Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2021Q1010278 | Comunicação Social, Características da Comunicação Pública, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo à comunicação pública, seus processos, instrumentos e à linguagem simples no setor público.

A comunicação pública é orientada pelo interesse público e pela transparência, devendo considerar a pluralidade de vozes e o acesso equitativo à informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

2022Q967270 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

“Mais recentemente, apresenta-se para os gestores organizacionais a perspectiva de uma ação gerencial dialógica, baseada nas idéias de Jurgüen Habermas e de outros teóricos frankfurtianos, entre eles Herbert Marcuse, Horkheimer e Adorno (...) A racionalidade comunicativa se coloca como crítica à racionalidade instrumental ou funcional, conceito descrito por Max Weber”. (NASSAR, Paulo. Comunicação interna: a força das empresas.
São Paulo: Aberje, 2005, p. 18)

Nos estudos de Comunicação Empresarial, o conceito de racionalidade comunicativa está alinhado ao chamado modelo simétrico de duas vias, desenvolvido por Grunig e Hunt. Tal modelo tem como característica o fato de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2023Q1055085 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Conceitualmente, a identidade de uma empresa é o resultado das percepções públicas, ou seja, como o público a enxerga por meio de suas ações de comunicação. Assim, toda empresa tem uma identidade própria conferida por seus públicos. O reflexo dessa identidade é a imagem da empresa. Se a identidade inspirar confiança, coerência, alinhamento com interesses da sociedade, a imagem será positiva. Caso contrário, se for uma identidade associada à desconfiança, incoerência, falta de compromisso social, a imagem será negativa. (SILVA NETO, Belmiro Ribeiro da. Comunicação Corporativa e Reputação: Construção e Defesa da Imagem Favorável. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 4-5.)
Sabendo-se que o slogan corresponde a um dos recursos de divulgação da identidade corporativa, como, por exemplo, “Pfizer – trabalhamos juntos para um mundo mais saudável”, é válido pensar que ele é utilizado pela comunicação corporativa para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2024Q1010285 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da comunicação nas organizações, julgue o próximo item.

Releases e sugestões de pauta são peças opinativas destinadas a reforçar o posicionamento ideológico da instituição diante de temas de alta sensibilidade política.

  1. ✂️
  2. ✂️

2025Q1010296 | Comunicação Social, Comunicação Interna na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a canais e estratégias de comunicação interna e a planejamento editorial de publicações internas, julgue o próximo item.

As publicações impressas continuam sendo eficientes canais de comunicação, pois podem ser acessadas facilmente, de qualquer lugar, a qualquer hora, além de poderem ser atualizadas com frequência.

  1. ✂️
  2. ✂️

2026Q1010556 | Comunicação Social, Comunicação Institucional, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

A respeito do trabalho noturno e em turnos, julgue o item subsecutivo.

A insônia e a falta de sono adequado podem ser tanto sintomas do estresse e da ansiedade, como desencadeadores de comprometimento da saúde mental do trabalhador.

  1. ✂️
  2. ✂️

2027Q967556 | Comunicação Social, Nota e Notícia, Comunicação Social, CONAB, IADES

Quanto à estrutura de textos jornalísticos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2028Q1012884 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo às notas oficiais, aomarketinginstitucional e à responsabilidade social nas organizações.

O desempenho social de uma organização pode ser avaliado com base em um modelo que propõe a análise de quatro tipos de responsabilidade social: a econômica; a ética; a legal; e a filantrópica.

  1. ✂️
  2. ✂️

2029Q1033181 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

As políticas culturais no Brasil sempre tiveram cunho nacionalista, com predominância das leis de incentivo via isenção fiscal. A primeira lei de incentivo à cultura por isenção fiscal do Brasil é a Lei
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2030Q1012970 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à assessoria de imprensa, aorelease, aopresskit,à organização de entrevistas coletivas e aoclipping, julgue o item subsequente.

Em uma organização, a assessoria de imprensa deve ser participativa, em vez de aguardar passivamente pela comunicação de informações.

  1. ✂️
  2. ✂️

2031Q1007346 | Comunicação Social, Diagramação na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia a sentença abaixo:

O processo de diagramação consiste basicamente em distribuir os elementos gráficos no espaço de uma página e criar os layouts com texto, gráficos e imagens — podendo ser conteúdos impressos ou on-line.

Assinale a alternativa que melhor explica a relação entre diagramação e técnicas de impressão e medidas gráficas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2032Q1012229 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito aos elementos básicos da comunicação social e aos conceitos básicos, à natureza e às funções estratégicas das relações públicas, julgue o próximo item.

O canal é o elemento da comunicação responsável pelo deslocamento da mensagem no espaço (som, papel, Internet) e no tempo (gravação em áudio, vídeo ou texto).

  1. ✂️
  2. ✂️

2033Q1035027 | Comunicação Social, Relações Públicas, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Muitas empresas organizam congressos que podem ter diversos objetivos. Sobre esse tipo de evento, avalie as afirmativas a seguir:

I. Os congressos são eventos comerciais destinados à equipe de vendas interna, externa e aos canais de distribuição da empresa e ocorrem em data e local por ela definidos;

II. Nos congressos, profissionais da mesma área de atuação reúnem-se, geralmente em local fechado e restrito aos participantes, para discutir sobre temas de interesse comum;

III. Os congressos são usados prioritariamente para divulgar algo novo e de interesse público, como lançamento de um produto ou serviço, aquisições de outras empresas ou bons resultados empresariais;


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2034Q1002053 | Comunicação Social, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

O Adobe InDesign é um software da Adobe Systems desenvolvido para diagramação e organização de páginas. Esse software foi criado para substituir o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2035Q1025864 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao trabalho de relações públicas emarketing.

A função estratégica das relações públicas diz respeito ao trabalho de posicionamento realizado pelos profissionais de relações públicas para que a organização interaja com a sociedade de uma forma inteligente; para isso, é necessário expor a missão, a visão e os valores da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

2036Q1025865 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao trabalho de relações públicas emarketing.

O cerimonial é responsável por definir os estilos e os costumes que farão parte de atos públicos e solenes.

  1. ✂️
  2. ✂️

2037Q1000806 | Comunicação Social, Multiplicidade de Conceitos, Jornalista, EBSERH, FGV, 2024

Embora alguns autores afirmem que o conceito de comunicação pública ainda está em construção, já é possível identificar algumas de suas características.

Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.

I. Comunicação pública deve possibilitar que o cidadão expresse suas posições certo de que será ouvido com interesse, que participe ativamente, obtenha orientação, educação e diálogo.
II. A centralidade do processo de comunicação pública restringe-se à instância governamental, que exerce seu direito de definir quais informações devem (ou não) ser disponibilizadas aos cidadãos.
III. A comunicação pública é um bem de natureza individual, e cada cidadão é o único responsável por identificar e solicitar as informações que acredita ter direito.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2039Q1055088 | Comunicação Social, Ética da Comunicação, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade produziu um e-book intitulado “As leis, a publicidade e as crianças: o que é preciso saber, o que dá pra fazer”, a fim de orientar profissionais da Publicidade quanto à criação de propagandas destinadas ao público infantil. Conforme o documento, constitui uma conduta que deve ser observada na propaganda dirigida às crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2040Q974983 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Uma empresa de autoria de imagem foi contratada por um órgão público. A principal fonte de informação para essa auditoria é a avaliação do(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.