Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q142848 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Entre os vários instrumentos de comunicação interna utilizados pela Assessoria de Comunicação está a realização de workshops. Eles ajudam o assessorado a tomar conhecimento sobre assuntos de interesse, além de possibilitar o estreitamento entre a assessoria e o corpo dirigente. Os workshops NÃO são recomendados para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q195982 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Em relação à responsabilidade social analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– Numa perspectiva moderna, a responsabilidade social passa a fazer parte da gestão das organizações e se restringe a atuação de um determinado segmento da sociedade.
II– A responsabilidade social é vista como um compromisso da empresa com relação à sociedade e à humanidade em geral e uma forma de prestação de contas de seu desempenho, baseada na apropriação e uso de recursos que originariamente não lhe pertencem.
III– Programas de responsabilidade social, quando bem realizados, acabam gerando a promoção da imagem da empresa e, até de certa forma, influenciam direta ou indiretamente na margem de lucros da organização.
IV– Responsabilidade social é o cumprimento de uma obrigação política e social por parte das organizações.
V– Do ponto de vista das Relações Públicas responsabilidade social significa o estado avançado do cumprimento ético e proativo das boas relações com os públicos e com a sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q141564 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Há muitos motivos que levam uma empresa, ou uma instituição, a contratar uma Assessoria de Comunicação. Entre eles pode- se apontar:

I. o fortalecimento da imagem do assessorado, buscando a criação de uma massa crítica a partir do que é divulgado na mídia.

II. a defesa do assessorado ou esclarecimento ao público em geral sobre problemas ou acusações anteriormente publicados.

III. a atuação preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer. IV. a reestruturação do setor produtivo, pois ele é de suma importância para o desenvolvimento da empresa em todos os seus escalões.

V. a administração do setor de Recursos Humanos, que deve investir na formação profissional do seu quadro de colaboradores.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q689934 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Dentro de uma instituição, do ponto de vista da comunicação organizacional, quais são as diretrizes que a norteiam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q217660 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Branding, termo utilizado em comunicação para expressar o trabalho de construção e posicionamento de marca, implica a definição de variáveis, como design, cores, aplicabilidade, slogan e divulgação, que dão significado aos diferenciais estratégicos que uma marca representa e que lhe agregarão valor. Uma marca pode afirmar-se por atributo, por benefício, por adequação ao perfil do segmento a que se relaciona e, ainda, por contradição a um concorrente.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q108885 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

As fontes podem ser primárias, secundárias etc. A testemunha de um acidente, um outro documento original são fontes primárias. O livro que cita outro livro, o político que revela ao jornalista aquilo que outro político disse são fontes secundárias. O jornalista deve procurar, sempre que possível, privilegiar as fontes primárias, pois normalmente são mais fidedignas. Assim, pode-se afirmar que as qualidades de uma boa fonte são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q841128 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Pode-se defini-lo como uma ação que se realiza no ponto de venda, tendo a intenção de expor de uma maneira melhor o produto, destacando-se assim da concorrência e atraindo o consumidor.
Essa é a definição de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q104577 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Sobre a Pesquisa de Mercado, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q840344 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Em um questionário ou formulário é possível inserir diferentes tipos de questões. Quando o objetivo de uma determinada questão é identificar graus psicométricos de concordância ou aceitação, o enunciado apresenta ao entrevistado uma afirmação e, abaixo, itens que indicam grau de concordância (discordo totalmente, discordo parcialmente, indiferente, concordo parcialmente, concordo totalmente). Esse tipo de questão é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q846327 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

