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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1721Q1007913 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Leia o texto a seguir. “A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade (...) caracterizada pela globalização das atividades econômicas decisivas do ponto de vista estratégico; por sua forma de organização em redes; pela flexibilidade e instabilidade no emprego e a individualização da mão de obra. Por uma cultura de virtualidade real construída a partir de um sistema de mídia onipresente, interligado e altamente diversificado. E pela transformação das bases materiais da vida – o tempo e o espaço – mediante a criação de um espaço de fluxos e de um tempo intemporal como expressões das atividades e elites dominantes.” (CASTELLS, 2000)

A nova forma de sociedade a que se refere o texto acima é denominada pelo autor de:

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1722Q944955 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

A ambiguidade existe quando há várias possibilidades de compreensão de uma mensagem. Quando a ambiguidade prejudica o processo de decodificação, trata-se de um problema de comunicação, o que deve ser evitado. Entretanto, a ambiguidade deve ser avaliada com cuidado. Há casos em que ela se caracteriza como um problema de comunicação, mas, em outros, pode ser um recurso persuasivo e, portanto, um aspecto positivo da mensagem. Na publicidade, por exemplo, a ambiguidade é, geralmente, bem-vinda e constitui um recurso retórico bastante utilizado.
HOFF, T.; GABRIELLI, L. Redação publicitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017 (adaptado).

Com relação ao tema abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso do recurso da ambiguidade na abordagem publicitária pode ser associado ao humor, à comicidade ou à sátira, de acordo com as possibilidades interpretativas proporcionadas.
II. A leitura de duplo sentido em uma mensagem publicitária vai além do texto escrito em si, residindo também na combinação de signos verbais com signos não verbais.
III. A eficácia da mensagem persuasiva é diretamente proporcional à sua acessibilidade aos diversos públicos atingidos, sem importar o fato de se constituírem ou não como targets da mensagem.

É correto o que se afirma em
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1723Q979532 | Comunicação Social, Comunicação Pública na Comunicação Social, Operador de Rádio dos Serviços de Emergência, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com procedimentos e fraseologia adequados para um bom atendimento telefônico, assinale a alternativa em que as dicas de linguagem estão corretas.
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1724Q1045024 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

O Guia de Boas Práticas para atuação de redes sociais do Governo Federal fornece algumas diretrizes para “nortear a atuação das equipes digitais da administração direta e indireta com informações e recomendações para a construção de uma presença digital estruturada, dentro da legislação vigente, além de fornecer orientações sobre como interagir com a população nas diferentes plataformas e canais digitais”.

Sobre essa presença digital, recomenda-se que:
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1725Q1044830 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Segundo Exame, CFC, FGV, 2025

Durante uma reunião com a diretoria de uma empresa cliente, o contador responsável apresentou os impactos financeiros de um novo contrato. Embora os dados estivessem tecnicamente corretos, os gestores demonstraram dúvidas e certa dificuldade em compreender a apresentação.

Nesse cenário, a habilidade profissional que contribuiria para que o contador fosse mais eficaz, de acordo com a NBC PG 100 (R1) - CUMPRIMENTO DO CÓDIGO, DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E DA ESTRUTURA CONCEITUAL, seria
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1726Q967271 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para uma comunidade, deve contemplar a seguinte finalidade:
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1727Q979600 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Betti (2001) a relação do esporte com a mídia é pautada por uma série de fatores e interesses que estabelecem o que ele chama de esporte da mídia, tendo a televisão como a mídia mais importante. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do esporte da mídia apontada por esse autor.
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1728Q996503 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Dentro de uma organização que se estabelece pela organização e método, com hierarquias definidas, com um modelo de gestão que propõe qualidade e assertividade, é preciso manter suas diversas áreas bem definidas para que não haja sobreposição de funções. Leia atentamente as proposições abaixo.

I. Setor de Advocacy: Apresentar as melhores estratégias de Gestão de Pessoas, melhorias contínuas nas metodologias de implementação de políticas de atuação junto ao público interno.

