Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1881Q1009134 | Comunicação Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Imagine a seguinte situação:
Um renomado crítico brasileiro de cinema dispõe de argumentos sólidos para apontar problemas de roteiro no filme “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de melhor filme internacional em 2025. Em adição, acredita que o desempenho de Mikey Madison, em “Anora”, foi superior ao de sua concorrente Fernanda Torres. Contudo, ele percebe que a maioria dos seus colegas críticos estão elogiando o filme e a performance da atriz brasileira de forma unânime e que a conquista do prêmio parou o Carnaval no Brasil, gerando um clima de final de Copa do Mundo. Diante desse cenário, ele opta por declinar o convite de escrever sobre o filme.
Esse tipo de comportamento no âmbito das Teorias da Comunicação pode ser explicado pela perspectiva da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1882Q1035026 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Os gestores de comunicação de uma organização têm, sob sua responsabilidade, quatro áreas que devem considerar no planejamento de comunicação integrada, a saber:

1. Comunicação Interna; 2. Comunicação Administrativa; 3. Comunicação Institucional; 4. Comunicação mercadológica.
Cada uma delas envolve ações relacionadas, por exemplo, a(o)
( ) elaboração de manuais, relatórios, e outros documentos oficiais da organização;
( ) fornecimento de informação e estímulo ao engajamento e interação eficiente com os colaboradores da organização;
( ) marketing e ao merchandising, tendo como objetivo a geração de negócios para a organização;
( ) assessoria de imprensa e às relações públicas que visam a construção da imagem corporativa de forma abrangente.

Assinale a opção que apresenta a correlação na ordem dada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1883Q1049131 | Comunicação Social, Ética da Comunicação, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Considere os incisos descritos abaixo.

I. São considerados profissionais de propaganda somente os componentes, empregados e colaboradores das entidades mencionadas nos artigos 2, 3, 4, 5 e 6 destas definições, e cuja função seja exercida no setor de propaganda da entidade.

II. O anunciante, também chamado cliente, é a entidade, firma, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.

III. Agência de Propaganda é a firma organizada para exercer as funções definidas pela ABAP e que realiza a propaganda para o cliente e promove negócios para os veículos de propaganda, que a reconhecem como tal e a ela pagam comissão.

IV. Corretor é o indivíduo registrado no veículo onde funciona como intermediário da publicidade remunerada, estando sujeito à disciplina e à hierarquia do veículo.

V. Publicidade remunerada pode ser ou não propaganda.

A Associação dos Profissionais de Propaganda lançou a primeira revisão do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda desde quando ele foi aprovado pelo congresso da categoria, em 1957. O regulamento complementar o Código de Ética, apresentado ao mercado publicitário durante evento na sede da APP, em São Paulo, em 2014 trouxe atualizações e algumas regras éticas que cercam o mercado. Sobre seu tópico que trata das “Definições”, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1884Q1011509 | Comunicação Social, Principais Teorias e Autores, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das teorias da comunicação e de seus principais pensadores, julgue o item a seguir.

Segundo o modelo Shannon-Weaver, a problemática da comunicação se manifesta em três níveis: técnico, semântico e pragmático.

  1. ✂️
  2. ✂️

1885Q957512 | Comunicação Social, Relações Humanas e Equipe de Trabalho, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Povos da floresta.

Além de acordos que priorizem a adoção de fontes de financiamento, o Instituto Socioambiental (ISA) também apresenta um posicionamento voltado ao fortalecimento da visão que povos indígenas, quilombolas e povos е comunidades tradicionais levam para a Conferência do Clima, como destaca o analista de políticas climáticas do ISA, Ciro Brito.

