Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1841Q1032088 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Polícia Institucional, MPU, FGV, 2025

João trabalha na área de TI de um órgão público. Há alguns meses, ele assumiu a coordenação de um projeto que julga muito importante para o seu crescimento na carreira. Recentemente, seu chefe perguntou por que ele não havia respondido a um e-mail enviado para toda a área de TI sobre um treinamento a ser realizado por todos os funcionários. João respondeu: “Não vi o e-mail... Estou muito dedicado ao projeto que estou coordenando; só tenho prestado atenção nas mensagens relacionadas a isso”.
A barreira à comunicação que melhor explica o que aconteceu é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1842Q1042696 | Comunicação Social, História das Comunicações, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

A televisão brasileira passou por várias fases, desde sua implantação comercial em 1950. Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir:

I. A fase populista corresponde ao momento de implantação, quando, logo após a importação dos aparelhos televisivos, os programas gravados eram transmitidos em rede nacional e abusavam do humor e da estética kitsch;
II. A fase elitista ocorre nos anos 90, momento em que se implanta a TV por assinatura e os canais de informação 24horas, acessíveis apenas nas metrópoles e àqueles que podiam pagar pelo serviço;
III. A fase do desenvolvimento tecnológico situa-se entre meados dos anos 1970 e dos 1980, quando as redes de TV começaram a produzir com maior intensidade e profissionalismo os seus próprios programas visando, inclusive, a exportação.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1843Q1053706 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.

O câncer cada vez mais próximo da cura



Ao realizar uma pesquisa breve no portal de periódicos da Capes, uma das principais referências nacionais no que se refere aos acervos das produções acadêmicas, é possível notar que há 203 resultados para o termo cura do câncer somente nos últimos dois anos. Isso nos ajuda a pressupor uma ideia óbvia: há um desejo incontido dos pesquisadores por tratamentos que tornem o câncer bem menos letal.


Os tratamentos convencionais, principalmente a radioterapia e a quimioterapia, dão uma contribuição importante, mas esbarram fortemente em efeitos colaterais que comprometem a qualidade de vida do paciente durante o combate ao tumor. Minimizar esse sofrimento e potencializar as chances de cura são, portanto, duas estratégias sobre as quais a ciência se debruça todos os dias.


Uma das respostas mais importantes nesse sentido, se não a mais, vem sendo o CAR-T Cell. A técnica é uma revolução na imunoterapia e no combate a alguns tipos de câncer, especialmente a leucemia linfoblástica aguda (LLA), o linfoma não-Hodgkin (LNH) e o mieloma múltiplo. O tratamento consiste na extração de algumas células T, que atuam no sistema imunológico, do próprio paciente. Essas células são então programadas para combater as células cancerígenas, e na sequência são reinseridas no corpo do paciente.


Há uma multiplicação de casos de pacientes que simplesmente se livraram do câncer. Um deles ganhou recentemente uma atenção ampla nos sites de notícias nacionais. Um brasileiro de 61 anos, diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, já havia passado por 45 sessões de quimioterapia sem sucesso, e estava prestes a ser conduzido a cuidados paliativos. Depois de se submeter à imunoterapia com CAR-T Cell, o câncer simplesmente desapareceu.


O grande salto da ciência hoje em relação ao tratamento é sua expansão para outros tipos de câncer. O procedimento é visto como a grande esperança contra os tumores sólidos, como de próstata, de mama e de cérebro. Se a cura do câncer figura entre os temas recorrentes da Capes, não podemos nos furtar de dizer que alguma parte desse acervo é composta também por produções científicas que tratam dos avanços do CAR-T Cell para novas fronteiras.


Hoje, esses estudos se debruçam principalmente sobre a genética do câncer. Grosseiramente, é como se a ciência estivesse produzindo um manual de instruções sobre cada câncer para, através dessa imunoterapia, reprogramar as células T para atacar pontualmente o problema identificado no seu organismo de origem.


É possível classificar, portanto, como uma tendência as chances de já nos próximos anos esse tratamento ser expandido para novos tipos de tumores que hoje ainda não estão no radar da ciência. O CAR-T Cell é um procedimento que pode levar à cura do câncer. E isso leva a comunidade científica a alimentar a esperança de que a profusão de relatos favoráveis à cura logo serão o tema principal das produções acadêmicas neste campo. Quem viver verá.



(Guilherme Muzzi. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/opiniao. Acesso em: fevereiro de 2025.)

Considerando as informações e ideias trazidas ao texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os tratamentos, considerados convencionais, passam a demonstrar comprometimento em sua eficácia diante dos avanços tecnológicos.
II. Há estratégias argumentativas utilizadas no texto para o fortalecimento e a construção da argumentação quanto à apresentação da prática de tratamento inovador no combate ao câncer.
III. A técnica denominada “CAR-T Cell” apresenta-se como uma forma inovadora e eficaz de combater alguns tipos de câncer, mostrando-se como uma alternativa aos tratamentos anteriores à sua prática.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1844Q1007926 | Comunicação Social, Rotinas Produtivas do Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

A publicação inesperada de uma medida provisória com reflexos no preço dos combustíveis atende aos critérios de noticiabilidade de uma emissora radiofônica all-news de alcance nacional. É decidido que será noticiada a informação de duas maneiras ao longo do dia: imediatamente, de maneira sucinta, com os dados disponíveis até o momento e minutagem equivalente a 35’’; na programação regular, de maneira ampliada, com sonoras e levantamento de dados, com minutagem de 2’30”.

Os dois formatos acima mencionados são, respectivamente, denominados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1845Q1025860 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao trabalho de relações públicas e marketing.

