Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2001Q1010537 | Comunicação Social, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Acerca de epidemiologia e estatística, julgue o item seguinte.

Estudo transversal é aquele no qual se faz um corte prospectivo, acompanhando-se determinado grupo em um período de tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2002Q1055082 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A obtenção do desenvolvimento econômico implica, atualmente, a conscientização sobre a importância da responsabilidade social. Trata-se de uma prática a ser incorporada por agentes como o Estado, a iniciativa privada e a cidadania em geral, e que deve estar articulada rumo a uma harmonia internacional, uma vez que as ações humanas, independentemente de onde sejam desencadeadas, produzem impactos sociais. A responsabilidade social pressupõe um comportamento que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2003Q1010541 | Comunicação Social, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

João tem 46 anos de idade e trabalha há 10 anos em uma linha de montagem. Enquanto exerce suas atividades, ele permanece por períodos longos em uma posição que acarreta manutenção da abdução do membro superior direito, realizando movimentos que requerem aplicação de força. Certa vez, João compareceu ao ambulatório de saúde ocupacional de sua empresa com queixa de dor latejante e profunda no ombro direito, de pequena intensidade, iniciada havia algumas semanas. Ao exame, apresentava dor na face lateral de ombro direito e região escapular homolateral, que piorava à abdução de 60° a 120° e à rotação externa do membro superior direito. Não havia atrofia muscular ou limitação relevante de movimentação do ombro.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

João apresenta quadro clínico compatível com osteoartrite em ombro direito.

  1. ✂️
  2. ✂️

2004Q1036400 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Ao detalhar um planejamento de comunicação, para além da earned media, deve-se considerar também as owned e paid media.
Entre os pontos fortes da owned media, podem ser citados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2005Q1010294 | Comunicação Social, Comunicação Interna na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a canais e estratégias de comunicação interna e a planejamento editorial de publicações internas, julgue o próximo item.

Ferramentas de comunicação informacionais objetivam construir vínculos com o público interno, promovendo o diálogo e a troca de informações por meio de mecanismos de feedback.

  1. ✂️
  2. ✂️

2006Q1010297 | Comunicação Social, Comunicação Interna na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a canais e estratégias de comunicação interna e a planejamento editorial de publicações internas, julgue o próximo item.

As ferramentas de comunicação interna podem ser classificadas como informacionais, relacionais e híbridas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2007Q1012874 | Comunicação Social, Relações Públicas, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da gestão de eventos, de projetos e de programas culturais e das políticas culturais no Brasil, julgue o item subsequente.

A produção cultural apresenta características complexas inerentes à função de dar forma e administrar bens materiais e imateriais, haja vista as peculiaridades relativas à organização de projetos, que vão desde o processo criativo até a gestão de fornecedores e serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

2009Q958112 | Comunicação Social, Texto, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Estão corretas as grafias dos seguintes cargos compostos: diretora-geral; Vice-Presidente; e secretário executivo interino.
II. Interino é aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento e impedimentos legais ou regulamentares do titular.
III. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.
IV. Para autoridades de hierarquia superior à do remetente, utiliza-se o fecho “respeitosamente”.
V. Utiliza-se o “ofício circular” quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2010Q1012657 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da comunicação digital e das mídias web e digitais, julgue o item que se segue.

Com o surgimento das novas mídias web e digitais, as organizações reconsideraram aspectos relacionados à convergência operacional, que diz respeito ao fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas e à narrativa hipermidiática.

  1. ✂️
  2. ✂️

2011Q1061567 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da assessoria de comunicação e do papel do assessor, julgue o próximo item.
Com as mudanças no cenário tecnológico, o papel do assessor de comunicação tem-se aproximado da esfera da comunicação mercadológica por meio de, por exemplo, redação de conteúdos pautados não só por valores-notícia, mas também por técnicas de marketing de conteúdo, como o SEO.
  1. ✂️
  2. ✂️

2012Q1061571 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, em relação a sugestões de pauta,releasese artigos.

Atualmente, devido à multiplicidade de acontecimentos pautados pela própria sociedade, é desnecessário que o assessor de comunicação realize levantamento prévio de pautas, pois os assuntos podem mudar a todo momento.