"Uma das principais mensagens é de que os povos da floresta são agentes fundamentais para o combate à crise climática, pelos seus modos de criar, fazer e viver, que apoiam a conservação e o manejo sustentável da floresta. Outra mensagem é que o foco das negociações deve ser buscar garantir a justiça climática, em que os grupos mais vulneráveis às mudanças climáticas, apesar de não contribuírem para o agravamento da crise, estão sofrendo mais com seus efeitos. Por isso, mecanismos de adaptação e fontes de financiamento devem ser fortemente incentivados e pressionados para se chegar a bons acordos.".

No que se refere ao financiamento em si, Ciro considera que a COP29 tem a missão de garantir financiamentos para uma "correção de rumo" na ação climática global. "Os planos climáticos revistos (NDCs) dos países deverão ser apresentados até fevereiro de 2025, mas para que os países em desenvolvimento apresentem novas NDCs mais audaciosas, a COР 29 deve estabelecer que o financiamento estará disponível para os ajudar a cumprir suas metas climáticas. Então a nossa expectativa é que o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), a ser acordado na COP 29 reflita as necessidades e prioridades dos países em desenvolvimento, incluindo as necessidades em relação à adaptação climática "pontua". "Além de financiamento, esperamos que se chegue a um acordo sobre o Artigo 6, sobre a forma como os critérios de carbono são definidos, como os projetos podem ser aprovados e revistos, que informações sobre os contratos podem ser mantidas confidenciais e o que precisa ser transparente".

No contexto em que a COP29 antecede a realização da COP que será sediada pelo Brasil, o analista de políticas climáticas do ISA também destaca as expectativas em relação ao posicionamento do país na conferência deste ano. "Espera-se um posicionamento agregador, tendo em vista que o Brasil terá a presidência da próxima COP, em Belém, e precisa avançar na sua capacidade de liderar um grupo de países tão diverso", considera.

"Essa conferência (COP29) tende a ter uma participação menor da sociedade civil, em termos quantitativos, em relação às duas últimas COPs, por conta dos altos valores e do grande foco que a sociedade civil brasileira deu à COP da biodiversidade esse ano, na Colômbia. Além disso, muitas organizações já estão se preparando para COP30. A grande expectativa é sobre Belém".

De qualquer modo, Ciro pontua que o que se espera da participação da sociedade civil organizada na COP29 é uma "participação ativa, principalmente dos movimentos indígena, quilombola e de periferias, pressionando por mais ambição nos temas que estão na mesa para serem discutidos em Baku e já rufando os tambores para a COP de Belém".

Diário na COP29, Meio Ambiente, Cíntia Magno, 8/11/2024. Disponível em: https://diariodopara.com.br/cop/o-papel-fundamental-da-sociedade-civil -organizada-na-cop/
Não exemplifica comunicação assertiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1886Q1062987 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

O programador visual de uma assessoria de comunicação precisa elaborar uma campanha institucional voltada para conscientização dos funcionários quanto às rotinas de prevenção de doenças decorrentes de lesões por esforço repetitivo no ambiente de trabalho. Cartaz em diagramação vertical foi escolhido como mídia primária para comunicação com o público em questão. Levando-se em consideração o sentido de leitura no ocidente, da esquerda para a direita, diagonalmente, é possível determinar áreas de maior e menor foco visual para dispor os elementos em composição simétrica.

Suponha que o lado superior esquerdo da página receberá o número 1; o lado superior direito, o número 2; o lado inferior esquerdo, o número 3; e o lado inferior direito, o número 4.

Se dispusermos as áreas em ordem decrescente de percepção visual (da maior para a menor), obteremos a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1887Q1062991 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

A criação de um perfil comercial no Instagram pode ser uma boa estratégia de marketing para a empresa conseguir novos clientes. Essa plataforma possui mais de dois bilhões de usuários ativos no mundo, configurando-se, assim, como uma das redes sociais mais populares. A empresa na qual você trabalha resolveu utilizar o Instagram como veículo de comunicação digital externo.