II. Setor de Relações Públicas: Organizar a comunicação mercadológica, estabelecendo normas e precificações, interagindo com os clientes para melhorar os índices do negócio e da marca.

III. Setor de Assessoria de imprensa: Otimizar o relacionamento com às mídias, uniformizar a linguagem das mensagens, evitar contradições entre notas para os meios de comunicação e zelar pela consistência e coerência dos fatos.

Estão corretas as afirmativas:

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1729Q1045008 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Na perspectiva do especialista em gestão de crises, João José Forni, para enfrentar uma crise nas mídias sociais, “há consenso de que é preciso ter um staff treinado e um plano de gerenciamento de crise específico para as redes sociais”. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.

I. As crises em mídias sociais raramente ultrapassam limites locais, por isso estratégias de resposta devem estar focadas apenas nas especificidades dos stakeholders geograficamente próximos.
II. A velocidade e a interatividade das mídias sociais mudaram a forma de fazer comunicação de crise, tornando recomendável que as organizações construam redes de apoiadores e seguidores antes da ocorrência de eventuais crises.
III. As mídias sociais podem ser virais, mas as mensagens que nelas circulam são rapidamente esquecidas e fáceis de controlar, portanto, as ações na internet podem ser deixadas por último no processo de gestão da comunicação de crise.

Está correto o que se afirma em:
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1730Q1042699 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

A partir do composto de comunicação empresarial integrada, proposto por Margarida Kunsch, o autor Paulo Nassar identificou sua aplicabilidade no ambiente digital. No campo da comunicação institucional e suas áreas, ele listou, entre outros:

1. Relações Públicas 2. Jornalismo empresarial 3. Relações com a imprensa 4. Editoração multimídia 5. Responsabilidade histórica 6. Responsabilidade social

Correlacione-as com as ações a seguir:

( ) Vitrine virtual para memória institucional; ( ) Agência de notícias online; ( ) Infoclippings e monitoramento de imagem com a imprensa; ( ) Posicionamento no espaço virtual da organização perante os diferentes públicos, mercados e a sociedade; ( ) Vitrine virtual para programas e ações sociais; ( ) Webdesign.

Assinale a opção que apresenta a correlação correta, na ordem apresentada.
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1731Q1045011 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A Associação Brasileira de Comunicação Pública estabeleceu doze premissas intituladas “Princípios da Comunicação Pública”, fundamentadas no entendimento de que a comunicação pública “assume a perspectiva cidadã ao tratar de temas de interesse coletivo”.

Considerando essas premissas, assinale a opção que não corresponde a um dos princípios da Comunicação Pública.
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1732Q967558 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação Social, CONAB, IADES

No que se refere às mídias globais e locais, considerando a mídia Ninja, assinale a alternativa correta.
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1733Q980229 | Comunicação Social, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Vivemos em um mundo de comunicações, cada vez mais rápidas e em maior intensidade. A comunicação interpessoal ocorre entre:
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1734Q1045006 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Para a cientista política Elisabeth Noelle-Neuman, as pessoas tendem a esconder opiniões contrárias à ideologia majoritária, o que dificulta a mudança de hábitos e ajuda a manter o status quo. Essa percepção poderia explicar, por exemplo, o fato de os candidatos que estão à frente nas pesquisas eleitorais receberem ainda mais votos graças à percepção popular de que eles devem ter a preferência da maioria e provavelmente serão eleitos.

Na Teoria da Comunicação, essa hipótese é conhecida como
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1735Q958163 | Comunicação Social, Estratégias de Marketing na Comunicação Social, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre a comunicação social no trânsito considerando estratégias eficientes para atingir diferentes públicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Jogos e aplicativos educativos que simulam situações de trânsito podem ser ferramentas poderosas para ensinar jovens sobre comportamentos seguros. A gamificação engaja e facilita a assimilação de informações de forma divertida e educativa.
II. O uso de redes sociais e plataformas digitais, como Instagram, TikTok e YouTube, com postagens no formato de vídeos curtos, memes, desafios e conteúdos interativos são igualmente eficazes para promover a educação no trânsito em todas as faixas etárias.
III. Campanhas que enfatizem o uso seguro do transporte público, o respeito a idosos como pedestres e a criação de mais infraestrutura acessível (como rampas e sinalização clara) também são importantes para garantir a inclusão e a segurança dos idosos no trânsito.

