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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1801Q981462 | Comunicação Social, Tecnologista Pleno, INSA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
No que se refere a marketing da informação e aspectos relacionados a esse assunto, julgue os próximos itens.
O uso de dados de usuários por empresas de alta tecnologia, aliado a algoritmos, acaba gerando o que alguns estudiosos definem como “filtro-bolha”, por meio do qual há reforço do mesmo conteúdo repetidamente.
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1802Q976643 | Comunicação Social, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

A comunicação institucional eficaz pressupõe não apenas clareza e precisão informacional, mas também congruência entre linguagem verbal e não verbal, bem como sintonia com o contexto organizacional. Dessa forma, uma prática comunicacional adequada no serviço público é a:
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1803Q1045025 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Para que os conteúdos veiculados na Internet sejam mais acessíveis, deve-se
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1804Q1007910 | Comunicação Social, Principais Teorias e Autores, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

“Novas sementes começaram a brotar no campo das mídias com o surgimento de equipamentos e dispositivos que possibilitaram o aparecimento de uma cultura do disponível e do transitório: fotocopiadoras, videocassetes e aparelhos para gravação de vídeos, equipamentos do tipo walkman e walkie-talkie, acompanhados de uma remarcável indústria de videoclips e videogames, juntamente com a expansiva indústria de filmes em vídeo para serem alugados nas videolocadoras, tudo isso culminando no surgimento da TV a cabo.” (SANTAELLA, 2003)

A era descrita acima é chamada pela autora de cultura:

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1805Q1049135 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Em abril de 2008, o Conar publicou regras para a propaganda de bebidas alcoólicas. Com as mudanças, as peças publicitárias passam a seguir algumas novas normas. Acerca do assunto, assinale a alternativa incorreta.
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1806Q967269 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:
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1807Q967569 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Comunicação Social, CONAB, IADES

No que se refere às novas tecnologias em rádio, assinale a alternativa correta.
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1808Q974994 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O enfoque pretendido, as fontes essenciais e um roteiro com perguntas são alguns elementos constantes em pautas. O planejamento facilita a apuração jornalística e ajuda a organizar o que a reportagem quer demonstrar. Contudo, o repórter deve observar que a pauta NÃO:
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1809Q1012651 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

O engajamento de diversos setores da sociedade no debate público, o surgimento de emissoras públicas e de conselhos populares, a criação de ouvidorias e fóruns de discussão, assim como a popularização de debates via redes sociais, ampliaram o conceito de comunicação pública.

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1810Q1012656 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

A comunicação pública deve atender ao interesse particular das pessoas, sendo, portanto, um instrumento das vontades individuais e únicas de cada cidadão.

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1811Q962544 | Comunicação Social, Especialidade Inspetor de Polícia Judicial, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um importante veículo de imprensa publicou, em 01 de fevereiro de 2024, uma matéria em sua conta no Instagram na qual atacou a imagem de uma autarquia federal, por conta dos números de uma pesquisa, na gestão de verbas públicas destinadas à promoção de políticas públicas voltadas à saúde. Um usuário, utilizando-se de seu perfil na aludida rede social, no dia 05 de fevereiro do mesmo ano, igualmente fez ataques diretos à honra da autarquia, através de comentários na mencionada matéria antes postada. A Advocacia-Geral da União ingressou em juízo, demandando o referido veículo de imprensa e o usuário, a fim de buscar o direito de resposta.

À luz da sistemática da Lei nº 13.188/2015, é correto dizer que:
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1812Q1012224 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito a ética e legislação em comunicação social, julgue o item a seguir.

Prescinde-se do consentimento para divulgar imagens de indivíduos se a informação for de interesse público, pois o interesse público sempre se sobrepõe à privacidade.

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1813Q1009153 | Comunicação Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A Instrução Normativa nº 004/2021-GAB/DPERO, seguindo os princípios éticos da comunicação, organiza e define as atribuições e estabelece os procedimentos operacionais relativos à área da Comunicação Institucional no âmbito da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Segundo o documento, a elaboração de matérias, campanhas e peças de comunicação deve seguir as seguintes diretrizes, a exceção de uma. Assinale-a.
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1814Q1000462 | Comunicação Social, Planejamento Estratégico de Comunicação, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Uma organização deve alinhar recursos, pessoas e ideias para atingir seus objetivos. São esforços integrados que devem sustentar o propósito da organização. Para tanto, são necessários a identificação da realidade organizacional, o levantamento de informações, a construção de diagnóstico, a análise dos públicos, a definição de objetivos, a adoção de estratégias, a definição das ações de comunicação, a definição de recursos, a fixação de mecanismos de controle, a execução e, por fim, a avaliação de resultados. O enunciado acima define fases que são complementares e interdependentes.
Assinale a alternativa que apresenta essas fases.
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1815Q1045019 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Henry Jenkins aperfeiçoou o conceito de transmídia em seu livro Cultura da Convergência, sustentando que:

I. uma história transmidiática se desenrola mediante múltiplos suportes midiáticos, com cada novo texto contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo;
II. a forma ideal de narrativa transmidiática concebe que cada meio faz o que faz de melhor, de modo que uma história possa ser introduzida num filme, expandida pela televisão, veiculada em romances e quadrinhos, por exemplo;
III. cada acesso à história transmidiática é interdependente, logo, para entender e gostar de um game, por exemplo, é imprescindível ter lido o livro e assistido ao filme que a ele deram origem.

É correto o que se afirma em:
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1816Q1036834 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

No passado, os consumidores ouviam com atenção a transmissão de conteúdos pela mídia tradicional, inclusive a publicidade. Eles simplesmente não tinham escolha. A mídia social mudou isso. Agora, os consumidores têm à disposição um grande volume de conteúdo gerado por outros usuários, o qual eles consideram mais confiável e bem mais atraente do que aquele oferecido pela mídia tradicional.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Para atrair a atenção e o engajamento do público, as empresas investem cada vez mais no marketing de conteúdo em suas redes sociais.
Caracteriza-se marketing de conteúdo quando há o uso de
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1817Q1049149 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa correta, sobre a definição do porta-voz de uma organização.
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1818Q944958 | Comunicação Social, Composto de Marketing em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

Mesmo as empresas mais dominantes podem ser vulneráveis às forças em frequente turbulência e mutação no ambiente de marketing. Algumas dessas forças são imprevisíveis e incontroláveis. Outras podem ser previstas e controladas por meio de uma boa gestão. Empresas que entendem seus ambientes e se adaptam a eles com maestria podem prosperar. Aquelas que não o fazem podem enfrentar tempos difíceis.
KOTLER, P.; ARMSTRONG G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson, 2015 (adaptado).

Com base no texto apresentado e nos conceitos de micro e macroambiente de marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. Os tópicos que constituem forças incontroláveis estão presentes no macroambiente da empresa.
II. As variáveis controláveis de uma empresa compreendem os 4 p’s: preço, praça, promoção e produto.
III. O microambiente engloba alguns tópicos que podem constituir uma ameaça para a empresa, como, por exemplo, os ambientes político-legal e tecnológico.

É correto o que se afirma em
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1819Q1002057 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, reformulado conforme Resolução CONFERP 02/85, de 06/11/85, é correto afirmar que

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1820Q1025866 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao trabalho de relações públicas emarketing.

O marketing institucional foca o comportamento dos públicos, podendo, por exemplo, ajudar a transformar uma percepção negativa sobre a marca em uma visão mais favorável.

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