Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1901Q1041369 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, referente à comunicação pública.

Relatórios, bancos de dados, publicações institucionais, banners, folhetos, cartazes, boletins eletrônicos, manuais e discursos são instrumentos de comunicação pública classificados como diálogo, já que pressupõem uma conversa direta com o cidadão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1903Q1049129 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com o psiquiatra escocês James A.C. Brown, no texto publicitário a persuasão é alcançada através de algumas técnicas. Sobre essas técnicas, analise as afirmativas abaixo:

1. Utilização de estereótipos.

2. Substituição de nomes ou isomorfia.

3. Identificação de inimigos em comum, que são combatidos com a ajuda do produto e empresa.

4. Repetição ou afirmação.

5. Invocação de uma autoridade.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1904Q1003054 | Comunicação Social, Gestão de Crises na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

Na gestão de crises, assinale a alternativa que apresenta um dos princípios-chave da administração de crises e porque é crucial para o sucesso nesse contexto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1906Q1052999 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Vera Giangrande, relações públicas que foi ombudsman de um
grande grupo empresarial brasileiro, em Em defesa do
consumidor
estabeleceu quatro modos de o ombudsman levar em
consideração as necessidades do consumidor: o reativo, em que
analisa e se manifesta em relação ao que lhe chega ao
conhecimento; o ativo, em que sai em campo e avalia
minuciosamente as condições e características dos produtos e
serviços oferecidos por sua empresa; o pró-ativo, em que procura
os consumidores para ouvi-los a respeito dos produtos e serviços
da organização; e o interativo, em que convida os consumidores
a debaterem sobre o que esperam da organização e de seus
produtos no futuro.

Julgue os itens que se seguem, tendo como referência texto
acima.

O ombudsman é um profissional que busca corrigir e aperfeiçoar constantemente a sua atuação e a atuação da organização em relação ao consumidor.
  1. ✂️
  2. ✂️

1907Q1053001 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Vera Giangrande, relações públicas que foi ombudsman de um
grande grupo empresarial brasileiro, em Em defesa do
consumidor
estabeleceu quatro modos de o ombudsman levar em
consideração as necessidades do consumidor: o reativo, em que
analisa e se manifesta em relação ao que lhe chega ao
conhecimento; o ativo, em que sai em campo e avalia
minuciosamente as condições e características dos produtos e
serviços oferecidos por sua empresa; o pró-ativo, em que procura
os consumidores para ouvi-los a respeito dos produtos e serviços
da organização; e o interativo, em que convida os consumidores
a debaterem sobre o que esperam da organização e de seus
produtos no futuro.

Julgue os itens que se seguem, tendo como referência texto
acima.

O ombudsman é um profissional de relacionamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1908Q1010520 | Comunicação Social, Sociologia da Comunicação, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Em relação a epidemiologia, controle e prevenção de zoonoses e doenças infecciosas, julgue o item a seguir.

A vacinação contra febre tifoide, indicada para profissionais que lidam com águas contaminadas e dejetos, confere imunidade permanente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1909Q1036409 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

A consulta a informações produzidas por órgãos públicos brasileiros, desde que os dados não estejam protegidos por sigilo legalmente estabelecido, é garantida pela Lei de Acesso à Informação (LAI).
Para usar a LAI, os jornalistas devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1910Q996507 | Comunicação Social, Jornalismo Opinativo, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

No texto jornalístico, existe um item fundamental para a construção da informação e, geralmente, usamos um termo em inglês para designá-lo, LEAD, ou em português, condutor da informação ou cabeçalho da informação, e sintetiza os principais elementos que clarificam um fato específico. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1911Q1063340 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Área XIV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O Anexo X do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que entrou em vigor recentemente, versa sobre a publicidade de apostas e estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1912Q1020588 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

A comunicação integrada é uma estratégia que articula o planejamento, a análise e a execução de ações em diferentes canais de comunicação e marketing. Assinale a alternativa que apresenta um item que não é resultado da aplicação dessa estratégia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1913Q1049796 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

