Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1961Q1010290 | Comunicação Social, Comunicação Institucional, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à aplicação do design thinking na comunicação institucional e no setor público, julgue o seguinte item.
O uso do design thinking em assessorias de comunicação implica abandonar os modelos tradicionais de planejamento estratégico para adotar práticas experimentais, não lineares e baseadas em intuições criativas, o que torna essa abordagem incompatível com os rigores e normativas da administração pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

1962Q1010546 | Comunicação Social, Assessoria de Imprensa na Comunicação Social, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Acerca das neoplasias sanguíneas associadas à exposição ocupacional a agentes químicos, julgue o item a seguir.

A exposição ocupacional a solventes orgânicos está associada ao desenvolvimento de linfoma folicular.

  1. ✂️
  2. ✂️

1963Q1036413 | Comunicação Social, Relações Públicas, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Eventos podem ser classificados de acordo com os interesses em sua realização.
Assinale a opção que apresenta eventos que podem ser considerados de interesse diretamente comercial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1964Q1017991 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da comunicação de crise, julgue o item subsecutivo.

O comunicado de crise deve ser longo e conter todas as explicações necessárias para informar o público do que pode estar acontecendo, ainda que as investigações sobre o fato que deu causa à crise não tenham sido concluídas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1965Q967566 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Comunicação Social, CONAB, IADES

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de fatores que melhor favorecem a segmentação de audiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1966Q1037204 | Comunicação Social, História das Comunicações, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

O Jornal do Brasil teve um papel paradigmático em diversos momentos de sua história. Sobre sua trajetória, complete o texto a seguir:
“O JB passou por diferentes fases: começou como um jornal _______________ (1891-1893), tornou-se _______________ (sob a direção de Rui Barbosa, em 1893), assumiu um perfil ____________ (1894-1918), transformou-se em um boletim de anúncios (1918-1953), modernizou-se e consolidou-se como jornal ______________ (1954-2001), viveu uma dura crise até a extinção de sua _____________ (2001-2010) e retornou a circular em 2018”.
(GOULART RIBEIRO e MADUELL VIEIRA, 2018)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1967Q981439 | Comunicação Social, Segmentação de Público, Analista de Comunicação, CRO AL, Quadrix, 2025

Texto associado.
A respeito dos meios de comunicação de massa, julgue os itens seguintes.
Devido à ampla segmentação dos títulos — da informação ao entretenimento -, as revistas criam empatia e laços afetivos com seus públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1968Q1061568 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da assessoria de comunicação e do papel do assessor, julgue o próximo item.


O cenário de midiatização das assessorias de comunicação tem transformado a função do assessor de comunicação em mero facilitador entre as organizações e os meios de comunicação de massa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1969Q1061569 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da assessoria de comunicação e do papel do assessor, julgue o próximo item.


A gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e a imprensa é de responsabilidade da assessoria de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1970Q1061570 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, em relação a sugestões de pauta, releases e artigos.

Em se tratando de órgão público, em respeito ao princípio da impessoalidade, o assessor de comunicação jamais deve entrar em contato com jornalista específico que tenha interesse em determinado assunto para lhe apresentar proposta de pauta exclusiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

1971Q977614 | Comunicação Social, Auxiliar Administrativo, EMURC de Vitória da Conquista BA, AVALIA, 2025

As barreiras à comunicação são obstáculos que podem prejudicar a troca de informações e mensagens entre as partes. Nesse sentido, quando a mensagem sofre modificações que alteram o seu conteúdo original, dá-se o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1972Q1033184 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

Qual é o procedimento correto para o registro de um bem cultural imaterial no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1973Q1044962 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

Durante uma coletiva de imprensa, um servidor público responsável pela comunicação institucional de um órgão é orientado a apresentar os dados de uma situação crítica de forma mais branda, com o objetivo de evitar reações negativas da população e preservar a imagem da instituição. Para isso, ele seleciona cuidadosamente as informações que serão divulgadas, manipulando a comunicação, de modo a omitir detalhes mais sensíveis e desfavoráveis.

A situação apresentada caracteriza uma barreira de comunicação conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1974Q1055209 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A era da desinformação

