Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q154620 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

O plano de mídia tem três fundamentos: objetivo de mídia, estratégia de mídia e tática de mídia. Sobre isso, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q109441 | Comunicação Social, Teorias de Comunicação, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q27305 | Comunicação Social, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Na redação de um texto legislativo, é correto escrever:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q217345 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O ambiente da esfera informacional proporcionado pela Internet
apresenta possibilidades técnicas já prontas para apresentação
imediata de conteúdos. A respeito desse assunto, julgue os itens a
seguir.

Ferramentas gratuitas disponíveis na Web permitem recortar trechos de um vídeo e adicionar-lhe trilhas sonoras, legendas e efeitos visuais básicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q105068 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

( ) O grau de previsibilidade de uma mensagem pode ser caracterizado como Redundância.
( ) Uma figura de retórica que acontece quando se estende um significado a outro significante, comparando-os implicitamente entre si define uma Metonímia.
( ) Quando se substitui um signo por outro com o fim de provocar transferências associativas de uma realidade a outra se estabelece uma Metáfora. Utiliza-se, assim, o signo pela coisa significada, designando-se uma coisa com o nome de outra.
( ) Opor dois signos ou grupos de signos entre si, de modo a realçar ou fortalecer um deles, caracteriza uma Antítese.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q24473 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

A radiodifusão brasileira está composta, quanto à natureza dos serviços prestados, por sistemas privado, público, estatal e comunitário. Os seguintes enunciados se referem a esses sistemas. Assinale o enunciado correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q681800 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

As estratégias de comunicação que optam por uma estética caseira, ou mesmo precária, baseada na ideia de storytelling, estão fazendo essas escolhas em virtude de quê?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q686939 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Torquato (2015), a comunicação organizacional abarca uma abordagem disciplinar que envolve três grandes dimensões: a comportamental, a social e a cibernética. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q233365 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Estratégias para gerar vendas afetam a definição do mix de comunicação e a abordagem ao consumidor. Entre elas, podem ser citadas duas estratégias como as mais utilizadas pelas empresas: push (pressão) e pull (atração). O emprego da estratégia pull é adequado quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q24474 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Desde os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, trava-se no Brasil um debate político em torno da questão da Regulamentação da comunicação social. Os enunciados a seguir referem-se a esse debate. Assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q237605 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) reconhece que o testemunhal é uma técnica capaz de conferir maior força de comunicação, persuasão e credibilidade à mensagem publicitária e, por isso, apresenta um anexo referente a essa prática publicitária. A respeito do uso de testemunhais, atestados e endossos em anúncios, é INCORRETO afirmar que o(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q27308 | Comunicação Social, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Das duas formas consagradas de escrever um artigo de opinião, segundo Squarisi e Salvador, o modelo mais usado consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q195012 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o conceito de stakeholder, podemos afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q108430 | Comunicação Social, História da Imprensa, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

A história das empresas Globo de comunicação, um conglomerado que, já em 1992, somava mais de 100 empresas e empregava cerca de 20 mil funcionários, começa bem antes da Rede Globo de Televisão. O Jornal O Globo, solidamente instalado no Rio de Janeiro, existe desde 1925 e em 1994 é inaugurada a Rádio Globo. Também as organizações Globo estão ligadas à primeira transmissão de televisão realizada no Brasil, em 1939. Em 24 de julho de 1962, o empresário Roberto Marinho, que já possuía duas concessões de canais de televisão (Rio de Janeiro e Brasília), assina um contrato operacional com um grupo americano. Esse acordo ficou conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q238075 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

As ações em mídias sociais multiplicam-se em todos os campos empresariais com grande velocidade. Com relação aos motivos que levam os profissionais de comunicação a expor sua empresa e/ou produto nessas redes de compartilhamento de informações, analise as ações abaixo.

I Encontrar novos nichos de mercado e de consumidores.
II Falar com um público altamente segmentado.
III Monitorar as opiniões sobre seus produtos/serviços.
IV Observar as ações dos seus concorrentes.

Estão corretos os motivos explicitados em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q105526 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) As tecnologias contemporâneas fizeram despertar renovado interesse por Marshall McLuhan, um teórico canadense que se dedicou ao estudo do canal e do código.
( ) Em sua teoria, um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em alta definição, permitindo menor participação que um meio frio.
( ) O rádio e o cinema são exemplos de meios quentes.
( ) McLuhan é autor do conceito de que "o meio é a mensagem". Na perspectiva do autor, toda tecnologia cria imediatamente um ambiente humano totalmente novo. Os ambientes são envoltórios passivos imersos em processos ativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q106949 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito de folkcomunicação, avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) O pesquisador brasileiro Luiz Beltrão desenvolveu o conceito de folkcomunicação, que hoje integra o universo das Ciências da Comunicação.

( ) A folkcomunicação estuda o folclore como um dos grandes canais de
comunicação coletiva.

( ) O conceito original de folkcomunicação está ligado à luta de classes e trata da contestação à cultura dominante. Os estudos iniciais de folkcomunicação já mostravam que grupos sociais, como os artesãos, mesmo involuntariamente, são capazes de criar peças de arte com características críticas ao poder estabelecido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q156626 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Os QR Code estão se tornando frequentes em várias ações dos usuários de computador. São códigos de barra bidimensionais que podem ser escaneados pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica. Eles servem, por exemplo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q156410 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Perseu Abramo escreveu um ensaio (Padrões de Manipulação na Grande Imprensa) que trata das causas que impedem a imprensa de ser objetiva. Para ele,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q156686 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

As comunicações, atualmente, dependem da existência de satélites geoestacionários. A respeito desses satélites, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.