O ombudsman, que tem como principal função receber, atender e intermediar reclamações do público, é considerado uma experiência de MARS. A sua presença favorece uma cultura de maior responsabilidade por parte dos profissionais de uma instituição de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1914Q1054148 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa está bem se seus produtos encontram receptividade no mercado. Produtos competitivos estão relacionados com empregados felizes. Tudo junto forma uma imagem positiva da empresa. E o principal objetivo da comunicação interna é manter essa cadeia de felicidade. Relações interpessoais criam um clima de alto astral no interior da empresa e favorecem a consecução da qualidade total de produtos e serviços.
(TOMASI, Carolina; MEDEIROS, João B. Comunicação Empresarial. 5. Ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019.)

A principal função da comunicação interna em uma organização é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1915Q1007343 | Comunicação Social, Semiótica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Considere o seguinte texto:

As imagens são cada vez mais utilizadas como uma forma de representação da informação e para gerir conhecimento em diversas áreas. Nesse sentido, você pode considerar que o meio digital trouxe mudanças na relação que as pessoas desenvolvem com as imagens. É cada vez mais fácil perceber a importância que as pessoas dão para o tipo de imagem que vão colocar nas suas redes sociais, considerando se elas vão ter maior aceitação dos seus seguidores. Portanto, compreende-se que a imagem desempenha a função de registrar o imaginário, de dar sentido no mundo.
(QUEIROZ, Rafaela F C.; FELTRIN, Leonardo F.; BEZERRA, Mariana M A.; et al. Teoria da imagem. Porto Alegre: Grupo A, 2018. adaptado).

Assinale a alternativa incorreta a partir da leitura do texto e da associação ao uso de novas tecnologias ao ambiente de comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1916Q1007344 | Comunicação Social, Estratégias de Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto abaixo:

O chamado ‘core’ da área de mídia é otimizar os investimentos de comunicação, fazendo com que o maior número possível de potenciais consumidores seja exposto à mensagem publicitária. Para tanto, busca construir soluções estratégicas utilizando de negociação, nas fases de planejamento e compra de mídias, enfatizando a relação custo-benefício.

Analisando as informações acima, assinale a alternativa que melhor descreve o principal papel do profissional de mídia na elaboração de um Plano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1917Q1007347 | Comunicação Social, Design na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto abaixo:

Quando falamos em diagramação e design gráfico, lembramos que há programas que permitem que você crie layouts de qualquer coisa e oferecem uma gama completa de ferramentas de publicação e de design, podendo ser utilizados nos dois principais sistemas operacionais Windows e Mac OS.

A partir do texto acima, assinale a alternativa que lista os principais softwares do mercado utilizados na área de publicidade e propaganda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1918Q1007350 | Comunicação Social, Texto jornalístico, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Os gêneros textuais/discursivos são ações sociais e discursivas que agem e dizem ao mundo. Os principais tipos de gêneros textuais estão limitados em número à narração, à descrição, à exposição e à argumentação.

Assinale a alternativa que cita a característica mais importante para usar as várias possibilidades narrativas e de gêneros na comunicação publicitária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1919Q1000463 | Comunicação Social, Relações Públicas, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

O evento tem sido usado, ao longo das últimas décadas, como parte do discurso empresarial. Ele é pensado e executado para encantar públicos, satisfazer necessidades e mudar comportamentos. Leia atentamente as afirmativas abaixo.
I. Eventos empresariais são acontecimentos planejados com antecedência. II. Evento é um canal de mão única para a empresa. III. O evento é um instrumento de comunicação exclusivo para clientes. IV. Eventos são realizados apenas para divulgar produtos. V. Eventos empresariais podem ser institucionais ou promocionais.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1920Q1000470 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

“Valioso método quantitativo de investigação científica que possibilita a coleta de dados originados de grande número de entrevistados, ocorre em ambientes reais e viabiliza a realização de análises estatísticas de variáveis como dados sociodemográficos, de atitudes entre outros” (Novelli, 2005).
Assinale a alternativa que apresenta o nome deste tipo de pesquisa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.