Não podemos negar que a internet tornou-se um dos principais meios para a disseminação de informações. Em 2018, a rede cruzou a marca de 4 bilhões de usuários. Mais da metade da população mundial está conectada a ela. Este ano, o consumo diário de mídia online passará o de TV. A tendência é que a diferença se acentue nos próximos anos.
Graças às redes sociais e as plataformas de comunicação instantânea, a distância entre as pessoas diminui drasticamente. Já a velocidade de disseminação de informação aumentou de maneira brutal. Quando uma informação – um meme, ou uma notícia – cai na malha, ela é rapidamente replicada e enviada a outros pontos da rede. Quantas vezes não recebemos a mesma mensagem em diferentes grupos de Whastsapp ou vemos aquela notícia repetidas vezes no Twitter e no Facebook?
Mas não é só a escala e a velocidade da internet que são fatos novos. Ao contrário de seus predecessores – TV e rádio –, a internet está ao alcance de todos. Qualquer pessoa pode usá-la para disseminar suas ideias a milhões. Por outro lado, foi possível dar voz a milhares de pessoas que não eram representadas e que agora têm como lutar por seus direitos. Do outro, colocamos um canhão nas mãos dos que usam a desinformação como ferramenta.
Em 2016, na campanha para a eleição presidencial dos EUA, vimos o surgimento do termo “fake news”. Notícias bem elaboradas, com cara de autênticas, mas que não eram verídicas e foram desenhadas para propagar determinada linha de pensamento. Elas sempre existiram, mas nunca alavancadas com uma plataforma como a internet. Com elas, o arsenal de guerra na era da informação ganhou uma arma de alto calibre.
Agora, com a popularização da inteligência artificial, as “fake news” estão passando por um processo bem perigoso. Uma das maneiras de combater as notícias falsas era a de trazer ao público evidências claras da manipulação, como imagens, vídeos e áudios que pudessem tirar qualquer dúvida. Porém, ferramentas de síntese computacional estão dando origem ao que chamamos de “deep fakes”, deixando as “fake news” ainda mais robustas. Como os “deep fakes”, é possível, a partir de imagens e vídeos reais, gerar novas imagens e vídeos que colocam as pessoas do material original fazendo coisas que não acorreram – a troca do rosto de uma pessoa por outra, a criação de uma fala completamente fictícia e até a de rostos realistas, mas de pessoas que não existem.
Esse tipo de manipulação já acontecia. As técnicas, porém, custavam caro, levavam tempo para serem produzidas e a qualidade final não era tão boa. Agora, tudo é feito de maneira cada vez mais automática. Todos sabem que já passou da hora de não acreditar em tudo que se lê e recebe pela internet. Agora é bom deixar de lado o “só acredito vendo”.
(Por Manuel Lemos – O Estado de São Paulo. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/geral,a-era-dadesinformacao,70002915133. Acesso em: 10/06/2019.)

De acordo com o texto, a internet pode se tornar uma arma de guerra poderosa, porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1975Q1007342 | Comunicação Social, Semiótica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto abaixo:

Hoje, ainda não existe uma tradição literária estável de estudo da imagem, assim como há em relação ao estudo da palavra. Apesar disso, uma reflexão baseada em uma semiótica explícita da imagem traz subsídios para você entender como o discurso visual é construído e interpretado. A imagem é, assim, um signo que pode remeter a significações diversas de um mesmo objeto.
(adaptado de: QUEIROZ, Rafaela F C.; FELTRIN, Leonardo F.; BEZERRA, Mariana M A.; et al. Teoria da imagem. Porto Alegre: Grupo A, 2018.).

A partir da leitura do texto, elabore uma análise dos processos de percepção da imagem e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1976Q1009140 | Comunicação Social, Pesquisa de Opinião em Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Os tipos de pesquisa de opinião pública que podem ser feitos com o uso de dados primários dividem-se em dois grandes grupos: métodos quantitativos e métodos qualitativos.
Os primeiros
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1977Q1007351 | Comunicação Social, Opinião Pública em Marketing, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Tal qual no marketing tradicional, no ambiente digital é necessário conhecer o público-alvo de uma ação de comunicação de marketing. Todavia, a intensa concorrência no mundo virtual torna ainda mais crucial o aprofundamento desse conhecimento. Dessa maneira, além de se definir o público-alvo, deve-se, também, construir a Persona. Assinale a alternativa que aponte incorretamente um conceito relativo à Persona.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1978Q1000474 | Comunicação Social, Design na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Na teoria das cores existem três conceitos que são fundamentais.

______, também entende-se como tom ou tonalidade, é a propriedade que define a cor dentro do circulo cromático. Já a ______, também conhecida como valor tonal ou brilho, e por fim, a ______, também chamada de croma, é o grau de pureza da cor.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1979Q1003066 | Comunicação Social, Comunicação e Governança, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

Na estratégia de comunicação de uma organização, a diferenciação entre os meios de comunicação voltados para os públicos interno e externo desempenha um papel crucial. A principal distinção entre esses dois tipos de meios de comunicação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1980Q1002058 | Comunicação Social, Legislação Publicitária, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

Entre outros, esse texto foi invocado pelo advogado da família Sarney para impedir que o jornal "O Estado de S. Paulo" veiculasse matérias a respeito da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. O mencionado texto corresponde a um dos incisos do artigo 5o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.