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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1821Q1028195 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Ao defender que as organizações adotem uma filosofia da comunicação integrada e a não fragmentação dessa comunicação, Margarida Kunsch propõe um mix da comunicação organizacional, no qual as Relações Públicas, o Jornalismo Empresarial e o Marketing Social estão inseridos na comunicação:
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1822Q1028197 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

A Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527/2011, é um importante passo rumo à transparência e à eficácia da comunicação de interesse público, na medida em que:
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1823Q967272 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Pode-se afirmar que, cada vez mais, os executivos começam a perceber a comunicação como uma estratégia capaz de agregar valor à organização. Nesta perspectiva, ganha ênfase a noção de grupos estratégicos, definidos como sendo aqueles que:
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1824Q967274 | Comunicação Social, Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária estabelece, em seu artigo 9º, que a atividade publicitária “será sempre ostensiva, com indicação clara da marca, da firma ou da entidade patrocinadora”.

O parágrafo único deste artigo, porém, excetua do preceito acima:
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1825Q1036411 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Feature pode ser visto como um gênero jornalístico que supera o caráter factual das notícias ao aprofundar um assunto e buscar uma dimensão mais atemporal.
Nesse sentido, ele se opõe a
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1826Q1020556 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Instalada desde 30 de novembro de 2013, a loja da Havan de Ribeirão Preto não tem a réplica da Estátuada Liberdade como ocorre em várias unidades espalhas pelo Brasil.

Em cidades como São Paulo-SP e Ribeirão Preto-SP a proibição de propaganda em áreas externas da cidade são aparados por leis municipais. Em algumas dessas cidades, um tipo de propaganda continua presente nas áreas externas. A Lei Cidade Limpa abriu a possibilidade de veiculação de anúncios publicitários em mobiliário urbano – conjunto de elementos autorizados a ocupar o espaço público mediante concessão e instalados direta ou indiretamente pela administração municipal.

Com essas características, analise as afirmativas abaixo.

I. abrigos de ônibus e de táxi.

II. lixeiras; caixas de correio.

III. relógios de rua.

IV. bancas de jornais e revistas.

V. protetores de árvores; cabines de segurança e informação.

Sobre elementos de mobiliário urbano, assinale a alternativa correta.

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1828Q1020563 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Considerando o uso de influencers no marketing digital e os efeitos do “boca-a-boca em massa”, em grande escala. Analise as afirmativas sobre as vantagens associadas à utilização desse tipo de profissional para as marcas:

I Veicular conteúdos de comunicação da marca, à audiência certa; Expandir o alcance da marca, antes limitado pelo uso de meios tradicionais.

II. Criar buzz numa campanha, de modo a aumentar e estimular a expectativa; Gerar credibilidade, o que funciona para ambos os lados, legitimando também o influencer.

III. Beneficiar da confiança entre clientes já estabelecida entre influencer e o seu público; Captar novos clientes através de recomendação.

IV. Fidelizar clientes com o reforço positivo por parte do influencer associado; Observar impacto positivo sobre as vendas, como resultado da ação.

V. Adicionar a utilização de influencers (mais um meio) à utilização de outros meios dentro de uma mesma campanha.

Estão corretas as afirmativas:

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1829Q1020568 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

O artigo 27, § 1.o do Código Brasileiro de Autorregulamentação (CBARP) obriga, em linha com o Código de Defesa do Consumidor, anunciantes e agências a fornecerem as comprovações fáticas, técnicas ou científicas a respeito das alegações, comparações e descrições veiculadas, sempre que solicitados.

Na campanha “Danoninho para uma alimentação saudável” o CONAR decidiu pela alteração da peça publicitária. Analise as afirmativas sobre os possíveis motivos para essa decisão.

I. A comparação feita entre um pote de Danoninho (45g) e um copo de leite não apresentava comprovação científica. Os dados mostraram que, na verdade, um pote de Danoninho continha valor nutricional equivalente a meio copo de leite.

II. Um pote de Danoninho (45 g) não equivaleria a um “bifinho”, bife de contrafilé usado como referência

III. A comparação feita entre um pote de Danoninho (45g) e um copo de leite apresentava comprovação científica e equivalência no valor nutricional, porém o CONAR impede o uso da imagens de crianças no comercial.

Assinale a alternativa correta que apresenta esse(s) motivo(s).