Cabe às relações públicas administrar estrategicamente a comunicação das organizações com seus públicos, atuando de forma isolada, em sinergia com algumas modalidades organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1847Q1060225 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Com a popularização de sistemas de inteligência artificial, o dicionário Cambridge elegeu como palavra do ano de 2023
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1848Q1055109 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O Jornalismo articula-se a partir de dois núcleos de interesse: a informação (saber o que se passa) e a opinião (saber o que se pensa sobre o que se passa). Trata-se de um caminho que percorre a descrição dos fatos e a versão dos fatos (a reprodução do real e a leitura do real). Considerando estes dois aspectos que norteiam os conceitos sobre os gêneros jornalísticos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Informativo. 2. Opinativo. 3. Interpretativo. 4. Diversional ou entretenimento.
( ) Identifica as causas e os motivos que deram origem ao fato. Busca compreender a significação e efetuar análises, comparações e realizar previsões. É objetivo e determina o sentido de um fato. ( ) Visa entreter e abrir espaço para prender o interesse do público. ( ) A instituição reage diante das notícias e difunde opiniões: sejam opiniões da própria empresa, sejam as que leem, ouvem ou veem. ( ) A instituição jornalística assume o papel de observadora da realidade, registrando os fatos e informando a sociedade.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1849Q1012873 | Comunicação Social, Relações Públicas, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às áreas de atuação e responsabilidades do produtor cultural, bem como à gestão de eventos e projetos e às políticas públicas e políticas culturais no Brasil, julgue o próximo item.

Apesar de as atribuições do produtor e do gestor cultural serem diferentes, elas se fundem em relação à ocupação de espaços e à atuação no mercado cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

1850Q996501 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Na comunicação em geral, mais especificamente em publicidade e propaganda e relações públicas, dois aspectos estão intimamente relacionados com o processo de construção de imagem. Nem sempre os discursos das organizações e pessoas são condizentes com suas práticas. Muitas vezes o que é mostrado nem sempre traz a verdade como objeto central.

Hoje a ______ está intimamente ligada ao ato retórico de transmitir informações para convencer mediante argumentação da realidade, o qual conduz o público à análise do fato. Já a ______ remete à criação de um fato, de um argumento ficcional e amplia o foco de pensamento das massas de modo que abstraiam o fato real e partam para um processo de assimilação por meio de um jogo cênico fantasioso na busca de elementos afetivos que suplantem ou atenuem o racional.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1851Q1037205 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Em radiojornalismo, se diz que um texto é “manchetado” quando as informações são distribuídas em períodos cuja redação lembre as manchetes do jornalismo impresso. Nesse sentido, o texto “manchetado” em rádio apresenta algumas características, a exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1852Q1063341 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária estabelece que as “cláusulas de advertência” – como “beba com moderação”; “se dirigir não beba” ou “quem bebe menos, se diverte mais” – deverão refletir a responsabilidade social da publicidade e a consideração de anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação para com o público em geral.

Em alguns casos referentes à publicidade de bebidas alcoólicas, eles estão desobrigados de sua inserção como nas situações apresentadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1853Q1072579 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Newspeg é a corrente teórica que aquilata a importância da cultura profissional dos jornalistas, da organização do trabalho, dos processos produtivos e das rotinas produtivas na formação da agenda jornalística.
  1. ✂️
  2. ✂️

1854Q976862 | Comunicação Social, Agente Administrativo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A comunicação interpessoal é aquela comunicação entre duas pessoas, seja em situação face a face ou em grupo, na qual as partes são tratadas como indivíduo. Faz parte da comunicação escrita, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1855Q1007352 | Comunicação Social, Estratégias de Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Ao analisar estratégias avançadas de Comunicação Integrada e Construção de Marcas, considere a seguinte situação hipotética:

Uma empresa deseja revitalizar sua imagem de marca por meio de uma campanha integrada, envolvendo publicidade, marketing digital e relações públicas. A equipe de marketing propõe o uso de técnicas de narrativa transmídia. Esta abordagem visa não apenas comunicar características do produto, mas também criar uma experiência imersiva para os consumidores.

Diante desse cenário, assinale a alternativa correta sobre a estratégia proposta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1856Q1049128 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com a intencionalidade do enunciador (ou locutor) do discurso linguístico, a linguagem possui diversas funções. Elas, no entanto, compartilham a mesma intenção: de interagir com o receptor da imagem (interlocutor).
Em 1960 essas funções foram estruturadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982). Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos. Assinale a alternativa que apresenta as características da função conativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1858Q1062997 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

A escolha estratégica e tática das ferramentas de comunicação em um planejamento de marketing é de suma importância. Imagine agora que é necessário apresentar um novo produto lançado por uma empresa. Desse modo, o marketing definiu as ferramentas responsáveis pela promoção e as dividiu em três grupos: principais, complementares e inovadoras. Dentre os grupos, definiu respectivamente: marketing direto, folhetos, marketing viral.

A partir dos objetivos a serem atingidos, os critérios para escolha estratégica e tática das ferramentas citadas acima devem observar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1859Q967264 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

As redes de comunicação e informação, proporcionadas pela mídia digital, vêm permitindo a constituição de comunidades virtuais. Assim, por exemplo, comunidades empresariais, por via eletrônica, compõem uma nova forma de organização comercial

Neste contexto, entender-se-á comunidades virtuais como grupos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1860Q1036405 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Ao apresentar a noção de Marketing 5.0, Philip Kotler propõe:
“É hora de as empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing. A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade.”
Nessa nova perspectiva, as ações de marketing superam as anteriores ao se centrarem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.