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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1761Q1028192 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Recentemente, o professor Wilson Bueno publicou, em seu LinkedIn, um artigo intitulado “Organizações democráticas não têm medo da Rádio Peão. Mas as chefias autoritárias fogem dela como o diabo da cruz!”.

Em um dos trechos, o autor afirma que “A Rádio Peão não é tão feia como a pintam e, o que é mais significativo, ela faz parte do processo de comunicação de qualquer organização. Ela é democrática porque frequenta organizações de qualquer porte e tem a capacidade de arrebanhar ouvintes atentos em qualquer lugar do País ou do exterior (ou você pensa que só as organizações brasileiras têm a sua companhia?)”.

Sobre a chamada “Rádio Peão”, é correto afirmar que:

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1762Q1028196 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Ao definir o campo da comunicação pública, Jorge Duarte propõe quatro eixos centrais, que indicam pré-requisitos para a ação dos agentes e instituições que lidam com a comunicação de interesse público, a saber: transparência, acesso, interação e ouvidoria social.

Sobre o último, é correto afirmar que:

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1763Q967563 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação Social, CONAB, IADES

Quanto à estrutura da notícia, assinale a alternativa correta.
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1764Q967565 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, CONAB, IADES

Considerando o contexto relativo a mídias locais, assinale a alternativa correta.
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1765Q1051148 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Sobre a importância da mídia tradicional na atualidade, leia o texto a seguir:
Apesar da efervescência das redes sociais e das informações e opiniões dos portais de jornalismo, muitos assessores e assessorados ainda apostam em veículos tradicionais. Pode ___________. A chamada mídia dominante fornece conteúdo ___________ para outras plataformas, é clipada, alcança certo grupo de clientes, autoridades, dirigentes, fornece certa _______________ pois o critério de seleção do conteúdo é mais __________. Mas é preciso atenção ao fato de que o acesso à informação tem cada vez mais um ingrediente de aleatoriedade entre consumidores e cidadãos que reclamam e mostram as mazelas de produtos e na prestação de serviços; é preciso ir muito além. Sentar para ler um jornal, ver um noticiário de TV, comprar uma revista em banca são rotinas __________________ do que abrir as redes sociais digitais para saber o que os amigos postaram ou o (a) ___________ selecionou para a timeline.
(DUARTE et al, 2018, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.
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1766Q1035029 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário dos negócios e seus impactos no marketing. Correlacione cada uma das eras a seguir com seu principal foco
1. Marketing 1.0; 2. Marketing 2.0; 3. Marketing 3.0; 4. Marketing 4.0; 5. Marketing 5.0; 6. Marketing 6.0.
( ) Aposta no metamarketing, uma abordagem do marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva aos clientes;

( ) Ações baseadas nos produtos, relativamente básicos, produzidos em escala visando a redução de preço, para atender à sociedade de massa;

( ) Ações focadas na sustentabilidade, pois os consumidores são vistos como seres mais culturais, colaborativos e voltados para o espírito;

( ) Ações orientadas para o cliente, pois na Era da Informação é preciso segmentar o mercado e buscar abordagens capazes de emocionar para cada segmento;

( ) Propõe que as tecnologias devem servir para o bem da humanidade e que a Inteligência Artificial pode auxiliar os profissionais de marketing na relação direta com o cliente;

( ) Marca a passagem do marketing tradicional para o digital e defende uma abordagem onicanal para as ações de marketing, pois há fosso digital entre os que têm acesso à internet e os que não têm.

A correspondência correta, na ordem dada, é:
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1767Q1045014 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

O Manual de Redação da Presidência da República em sua 3ª edição, revista, atualizada e ampliada, prevê que, nas comunicações oficiais, o vocativo “Excelentíssimo Senhor” e o cargo respectivo, seguido de vírgula, seja usado para:
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1768Q1045020 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A respeito das redes sociais digitais, relacione cada tipo de rede social, de acordo com sua função primária, ao exemplo correspondente listado a seguir.
Tipos de redes sociais:

1. Redes sociais de comunicação: voltadas para agilizar e facilitar a troca de mensagens em tempo real.
2. Redes sociais de recomendações: plataformas de compartilhamento de indicações e descobertas de conteúdos, sobretudo visuais.
3. Redes sociais de microblogging: com serviços de posts curtos são, muitas vezes, similares a um diário pessoal.
4. Redes sociais profissionais: dedicadas à oferta, à busca de oportunidades de trabalho e ao compartilhamento de conhecimento.
5. Redes sociais baseadas em mídia: voltadas para streaming multimídia e interação entre usuários e criadores de conteúdo.
6. Redes sociais de comunidades: tem como foco a criação de comunidades e a participação coletiva.