A função principal do media training é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q196608 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O Direito da Comunicação é constituído pelo conjunto de normas que se encontram na Constituição e em leis específicas e não-específicas da área de Comunicação. Qual das alternativas a seguir explicita a finalidade das leis específicas que regulamentam essa área?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q131894 | Comunicação Social, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Sobre a história da televisão brasileira, as opções abaixo são verdadeiras, exceto:
 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q24475 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Comunicação pública de governo é a atividade que opera a intermediação da comunicação entre instituições públicas e os cidadãos de maneira a fornecer informações, promover ações e projetos públicos, divulgar políticas implementadas, e estimular a população a se envolver politicamente, visando a informação para a edificação da cidadania. Os seguintes enunciados referem-se à utilização de tecnologias digitais na comunicação pública de governo. Assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q156062 | Comunicação Social, Teorias de Comunicação, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Num debate público, algumas pessoas expressam abertamente os seus pontos de vista. As que recusam essa perspectiva muitas vezes sentem-se marginalizadas e, frequentemente, retiram-se ou calam-se. Esta inibição faz com que a opinião que recebe apoio explícito pareça mais forte do que é realmente, e a outra, mais débil. O exame deste fenômeno por Elisabeth Noelle-Neumann ficou consolidado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q194543 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analisando o contexto da revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, com o uso de tipos móveis, inventados por Gutenberg, em 1450, Burke e Brigs (2004) assinalam aspectos característicos desta revolução. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra " V" , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra " F" , quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica não é fator independente, relacionado apenas ao aprimoramento da tecnologia, mas necessita de condições sociais e culturais favoráveis à sua disseminação.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao padronizar os textos, colocou em circulação visões uniformes da realidade, estabilizando as relações humanas e sociais.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica preservou o conhecimento, antes restrito à circulação fluida de manuscritos e da comunicação oral.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica funcionou mais como um catalisador das mudanças, mas não constitui o fator que originou as mudanças.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao colocar crescentes e diferentes textos em circulação, propiciou a crítica às autoridades, favorecendo a divulgação de visões diferenciadas sobre um mesmo assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q658014 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, FADESP, 2020

A comunicação intensificada no século XXI trouxe para o jornalismo uma dinâmica que ultrapassa questões como atualidade, proximidade, controvérsia, próprias da atividade jornalística, com a participação e colaboração do cidadão comum na divulgação de informações.
Neste sentido, pode
-se afirmar que o jornalismo se organiza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q229558 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Elementos como emissor, código e mensagem estão presentes em diferentes modelos construídos para analisar a comunicação. O desenvolvimento da visão pragmática chama a atenção para a necessidade de levar também em conta o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q693461 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito de técnicas de negociação e tomadas de decisão, julgue o item a seguir.
 A objetividade é fundamental para a efetividade de uma negociação e para o alcance de soluções mais adequadas de forma eficiente. 
  1. ✂️
  2. ✂️

219Q267841 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Massa e público são termos que têm conceitos diferentes conforme
a teoria da comunicação que os defina. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

A teoria do two steps flow, assim denominada por dividir o fluxo da comunicação em dois tempos, defende a hipótese de que os efeitos da comunicação de massa são mais eficientes do que as interações que se realizam no âmbito interpessoal, em que os emissores exercem influencia sobre os receptores.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q120633 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Avalie as afirmações a seguir, sobre o emprego da internet como ferramenta de comunicação.

I. A publicação de informações na internet permite que as atividades de um jornalista estejam presentes e disponíveis 24 horas por dia. Por meio dos computadores, os públicos interessados podem conhecer mais e melhor uma organização, a qualquer hora. Em todo o mundo, os diferentes horários de fechamento das edições dos jornais não impedem que os jornalistas conectados com a rede mundial acessem os sites das empresas na busca de informações e dados que completem suas matérias e reportagens.

II. Como ferramenta para prover e recuperar a informação, a internet tem a capacidade de permitir que a informação seja pesquisável dentro de uma organização ou em todo o mundo. Jornalistas que procuram fontes de informação podem entrar com palavras-chave em mecanismos de busca, o que transforma a internet em uma verdadeira biblioteca mundial de referências.

II. Como ferramenta para prover e recuperar a informação, a internet tem a capacidade de permitir que a informação seja pesquisável dentro de uma organização ou em todo o mundo. Jornalistas que procuram fontes de informação podem entrar com palavras-chave em mecanismos de busca, o que transforma a internet em uma verdadeira biblioteca mundial de referências.

III. Muitas barreiras de comunicação enfrentadas hoje têm sido quebradas pela internet. Uma delas é a geográfica: empresas de diversos ramos começam a permitir que seus empregados trabalhem em casa, conectados ao escritório por meio de computadores equipados com um modem.

IV. Os jornalistas também podem realizar suas entrevistas, por meio do e-mail, com pessoas que estejam em qualquer parte do mundo. As perguntas e as questões circulam pela rede mundial em uma ou mais sessões, sem que muitas vezes entrevistado e entrevistador se conheçam pessoalmente.

É incorreto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.