Com o objetivo de conseguir seguidores e não perder os que conquistou, é primordial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1888Q1062998 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Uma empresa precisa incrementar ações de relacionamento e identificação do cliente com a marca. Ao levar em consideração o montante investido para conquistar o cliente, faz-se necessário manter uma base para resultados de médio e longo prazos. O chamado marketing de retenção é uma estratégia de mídia importante para a saúde financeira da empresa pois visa, em linhas gerais, ao aumento de faturamento com maior realização de vendas e menor investimento para aquisição de clientes.

É correto afirmar que, ao atingir individualmente os clientes e alcançar os objetivos da empresa acima referida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1889Q1010523 | Comunicação Social, Sociologia da Comunicação, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

No que se refere ao psiquismo e suas doenças, julgue o item que se segue.

O risco de suicídio em pessoas com transtorno bipolar é mais que o dobro em relação à população em geral, sendo aumentado se houver histórico pregresso de tentativa de suicídio.

  1. ✂️
  2. ✂️

1890Q993381 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Entrevistas à imprensa precisam ser preparadas quando a empresa ou instituição tem algum fato a comunicar à opinião pública. O processo de treinamento dos porta-vozes de determinada organização, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1891Q1010284 | Comunicação Social, Assessoria de Imprensa na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da comunicação nas organizações, julgue o próximo item.

O assessor de comunicação exerce um papel de mediador no contato com a imprensa, devendo atuar com ética, precisão e estratégia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1893Q1010555 | Comunicação Social, Comunicação Institucional, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

No que se refere a sofrimento psíquico e psicopatologia do trabalho, incluindo o estresse relacionado ao trabalho e o uso de álcool e outras drogas, julgue o seguinte item.

O racismo como marcador de discriminação deve ser considerado mais importante que outros preconceitos, como, por exemplo, o preconceito de gênero e o de condição socioeconômica, por seu elevado potencial de causar sofrimento psíquico para o trabalhador, resultando em estresse e ansiedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1894Q1010300 | Comunicação Social, Teorias do Jornalismo, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das teorias do jornalismo e de critérios de noticiabilidade, julgue o item a seguir.

No jornalismo, o gatekeeping é a teoria que estuda a seleção e a razão pela qual algumas mensagens são escolhidas como notícia e outras são rejeitadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1895Q1017999 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente a agendasetting, gatekeeping, newsmakinge espiral do silêncio.

Segundo a teoria do newsmaking, o jornalista possui autonomia na construção da notícia, sendo a decisão editorial resultante da sua experiência, preferência pessoal e interesse ideológico, ainda que existam algumas limitações técnicas e organizacionais no ambiente da redação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1896Q974995 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Assoberbado com o número de pautas recebidas, o repórter de um fictício veículo de imprensa reproduziu a declaração de uma fonte sem cruzar dados que garantiriam a veracidade do depoimento - fornecido de boa-fé. Checar a validade do que é declarado é pressuposto do trabalho do jornalista, de modo a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1897Q1020565 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de “tipologia” no design gráfico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1898Q975004 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Com relação à organização da notícia em jornalismo impresso, o redator optou por distribuir, na seguinte ordem, os elementos constituintes da matéria no formato de pirâmide invertida: (L1) + (L2) + (E1) + (D1) + (E2) + (D2). A fórmula que representa, na mesma ordem mencionada acima, os elementos da notícia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1899Q1018013 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, referente a fake news e jornalismo.

Segundo estudiosos da área jornalística, o termo fake news, traduzido como notícias falsas, deve ser evitado, porque a palavra notícia pressupõe uma informação verificável de interesse público; logo, conteúdos que não atendem a esses padrões não devem ser considerados notícias.
  1. ✂️
  2. ✂️

1900Q1012649 | Comunicação Social, Relações Públicas, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às interfaces entre as relações públicas e à administração da empresa, julgue o seguinte item.

A elaboração de estratégias de relações públicas abrange, além dos valores, missão, visão e competências organizacionais de uma empresa, também crises, empenho e aprendizado organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.