Está correto o que se afirma em
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1736Q1025849 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando as teorias da comunicação, julgue o item.

A indústria cultural expressa a concepção de que as mídias de massa (que, à época em que surgiu a teoria, eram o rádio, o cinema e as revistas impressas) não formam um sistema econômico e social integrado, pois geram produtos estandartizados e de baixa qualidade cultural para o consumo das massas.

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1737Q1045001 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A transparência governamental é a base para a comunicação pública. Nesse contexto, a Lei de Acesso à Informação (LAI) desempenha um papel central, ao estabelecer o conjunto mínimo de informações que todos os órgãos e entidades devem obrigatoriamente disponibilizar em seus sites oficiais.

Algumas dessas informações estão corretamente listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
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1738Q1003030 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Ao explorar a Comunicação Integrada de Marketing a e Construção de Marcas, considere a seguinte situação:

Uma empresa de bebidas está planejando uma campanha publicitária abrangente para promover seu novo produto, um refrigerante sabor kiwi, sem açúcar. A equipe de marketing decidiu utilizar o conceito de storytelling como parte fundamental da estratégia. Desejam contar a história da marca e do produto de maneira envolvente, integrando-a em todos os pontos de contato com o cliente, desde anúncios impressos até interações nas redes sociais.

Diante desse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve a função do storytelling nessa campanha.
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1739Q1045021 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A análise de postagens em redes sociais digitais tem sido utilizada por organizações e pesquisadores para compreender sentimentos e emoções expressas pelos usuários em torno de algum tópico de interesse.
Sobre a análise de sentimentos, avalie as afirmativas a seguir.

I. A análise de sentimentos é fundamental para a gestão de crises, pois durante eventos negativos o monitoramento de sentimentos facilita respostas rápidas e direcionadas, podendo minimizar danos à imagem da instituição.
II. A análise de sentimentos é aplicada às interações em texto, pois, apesar dos desenvolvimentos tecnológicos e do uso de inteligência artificial, não pode ser aplicada a dados multimodais, como voz e imagem.
III. A análise de sentimentos é pouco utilizada na área de marketing, devido aos desafios éticos ligados à privacidade dos dados dos perfis dos usuários pesquisados e ao viés do algoritmo no uso de inteligência artificial.

Está correto o que se afirma em:
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1740Q944962 | Comunicação Social, Recursos Linguísticos, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

Como a linguagem se caracteriza pelo movimento, qualquer aproximação a ela não pode propor apenas a descrição dos fatos linguísticos, devendo levar em conta, também, a explicação crítica desses fatos, incluindo-se aí os processos de produção social das normas e dos usos linguísticos, inter-relacionados com as necessidades sociais.
O ponto central da abordagem das questões de linguagem não é, portanto, a produção individual que se manifesta nos atos de fala, mas, sim, o processo de produção do sistema de regras e convenções que preside essa produção individual, ou seja, a natureza histórico-social desse processo.
BACCEGA, M. A. Comunicação e linguagem: discursos e ciência. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O modo como as mensagens e frases de uma língua são produzidas e interpretadas refletem no sentido que elas têm no nível do enunciador e do enunciatário.
II. A palavra carrega três determinações: ela procede de alguém, dirige-se a alguém e procura persuadir; é na publicidade e propaganda que a persuasão está presente, estando ausente no ato de fala cotidiano.
III. A identificação das motivações, das intencionalidades, dos interesses, das necessidades e dos condicionantes sociais é importante para conhecer determinado segmento econômico, do qual fazem parte os interlocutores.
IV. Todos os fenômenos culturais, que são o resultado do trabalho e do desenvolvimento histórico-social da sociedade em um dado momento, apresentam-se como sistema de signos, como fenômenos de comunicação, cada um deles com sua especificidade.

É correto apenas o que se afirma em
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