Exemplos:
( ) LinkedIn
( ) Youtube
( ) Reddit
( ) X (antigo Twitter)
( ) Pinterest
( ) Whatsapp

A sequência correta, segundo a ordem apresentada, é:
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1769Q1045022 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A linguagem inclusiva busca reverter uma situação de discriminação e ocultação de grupos socialmente minorizados nas formas de comunicação.

Sobre o seu uso, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aconselha
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1770Q1036841 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Em uma organização, os gestores desejam saber os resultados e as receitas obtidos com investimentos em comunicação. Depois de implementar o plano de comunicação, o comunicador precisa avaliar o impacto no público-alvo.
A eficácia do mix de comunicação pode ser mensurada mediante a
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1771Q1007918 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Observe as manchetes abaixo, encontradas no ambiente on-line.

• “Dez coisas que a maioria dos médicos não conta sobre dieta”

• “O segredo para ganhar na loteria!”

• “Ele fez R$ 10 mil reais em uma semana! Saiba também como conseguir!”

• “Pare tudo o que você está fazendo! Notícia urgente no time X de futebol!”

O recurso de utilizar títulos chamativos para gerar mais audiência no conteúdo, que costuma ser sensacionalista e enganoso, é chamado:

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1772Q967568 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Comunicação Social, CONAB, IADES

A respeito da segmentação de audiência, assinale a alternativa correta.
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1773Q1041371 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, referente à comunicação pública.

A partir do efeito pretendido e do público a ser atingido, é possível classificar os instrumentos de comunicação institucionalizados em três tipos: medianos, superficiais e indiretos.

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1774Q1045000 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

De acordo com ABNT NBR 17225, que trata da acessibilidade em conteúdo e aplicações web, “imagens facilitam a compreensão e tornam o conteúdo mais amigável ao transmitir informações de forma visual”.

Mas, para garantir a integral acessibilidade comunicacional, as imagens
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1775Q993385 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

São considerados gêneros jornalísticos opinativos:
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1776Q974982 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A Comunicação Pública do Poder Judiciário tem características distintas de outras instituições do Estado. O princípio que distingue radicalmente a circulação da informação jurídica em relação à circulação da informação nos meios de Comunicação é o princípio do(a):
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1777Q1017998 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente a agenda setting, gatekeeping, newsmaking e espiral do silêncio.
A teoria da espiral do silêncio, formulada por Elisabeth Noelle-Neumann, parte da premissa de que a opinião pública é formada livremente pelos indivíduos e reforçada pelos meios de comunicação, que atuam de forma neutra, sem exercer influência significativa no processo de conformação das ideias sociais.

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1778Q1042697 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Para Bueno (2015), “o clipping, como unidade isolada, não agrega valor ao trabalho de relacionamento com a mídia, porque ele só gera conhecimento quando comparado, enquanto produto, ao processo global que lhe deu origem”. Nesse contexto, o autor propõe duas formas básicas de realizar esse trabalho: (1) a análise tópica de um esforço de divulgação, e (2) a auditoria de imagem propriamente dita.
Sobre o segundo, é correto afirmar que
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1779Q1052709 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A convergência de mídias é uma dinâmica que redefine as relações entre mídia, cultura e sociedade no contexto contemporâneo. Considere que um grande portal de notícias enfrenta o desafio de produzir e distribuir conteúdos em múltiplos canais, buscando alcançar diferentes segmentos do público. Os jornalistas se questionam sobre como criar narrativas que incentivem a participação ativa dos leitores, indo além da simples republicação do mesmo material em várias plataformas. Nesse contexto, a equipe de redação precisa definir estratégias que considerem a convergência de mídias, conforme discutida na teoria de Henry Jenkins, para potencializar tanto a experiência do público quanto a relevância das pautas. Diante dessa situação, qual abordagem se alinha adequadamente aos princípios da convergência de mídias, considerando as transformações culturais e práticas participativas?
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1780Q1052711 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A expressão “comunicação pública” tem sido cada vez mais discutida no contexto contemporâneo, pois diz respeito à forma como informações de interesse comum circulam entre governos, sociedade, mercado e demais atores sociais. Em contraste com estratégias de marketing ou propaganda, a comunicação pública busca servir ao coletivo, favorecendo a transparência, a participação cidadã e a responsabilização. No entanto, seus limites e propósitos nem sempre são claros, gerando interpretações distintas sobre como efetivamente colocá-la em prática. Com base nisso, melhor reflete o propósito central e implicações práticas da comunicação pública:
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