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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1781Q1052711 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A expressão “comunicação pública” tem sido cada vez mais discutida no contexto contemporâneo, pois diz respeito à forma como informações de interesse comum circulam entre governos, sociedade, mercado e demais atores sociais. Em contraste com estratégias de marketing ou propaganda, a comunicação pública busca servir ao coletivo, favorecendo a transparência, a participação cidadã e a responsabilização. No entanto, seus limites e propósitos nem sempre são claros, gerando interpretações distintas sobre como efetivamente colocá-la em prática. Com base nisso, melhor reflete o propósito central e implicações práticas da comunicação pública:
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1782Q1052712 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A noção de “convergência de mídias”, formulada por Henry Jenkins, envolve muito mais do que a fusão de tecnologias. Refere-se a um cenário contemporâneo em que diferentes meios de comunicação, práticas culturais e tecnologias se entrelaçam, transformando a forma como as pessoas produzem, consomem e interagem com conteúdos. Para o jornalismo, essa convergência traz desafios e oportunidades, pois exige narrativas articuladas, participação ativa do público e capacidade de pensar diferentes linguagens e suportes. Com base no conceito de convergência de mídias, assinale a alternativa que reflete os elementos fundamentais desse fenômeno.
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1783Q1007914 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

A campanha comemorativa dos 70 anos da Volkswagen do Brasil, intitulada "VW Brasil 70: o novo veio de novo", atraiu queixas de consumidores no Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – e forte repercussão na imprensa e redes sociais, com posições contrárias e favoráveis, ao se utilizar de recursos de inteligência artificial (IA) generativa híbrida para recriar a figura da cantora Elis Regina, já falecida, cantando a música "Como nossos pais" junto com sua filha, Maria Rita.

Em agosto de 2023, a decisão do órgão foi:

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1784Q1049134 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) publicou uma resolução em 2019, que altera as regras relacionadas às denúncias de campanhas feitas em sua área de reclamações.

Leia as afirmativas abaixo sobre o assunto.

I. Pela regra vigente, para fazer a reclamação de qualquer ação publicitária ou comercial junto à entidade, o consumidor precisa preencher um formulário com a identificação de seu nome e dados pessoais.

II. Antes da mudança as informações do denunciante eram anexadas ao processo e ficavam disponíveis às partes envolvidas no caso. Assim, as marcas e agências que eram alvo de denúncias tinham conhecimento da identidade de quem as fez.

III. Com a nova resolução os denunciantes seguem sem precisar fornecer seus dados, podendo fazer anonimamente uma reclamação no site do Conar.

IV. Com a nova resolução o acesso aos dados do denunciante sofre alterações. Para fazer uma reclamação no site do Conar, continua sendo necessário o fornecimento de dados pessoais. Essas informações, porém, não serão mais anexadas ao processo e serão mantidas, sob sigilo, apenas nos registros da entidade.

V. A nova resolução visa adequar as diretrizes da entidade de acordo com a nova Lei de Proteção de Dados. O Conselho também destaca que a proteção aos dados do denunciante visa dar mais liberdade e segurança para o processo de reclamação.

Estão corretas as afirmativas:

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1785Q978552 | Comunicação Social, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

Com relação à comunicação organizacional eficaz, assinale a alternativa que NÃO representa uma barreira comum no ambiente empresarial:
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1786Q1017988 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, a respeito da organização de entrevistas coletivas.

O local de uma coletiva deve ser de fácil acesso e devidamente preparado em função das exigências técnicas dos diferentes veículos de comunicação.

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1787Q1020564 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Como gênero textual, não são características comuns no anúncio publicitário ________ .

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

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1789Q975006 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Para a realização de um documentário em vídeo, a título de trabalho de conclusão de disciplina do terceiro ano do ensino médio, um aluno utilizou softwares específicos para edição. Para tanto, ele utilizou como programas de edição de fotografias, vídeo e áudio, respectivamente:
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1790Q1012653 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

Maior alcance de comunicação e informação e mais diálogo e participação cidadã são premissas que orientam a discussão sobre comunicação pública, hoje direcionada ao interesse do público e ao atendimento ao cidadão.

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1791Q1020591 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

A interatividade é uma necessidade para se atingir mais consumidores exigentes e ávidos por novidades no mercado. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
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1792Q1042698 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

As pesquisas de marketing podem ter diversas classificações de acordo com as variáveis escolhidas. MATTAR (2013) nos apresenta algumas possibilidades de classificação:

1. Pesquisas qualitativas e pesquisas quantitativas; 2. Pesquisas descritivas e pesquisas explicativas; 3. Pesquisa exploratória e pesquisa conclusiva; 4. Pesquisa por comunicação e pesquisa por observação; 5. Estudos de casos, estudos de campo e levantamentos amostrais; 6. Pesquisas ocasionais e pesquisas evolutivas.