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1830Q1037214 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Leia o texto a seguir:
“Parece-nos que a especificidade brasileira se repousa no fato de que as fontes não se limitaram a tentar intervir sobre a agenda da imprensa tradicional e partiram para difundir, elas mesmas, diretamente à opinião pública, constituindo para tanto seus meios de comunicação(...). Com isso, passa a existir uma inversão de papéis no cenário tradicional da difusão de informações: as fontes assumem o papel de difusor, qui sa de broadcaster. Estes atores sociais atuam com critérios editoriais próprios para definir seus parâmetros de noticiabilidade e para selecionar os temas a serem divulgados (framming)”.
(SANT’ANNA, s/d)

O fenômeno tratado no texto, que pode ser exemplificado por iniciativas como a TV Senado e a TV Câmara, é denominado
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1831Q1012652 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

A comunicação pública diz respeito ao fluxo de informações entre a esfera pública e a privada, tendo como objetivos o progresso e o desenvolvimento do país.

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1832Q1044998 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre a evolução das assessorias de imprensa.
A expressão assessoria de imprensa (AI) designa a atividade de gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre ___________________. O principal papel de um AI é informar à sociedade sobre assuntos de interesse ___________ com características _____________ sobre os quais a fonte ou organização em que atua tem protagonismo ou interesse. A presença de jornalistas neste papel de ____________ entre fontes e propagadores de informação noticiosa ocorre de forma ________ ao longo do século XX, se institucionaliza rapidamente na década de 1980. A transformação da assessoria de imprensa de acessório pouco relevante para área central no processo de comunicação das organizações e fontes com a sociedade ocorre nos anos 1980, com o processo de ________________.
Adaptado de DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa no Brasil. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2009, p. 49.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, segundo a ordem apresentada.
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1833Q1060887 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Em relação aos desafios presentes na relação entre Inteligência Artificial Generativa (IAG) e comunicação ética, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de dados gerados por inteligência artificial deve cumprir as regulamentações vigentes, embora enfrente desafios impostos pelo rápido avanço tecnológico, que frequentemente supera a velocidade da elaboração legislativa.
II. O uso de dados gerados por inteligência artificial deve respeitar a privacidade e a proteção de dados, embora enfrente desafios para assegurar a defesa contra usos indevidos.
III. O uso de dados gerados por inteligência artificial deve se pautar na autonomia exercida pela própria IA em relação à supervisão humana, embora enfrente desafios para promover uma comunicação clara e eficiente.

Está correto o que se afirma em:
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1834Q1054747 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao
direito fundamental à informação de relevante interesse público
e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito
e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso
com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando
esse dispositivo, julgue os próximos itens.

Informações de interesse público são aquelas que dizem respeito à sociedade civil organizada.
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1835Q1036837 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Nas pesquisas qualitativas, os tipos de coleta de dados mais utilizados e tradicionais são presenciais, envolvendo contato pessoal entre pesquisadores e participantes. Um dos métodos qualitativos presenciais e pessoais utiliza técnicas de observação adaptadas da Antropologia Social, em que os pesquisadores acompanham as pessoas em sua rotina.
Esse método é denominado
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1836Q1036840 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A pesquisa estratégica em Comunicação Organizacional auxilia na identificação de cenários organizacionais e de problemas de comunicação a partir do levantamento de dados secundários.
Esses dados secundários
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1837Q1063002 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Imagine que determinada assessoria de instituição pública brasileira resolveu veicular peças de comunicação única e exclusivamente em redes sociais. A decisão foi tomada partindo-se do pressuposto de que os usuários de mercados emergentes têm no aparelho celular sua primeira e única fonte de acesso (mobile-first e mobile-only). No entanto, a proposta sofreu críticas e não foi adiante.

Daí se infere que tais críticas se justificam na medida em que:
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1838Q1055089 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Atualmente, vivemos num mundo transformado pela presença das chamadas novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICS). A esse respeito, e também considerando os conceitos a elas atinentes, analise as afirmativas a seguir.
I. São derivadas da fusão das telecomunicações analógicas com a informática. II. Compreendem um novo modo de ser e estar no mundo, que possibilita contatos sociais em situação de presença física, fenômeno denominado virtualização. III. Envolvem o processo de digitalizar uma informação, que consiste em traduzir essa mesma informação em letras.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
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1840Q996502 | Comunicação Social, Identidade Organizacional, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A definição dos princípios organizacionais de uma empresa (missão, visão, valores, filosofia, objetivo e propósito) é entendida como fundamental para direcionar a atuação empresarial moderna e sustentável. Assim afirmamos o seguinte conceito. Com base nisso, analise a citação:

[...]

“convicção profunda sobre o modo de ver, fazer e entender a atuação da empresa, expõe seus diferencias para fortalecer seu objetivo principal, explica o que qualifica a organização” (Barbosa, 2011).

A citação acima se refere a um dos princípios organizacionais, assinale a alternativa correta.

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