Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1981Q1010527 | Comunicação Social, Organização de Eventos na Comunicação Social, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

A respeito de fisiopatologia, diagnóstico e conduta de doenças crônicas, julgue os itens subsecutivos.

Na bronquiectasia, há dilatação brônquica reversível, na maioria das vezes nas pequenas vias aéreas em diferentes níveis de intensidade, devido à interação entre infecções pulmonares e presença de pulmões congenitamente susceptíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

1982Q1010535 | Comunicação Social, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Julgue o item subsecutivo, a respeito de nefropatia e intoxicação por metais pesados.

A lesão renal causada pelo cádmio geralmente manifesta-se por proteinúria tubular, glicosúria, aminoacidúria, fosfatúria e diminuição da capacidade de acidificar a urina.

  1. ✂️
  2. ✂️

1983Q1010281 | Comunicação Social, Assessoria de Imprensa na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da comunicação nas organizações, julgue o próximo item.

Em órgãos públicos federais, a assessoria de comunicação deve se estruturar como um núcleo operacional subordinado à comunicação social do Poder Executivo, sendo sua atuação restrita à execução de tarefas técnicas, como produção de releases e gestão de redes sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1984Q1028201 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Leia o texto a seguir. “[U]m mundo em que todos estão mais próximos de todos (sobretudo dos erros de todos), um mundo onde há muito mais vigilância, onde uma mínima contradição pode adquirir exposição literalmente global, um mundo onde somos todos bombardeados por uma miríade de informações o tempo todo, onde quer que estejamos, exige que decisões cruciais sejam tomadas em tempo cada vez mais escasso. Em resumo: um mundo funcionando ‘na velocidade do pensamento’ expõe todas as reputações a um sentimento geral de desconfiança, pois todos estão mais vulneráveis diante de cada vez mais escolhas, feitas de forma cada vez mais rápida. E potencialmente perigosas. Há um ambiente de muito maior insegurança. De desconfiança.” (ROSA, 2007)

No cenário descrito no texto, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1985Q1055083 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Um anúncio, independentemente de ser publicado no meio impresso ou eletrônico, precisa se valer de certas estratégias para que seu objetivo seja alcançado. Considerando-se essa premissa, ao elaborar um anúncio comercial, cabe ressaltar que ele deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1986Q1055086 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O planejamento é, por definição, um processo que se respalda em dados sistematizados, informações, conhecimentos, vivências e saberes intrinsecamente vinculados aos objetivos, aos valores e à missão de uma organização, e não deve ser entendido como uma atividade episódica ou meramente operacional. A comunicação como inteligência se inicia com um planejamento adequado. (BUENO, Wilson da Costa. A comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva. In: KUNSCH, Margarida (Org.). Comunicação Organizacional: Histórico, Fundamentos e Processos. São Paulo: Saraiva, 2009. Adaptado.)
A respeito do planejamento em comunicação, constata-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1988Q1020552 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com o 2º parágrafo do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é considerada publicidade abusiva:

É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

A respeito de como evitar campanhas abusivas e evitar que elas tragam problemas para a sociedade, assim como para a empresa que a organizou, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1989Q1020553 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que não representa um elemento de diagramação de um jornal ou revista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1990Q1031837 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Agente de Serviços Administrativos, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação à comunicação no ambiente organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Facilitam o feedback instantâneo.
II. São recomendados para comunicações rotineiras.
III. Possuem maior capacidade de replicação.

É (são) considerada(s) características dos canais de alta riqueza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1991Q1012223 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito a ética e legislação em comunicação social, julgue o item a seguir.

A ética na comunicação restringe-se ao cumprimento dos códigos de conduta profissional, como os códigos deontológicos da profissão jornalística.

  1. ✂️
  2. ✂️

1992Q1000460 | Comunicação Social, Identidade Organizacional, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A comunicação organizacional se divide em 4 focos específicos que estão sempre interconectados na organização para dar sentido e perenidade à atuação da organização junto aos públicos. Por meio de estratégias específicas, ela possibilita a adoção de programas que melhorem os níveis de percepção da identidade da marca, gerando uma reputação positiva. ______ cria e mantém sistemas de comunicação bidirecionais de modo que todos participem livremente de um intercâmbio de informações, que faz a empresa, em seu núcleo central, como um organismo vivo, mover-se na direção da integração, do envolvimento e do engajamento.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1993Q1002045 | Comunicação Social, Protocolo e Cerimonial, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

De acordo com o art. 8º do Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, a precedência entre os Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios é determinada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1994Q1002046 | Comunicação Social, Design na Comunicação Social, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

A impressão de uma textura ou criação de tonalidades de cinza ou cor pode ser obtida pela aplicação de uma retícula no fundo ou em partes de um trabalho gráfico. Também pode-se usar sobre letras ou ilustrações, para dar o mesmo efeito (de cinza ou colorido). A película que permite esses efeitos pode ser lisa ou com desenhos. Pode ser aplicada em porcentagens de 5% a 95%. É conhecida tecnicamente por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1995Q1002052 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

O evento que trata da apresentação profunda de um tema (cerca de 60 minutos) por uma pessoa especialista no assunto, que dá oportunidade à audiência para perguntas, é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1996Q1002056 | Comunicação Social, Principais Teorias e Autores, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

Os fundamentos dos Estudos Culturais estão na análise da ação da mídia sobre as estruturas sociais e o contexto histórico como fatores essenciais para a compreensão da ação desses meios. Observa-se que no desenvolvimento dos Estudos Culturais ocorre um deslocamento do sentido de cultura. Isto é,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1997Q1062985 | Comunicação Social, Texto, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Ao observarmos o jornalismo contemporâneo brasileiro, é possível distinguir categorias discursivas de, pelo menos, cinco gêneros: informativo; interpretativo; opinativo; diversional; utilitário. O último, em particular, pode ser qualificado como “jornalismo de serviço” e pode ser observado de forma recorrente na imprensa diária. Para aumentar o grau de apreensão da informação assim categorizada, certo recurso de redação pode ser empregado em textos radiofônicos factuais quando o acontecimento apresenta características “de serviço”.

Dessa maneira, tendo como base os manuais de redação e estilo, é recomendado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1998Q1062986 | Comunicação Social, Rotinas Produtivas do Jornalismo, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Em 14 de agosto de 2018, foi promulgada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), cujo artigo primeiro estabelece:

“Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade e o livre desenvolvimento da pessoa natural”.

Um debate público surgiu a partir daí, pois existia, nas empresas jornalísticas, o receio de que a referida lei pudesse ser empregada para tolher a liberdade de expressão e comunicação. O movimento regulatório de proteção de dados pessoais tem o objetivo, dentre outros, de evitar abusos nos tratamentos de dados. Contudo, há ponderações de que tal movimento não pode ser utilizado como forma de censura ou limitação do exercício da liberdade de imprensa.

Desse modo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1999Q1010526 | Comunicação Social, Organização de Eventos na Comunicação Social, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

No que se refere ao psiquismo e suas doenças, julgue o item que se segue.

A característica central do transtorno disruptivo da desregulação do humor é a ansiedade crônica grave, que se manifesta por frequentes explosões de raiva, embora haja períodos persistentes assintomáticos, sem irritabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

2000Q1010279 | Comunicação Social, Características da Comunicação Pública, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo à comunicação pública, seus processos, instrumentos e à linguagem simples no setor público.

Em se tratando de conteúdo produzido por autoridade pública legitimamente eleita, a comunicação pública pode dispensar o princípio da impessoalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.