Questões de Concursos Comunicação Social

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21Q146407 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Nas reportagens dos telejornais, quando se quer apresentar uma imagem de superioridade do entrevistado, costuma-se filmar em um plano que privilegia as tomadas de baixo para cima, fazendo com que a objetiva fique abaixo do nível normal do olhar. Esse plano recebe o nome de

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22Q121736 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas, como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Lingüística, têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "Teoria da Comunicação", um apanhado geral de ideias que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a comunicação mediada - como fenômeno social. Entre as teorias, destacam-se o funcionalismo, primeira corrente teórica, a Escola de Frankfurt e a Escola de Paio Alto. O trabalho teórico na América Latina ganhou impulso na década de 1970, quando se passou a retrabalhar e transformar as teorias anteriores. Assim, surgiu a Teoria das Mediações, de Jesús Martin- Barbero, que apresenta uma percepção diferenciada para a relação existente entre emissor e receptor de determinada mensagem. Qual?
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23Q235776 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Definir e distribuir corretamente o orçamento de comunicação integrada de marketing de uma empresa é uma tarefa, no mínimo, complexa. O desafio é destinar a maior parte dos recursos às ferramentas mais eficazes e adequadas ao planejamento de comunicação. No caso de venda no varejo, sabe-se que os gastos com promoção de vendas do tipo desconto em uma determinada marca crescem quando o

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24Q673772 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A atividade de criação publicitária busca, entre outros resultados, a produção do
anúncio ou comercial, que reúne,numa peça, a informação sobre o produto, sobre a
empresa e sobre a perspectiva de consumo. Neste sentido, o comercial se constitui
como uma peça publicitária que tem como objetivo
I) informar o consumidor sobre preço do produto,buscando influenciá-lo na hora da
compra, pois este é o único fator que produz efeito objetivo na decisão.
II) informar e atrair o consumidor de forma persuasiva para influenciá-lo na sua
decisão de compra, motivo principal da criação do anúncio.
III) influenciarpelo valor estético, uma vez que o consumidor orienta a sua compra
exclusivamente pela beleza do anúncio e pela retórica usada para apresentar o
produto.
IV) orientar o consumidor no sentido da sua decisão de compra, trazendo, por isso
mesmo, informações precisas sobre o produto ou serviço,aliadas a uma forma
estética que possa influenciar o consumidor na sua decisão final.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
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25Q105736 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A temática "Responsabilidade Social" tem sido alvo constante de análises no mundo corporativo. E, para além da expressão de compromisso com as causas sociais, incorporou-se como opção de um modelo de gestão.

Considerando a noção de Responsabilidade Social, assinale as respostas verdadeiras com V e as falsas com F e, ao final, marque a resposta correta.

( ) É consenso considerar uma empresa "socialmente responsável" quando ela adota processos que incorporam escuta e negociação com seus parceiros de negócios - internos e externos - fortalecendo uma cultura institucional voltada à democratização das relações de trabalho.

( ) As empresas altamente competitivas adotam um modelo de gestão de Responsabilidade Social Corporativa que submete os projetos sociais às metas e interesses estabelecidos no planejamento estratégico, bem como à hierarquia de poder da empresa, sem com isso perder as características de empresa socialmente responsável.

( ) São vetores da responsabilidade social corporativa: ganhos de imagem corporativa; maior apoio, motivação, lealdade, confiança e melhor desempenho dos funcionários e parceiros; melhor relacionamento com o governo; maiores vantagens competitivas (marca mais forte e mais conhecida, produtos mais conhecidos).

( ) Estabelecer relações de comprometimento com uma agenda social consolidada por projetos de caráter sustentável, é outro quesito para uma empresa ser considerada socialmente responsável.

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26Q153696 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Quanto à Comunicação Interna, é correto afirmar que

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27Q217813 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a evolução tecnológica dos meios de comunicação e
as consequentes transformações da informação gerada, processada,
armazenada e manipulada, julgue os itens que se seguem.

São ferramentas da Web 2.0: blogs, Wikis, vídeos, conferências, redes de relacionamento e mashups/RSS. A utilização do Wiki, software que permite o acesso e a edição coletiva de informações e documentos no ambiente da Web, requer gerenciamento, dada a necessidade de confirmação da veracidade da informação transmitida, que provém de várias fontes.

