verificação do consumo de bens culturais não permitem inferir as características da construção de sentido operada na recepção.
II. A veiculação de produtos pelas grandes mídias deve estar atenta à heterogeneidade de públicos que atinge e, portanto, a processos diversos de recepção.
III. O campo da comunicação deve aplicar os métodos, procedimentos e técnicas das ciências sociais ao conhecimento da relação emissão–recepção. IV. O discurso da comunicação deve buscar os fios ideológicos com os quais conduz a inter–relação entre os polos básicos da emissão e da recepção.
V. O discurso da comunicação deve amparar–se em pesquisas de opinião que utilizem técnicas quantitativas de análise.

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1694Q268626 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a fontes, tipografia com tipos móveis e tipografia
digital, julgue os itens a seguir.

A legibilidade pode ser definida como a facilidade e a precisão com as quais o leitor percebe os textos, podendo ser mensurada por meio de testes quanto à velocidade de leitura, compreensão e movimento ocular, entre outros critérios.

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1695Q217696 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

Entre as vantagens das emissoras de TV corporativas, está o fato de conseguirem atingir amplo público interno de maneira simultânea, utilizando-se de modelos de comunicação de massa similares aos adotados pelas emissoras de TV abertas.

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1696Q266907 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das
assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.

No âmbito das assessorias públicas, cujas atividades apresentam especificidades, a produção da notícia deve ignorar a lógica dos valores-notícia predominantes no trabalho dos jornalistas de mercado.

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1697Q217512 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O ambiente da esfera informacional proporcionado pela Internet
apresenta possibilidades técnicas já prontas para apresentação
imediata de conteúdos. A respeito desse assunto, julgue os itens a
seguir.

Templates são modelos de documentos sem conteúdo, mas com apresentações visuais e instruções de como e onde os conteúdos a serem publicados podem ser inseridos e atualizados.

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1698Q217062 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O objetivo da comunicação com stakeholders é divulgar a esses grupos a motivação e os propósitos da organização, apresentando os limites estratégicos do relacionamento estipulados pela administração de marketing para minimizar interferências no desempenho institucional.

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1699Q267244 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à legislação de comunicação vigente no Brasil e aos
princípios éticos da atividade jornalística, julgue os itens seguintes.

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária determina que todo anúncio deve ser criado com senso de responsabilidade social, ou seja, o profissional que o cria não deve acentuar, de forma depreciativa, diferenças sociais causadas por maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que se destina o anúncio.

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1700Q197355 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Em geral existem dois grupos de mercadorias: as mercadorias idéias, constituídas pelos bens intangíveis, e as mercadorias bens, constituídas pelos bens materiais e tangíveis, que dividem os mercados em dois tipos: o mercado simbólico e o mercado material. Esta categorização estabelece hierarquias no processo de Marketing, pelas quais se pode caracterizar os papéis do marketing empresarial e do marketing institucional. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O marketing empresarial prepondera nas organizações com fins lucrativos, nas quais a atividade econômica é dominante; enquanto o marketing institucional é típico das organizações sem fins lucrativos, caracterizados por práticas de divulgação institucional.
II. O marketing empresarial refere-se a ações praticadas no mercado material; já o marketing institucional refere-se às trocas características do mercado simbólico.
III. O marketing empresarial é o lugar por excelência da atuação das organizações sem fins lucrativos, enquanto o marketing institucional prepondera nas organizações com fins lucrativos.
IV. O marketing empresarial é atividade complementar das organizações sem fins lucrativos; enquanto o marketing institucional complementa ações das organizações com fins lucrativos.

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