  1. ✂️
  2. ✂️

2013Q1007349 | Comunicação Social, Opinião Pública em Marketing, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Considere o texto a seguir:

No exercício da função de publicitários, nos deparamos com a questão da propaganda enganosa, ou publicidade oculta, que já foi alvo de extensos debates e que pode trazer consequências judiciais tanto às agências de publicidade quanto aos profissionais executores das campanhas e até mesmo ao cliente (organização) que aprovou o trabalho da agência.

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que melhor justifica a atitude da organização em face do consumidor quando da veiculação de campanha publicitária e ações de comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2014Q1049132 | Comunicação Social, Ética da Comunicação, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Considere os incisos descritos abaixo.

I. A tabela de preços dos veículos é pública e igual para todos os compradores, dentro de iguais condições, incumbindo ao veículo observá-la e fazê-la observada por todos os seus agentes ou prepostos, cujo reconhecimento como tal poderá ser cancelado por infração deste dispositivo.

II. Aos veículos de propaganda fica naturalmente reservado o direito de dar ou não crédito à agência, não sendo lícito, porém, negar-lhe a comissão e recusar-lhe a divulgação do anúncio quando pago à vista. Excetuem- se os casos em que a matéria não se enquadre dentro da ética ou quando a agência tenha deixado de ser reconhecida pelo veículo, do que lhe deve ser dado aviso com 90 dias de antecedência.

III. A comissão percebida pelo corretor não é, necessariamente, a mesma concedida às agências que dão “del credere” efetivo e fazem as cobranças das notas dos veículos aos anunciantes.

IV. Todo trabalho do profissional de propaganda faz jus à paga respectiva nas bases combinadas, na falta destas prevalecendo o preço comum para trabalhos similares. Em caso de dúvida, poderá ser o preço avaliado por três profissionais indicados, a pedido, pelo presidente da ABP ou suas similares estaduais. É proscrita por desleal a prestação de serviços profissionais gratuitos ou por preços inferiores aos da concorrência, a qualquer título, excetuados, naturalmente, os casos em que o beneficiário seja entidade incapaz de remunerá-los e cujos fins sejam de inegável proveito social coletivo.

V. Os veículos faturarão sempre em nome das agências, enviando as notas aos anunciantes que farão o respectivo pagamento.

Sobre o tópico que trata das “Normas”, do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2015Q1007920 | Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

É sabido que uma série de ações comunicacionais voltadas para o público interno precisam ser implementadas no intuito de reforçar a missão e os valores organizacionais, dentre outros pontos que integram um plano de comunicação social corporativo. Outro aspecto que não deve ser negligenciado é o sentimento de pertencimento e motivação do funcionário. Para estreitar os laços afetivos e, ainda, alinhar os objetivos pessoais com os objetivos organizacionais, o marketing interno entende que os empregados devem sempre ser tratados como clientes. Daí se infere que o endomarketing é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2016Q1052993 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje. Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.
Com base no texto, julgue os itens a seguir.

A atuação do profissional de relações públicas nas relações governamentais, com a mídia e cerimoniais é desprezada por Kunsch.
  1. ✂️
  2. ✂️

2017Q1025861 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao trabalho de relações públicas emarketing.

O cerimonial é responsável pela ordem na qual cada parte do evento acontecerá, enquanto o protocolo cuida da parte relacionada à legislação para realizar o evento corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

2019Q1000804 | Comunicação Social, Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, Jornalista, EBSERH, FGV, 2024

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária prevê que a publicidade de produtos farmacêuticos isentos de prescrição, também conhecidos como medicamentos populares,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2020Q967270 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

“Mais recentemente, apresenta-se para os gestores organizacionais a perspectiva de uma ação gerencial dialógica, baseada nas idéias de Jurgüen Habermas e de outros teóricos frankfurtianos, entre eles Herbert Marcuse, Horkheimer e Adorno (...) A racionalidade comunicativa se coloca como crítica à racionalidade instrumental ou funcional, conceito descrito por Max Weber”. (NASSAR, Paulo. Comunicação interna: a força das empresas.
São Paulo: Aberje, 2005, p. 18)

Nos estudos de Comunicação Empresarial, o conceito de racionalidade comunicativa está alinhado ao chamado modelo simétrico de duas vias, desenvolvido por Grunig e Hunt. Tal modelo tem como característica o fato de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.