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28Q149667 | Comunicação Social, Teorias de Comunicação, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Em linhas gerais, para a hipótese do agenda setting

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29Q149827 | Comunicação Social, Marketing, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Um plano de marketing institucional começa, em geral, com uma análise situacional, detecção de problemas e oportunidades, e definição das metas e objetivos. Para tanto, são estabelecidas táticas e estratégias. A diferença entre estratégia e tática em planos de marketing é que a primeira

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30Q656862 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação, FADESP, 2020

Entre as transformações trazidas pela revolução tecnológica na sociedade atual, está a mudança nas relações espaço e tempo, quando houve a evolução do sistema analógico para o sistema digital. Isto possibilitou formas de interatividade, participação e colaboração em tempo-real que ficou conhecida como comunicação digital, em outras palavras,
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31Q151610 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Considere as colunas abaixo.

I. Grande Plano Geral (GPG)

II. Plano Geral (PG)

III. Plano Médio (PM)

IV. Primeiro Plano (PP)

V. Plano de Detalhe (PD)

a. É o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro - os pés sobre a linha inferior, a cabeça encostando na superior do quadro, até o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura.

b. Isola uma parte do rosto do sujeito. Evidentemente, é um plano de grande impacto pela ampliação que dá a um pormenor que, geralmente, não percebemos com minúcia.

c. O ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.

d. Enquadra o sujeito dando destaque ao seu semblante, gesto, à emoção, à fisionomia. Caracteriza- se por isolar o sujeito do ambiente, portanto, dirige a atenção do espectador.

e. Nesse enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro: divide, assim, o espaço com o sujeito. Existe aqui uma integração entre eles. Ele é usado para localizar o espaço da ação.

A correspondência correta entre o plano e o respectivo conceito é

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32Q230976 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O objetivo global do planejamento é proporcionar soluções práticas para problemas mercadológicos e de comunicação, tomando como base as análises da posição da empresa no mercado, seus recursos e capacidades atuais. Em relação à definição dos objetivos de marketing e de comunicação fixados em um planejamento, afirma-se que o(s)

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33Q197817 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Whitaker Penteado (1993), as Relações Públicas nascem do reconhecimento, por parte dos homens de empresa, da necessidade imperiosa de informar o público dentro de padrões rígidos de autenticidade. Uma conseqüência deste processo histórico tem sido a disposição de atender às exigências da Opinião Pública, para a concretização da ética no mundo dos negócios.
Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A ética nos negócios depende basicamente de uma transformação da mentalidade empresarial no sentido de que o homem de empresa trabalha para o consumidor.
II. A ética nos negócios depende diretamente da preponderância do interesse do consumidor nas cogitações da empresa.
III. A ética nos negócios depende do papel exercido pelo consumidor no sucesso ou fracasso de um empreendimento.
IV. A ética nos negócios depende da conscientização do empresário sobre o papel determinante que o consumidor exerce no mercado.

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34Q230007 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Ao solicitar um orçamento de impressão de um folder, é necessário informar algumas características do trabalho.
Observe as características abaixo.

I Número de páginas
II Número de cores
III Tipo de papel
IV Tipo de encadernação
V Número de dobras

São características que se aplicam à impressão de um folder APENAS as apresentadas em

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35Q141194 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Cada rede social tem características próprias, mas todas elas servem para, entre outras finalidades, armazenar informações e conhecimento. Para transformar um conjunto de perfis em um ecossistema de difusão de conteúdo e relacionamento com usuários em uma dinâmica de comunicação em rede é necessário

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36Q141884 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Em A Galáxia da Internet ? Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade (Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 34), Manuel Castells defende que os ?criadores da internet? constituíram conjuntos de valores e crenças que formam comportamento de, pelo menos, quatro grupos: tecnomeritocráticos, hackers, comunidades digitais e empresas. Nesse sentido, a internet é

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37Q156275 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Por hipermídia entende-se:

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38Q114036 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A respeito de endomarketing e comunicação interna, avalie as opções a seguir e assinale a opção incorreta.

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39Q233410 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Jürgen Habermas constrói um novo sistema filosófico, fundamentado na teoria da ação comunicativa. Ele considera a razão como sendo o resultado de uma relação intersubjetiva entre indivíduos que procuram chegar ao entendimento através da linguagem. Nesse sentido, os meios de comunicação de massa

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40Q267429 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de
massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias teve início antes da criação da imprensa tipográfica.

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