Cada uma delas diferenciam suas variáveis quanto

( ) à dimensão da pesquisa no tempo. ( ) ao escopo da pesquisa em termos de amplitude e profundidade. ( ) à natureza do relacionamento entre as variáveis estudadas. ( ) à natureza das variáveis pesquisadas. ( ) ao objetivo e ao grau em que o problema de pesquisa está cristalizado. ( ) à forma utilizada para a coleta de dados primários.

Assinale a opção que apresenta a correlação correta, na ordem apresentada.
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1793Q1045015 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

De acordo com a 3ª edição, revista, atualizada e ampliada do Manual de Redação da Presidência da República, ao utilizar o correio eletrônico (e-mail), para fins de comunicação oficial,
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1794Q1054745 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao
direito fundamental à informação de relevante interesse público
e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito
e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso
com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando
esse dispositivo, julgue os próximos itens.

É dever do jornalista divulgar todas as informações que contribuam para o desenvolvimento social e para a democracia.
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1795Q1036833 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Pesquisas de mercado revelam que vários fatores influem no desempenho mercadológico do que é produzido e consumido. Alguns desses fatores estão diretamente ligados ao que a empresa está habilitada a produzir, enquanto outros dependem das qualidades específicas do produto, mas não é possível esquecer que os mercados são compostos de consumidores que estariam dispostos ou relutantes a adquirir o que lhes é oferecido.
NEIVA, Eduardo. Dicionário Houaiss de comunicação e multimídia. São Paulo: Publifolha, 2013.

Dessa forma, um dos elementos de sucesso ou fracasso mercadológico deriva da reputação de uma determinada marca, que tem um valor de mercado, ou seja, um valor patrimonial que recebe o nome de
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1796Q1052708 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Os debates a respeito da definição do objeto de estudo em comunicação frequentemente oscilam entre duas posturas extremas: de um lado, a visão que reduz o fenômeno comunicacional a determinados equipamentos ou meios; de outro, a ideia de que praticamente tudo seria comunicação, diluindo seu significado em excesso de abrangência. Ao mesmo tempo, existe uma perspectiva que valoriza os processos e as relações simbólicas entre indivíduos, vendo a comunicação como algo que atravessa toda a vida social, mas sem cair no “tudo é comunicação”. Nesse contexto, surgem questionamentos sobre como melhor delimitar o fenômeno, de modo que ele não seja nem encarado apenas como ferramenta tecnológica ou atividade profissional, nem como um conceito tão amplo que perca seu poder explicativo. A respeito da maneira de conceituar o objeto da comunicação, assinale a alternativa que melhor sintetiza uma visão que evite tanto a simplificação quanto a generalização excessiva.
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1797Q1025858 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito da comunicação organizacional, julgue o item.

A comunicação pública tira a centralidade do processo de comunicação no cidadão, o que viabiliza um processo de participação da sociedade na gestão do poder público, a partir da fiscalização e da contribuição com feedbacks sobre as ações propostas, em prol da coletividade.

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1798Q1063000 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Muitos acabam por confundir pesquisa de mercado com a simples aplicação de questionários junto ao público que compõe o nicho de atuação da empresa. Suponha agora que a assessoria de comunicação integrada na qual você trabalha precisa conhecer e monitorar o mercado consumidor. A pesquisa de mercado tem, dentre outros, o objetivo de, avaliar ações de marketing e satisfação dos consumidores, bem como testar produtos e estratégias.

Com o propósito de avaliar a eficiência da comunicação e percepção da qualidade do produto, temos:
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1799Q1036399 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

O professor Everardo Rocha, ao estudar o consumo nas mais diversas instâncias, procura classificá-lo em quatro perspectivas:
1. hedonista 2. moralista 3. naturalista 4. utilitária
De acordo com cada uma delas, o conceito pode ser assim entendido
( ) Característico do espírito humano, o consumo, de acordo com essa perspectiva, é visto como biologicamente necessário e universalmente experimentado.
( ) Com grande carga apocalíptica, essa perspectiva considera o consumo o responsável pelas mazelas sociais e que, portanto, deve ser alvo de severas críticas.
( ) Predominante no marketing, as pesquisas, sob essa perspectiva de consumo, buscam identificar os comportamentos dos consumidores para melhor atendê-los e vender mais.
( ) Característica do discurso publicitário e considerada a mais famosa ideologia aplicada ao consumo, essa perspectiva baseia-se na ideia de que o ato de consumir traz felicidade.
As características citadas correspondem, respectivamente, às perspectivas
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1800Q959650 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Área 2, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o seguinte item, relativo a processamento digital de sinais.

Se um sistema linear e invariante no tempo for excitado por uma função exponencial complexa, então, na saída, a resposta será essa função exponencial multiplicada por um escalar.

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