Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2041Q1020562 | Comunicação Social, Ética da Comunicação, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

A briga pela liderança de mercado já colocou marcas mundialmente famosas, rivalizando não apenas na busca pelos consumidores, mas publicamente na mídia, por meio de comerciais ousados e provocativas.

“Nos anos 90, a Pepsi colocou dois motoristas de caminhão - um da própria marca e um da Coca-Cola - sentados lado a lado em um restaurante. Em determinado momento, os personagens trocam de refrigerantes para comparar sabores. O motorista da Pepsi devolve a Coca-Cola ao novo amigo, mas o da Cola-Cola, não... Criado pela agência BBDO e dirigido por Joe Pytk, o filme foi veiculado pela primeira vez durante o Super Bowl de 1995, o evento esportivo de maior audiência dos Estados Unidos…

” Em outro comercial a Coca-Cola recorreu a justiça e conseguiu suspender a veiculação da peça. Nele, a Pepsi mostrava um menino em frente a uma máquina de refrigerantes. Após retirar da máquina duas latas de Coca-Cola, o menino usa as duas embalagens como “degraus” para conseguir retirar, por fim, uma Pepsi.“ (Fonte: revista Exame, abril, 13 set 2016, adaptado).

Assinale a alternativa que apresenta a estratégia adotada pela Pepsi nessa ação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2042Q1009044 | Comunicação Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

No contexto da comunicação organizacional, os elementos do processo comunicativo possuem funções específicas que contribuem para a transmissão eficaz das informações, assegurando assim o sucesso da comunicação.
Com base nesses elementos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2044Q975002 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Reportagens assistidas por computador, monitoramento das redes sociais para proposição de pautas jornalísticas e uso de tecnologias digitais para produção e recepção de informação se tornaram presentes nas redações. Os profissionais de imprensa, a partir da concepção de trabalho multiplataforma e interconectado, passam a se dedicar também ao nicho dos dispositivos móveis. Daí conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2045Q1012650 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às interfaces entre as relações públicas e à administração da empresa, julgue o seguinte item.

A comunicação institucional é a área responsável pela criação e pelo fortalecimento da identidade e da imagem da organização e visa promover a missão, a visão, os valores e a filosofia da instituição perante o público interno e externo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2046Q1085357 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação à função social das novas tecnologias, julgue o item seguinte.


No que se refere à informática na educação, a relação com o outro deve ser explorada por meio das tecnologias facilitadoras dos processos de autonomia e autoconhecimento do indivíduo.


  1. ✂️
  2. ✂️

2047Q1012655 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

A imagem institucional possui natureza intangível, por isso sua condução no contexto da comunicação institucional constitui um desafio para a área de relações públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2048Q1006518 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

Grandes empresas empregam estratégias de marketing institucional voltadas para ações internas. A intenção dessas ações se volta para a melhoria da imagem da organização entre os seus stakeholders com a intenção de melhorar a motivação da equipe e reduzir o turnover.
Essa ação de marketing dirigida aos colaboradores é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2049Q1072586 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.
Coluna, como gênero jornalístico, também é chamada de crítica e, nos cadernos culturais, orienta o leitor para a aquisição de produtos culturais disponíveis no mercado.
  1. ✂️
  2. ✂️

2050Q1033182 | Comunicação Social, História das Comunicações, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

A Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) tem como finalidade promover, incentivar e amparar, em todo o território nacional, a prática, o desenvolvimento e a difusão de atividades artísticas. Em termos regimentais, a FUNARTE
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2051Q1012971 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximos item, relativo às notas oficiais, ao marketing institucional e à responsabilidade social nas organizações.

O marketing institucional pode abranger toda e qualquer atividade estratégica de marketing que aplique suas técnicas no fortalecimento das ideias da instituição e da sua imagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

2052Q1007348 | Comunicação Social, Inteligência Artificial na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto a seguir:

“A Pesquisa em Comunicação compreende, portanto, o estudo científico dos elementos que integram o processo comunicativo, a análise de todos os fenômenos relacionados ou gerados pela transmissão de informações, sejam dirigidos a uma única pessoa, a um grupo ou a um vasto público. É o estudo dos efeitos produzidos junto ao receptor, a partir das intenções do comunicador.”
(MARQUES DE MELO, J. Comunicação Social: teoria e pesquisa. Petrópolis, Vozes, 1970, p. 83-84)

Assinale, a partir da leitura do texto acima, a alternativa que traz a técnica que diferencia a coleta de dados ao introduzir a chamada descrição densa do campo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2053Q1000465 | Comunicação Social, Comunicação Institucional, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

No contexto das organizações, a comunicação institucional propõe a valorização do discurso da empresa por meio de sua história, valores, de como se relaciona com seus públicos e de sua responsabilidade social. Para tanto, cria publicações impressas específicas que destacam esses aspectos.
Assinale a alternativa que apresenta as quatro principais publicações da comunicação institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2054Q1007909 | Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Marshall McLuhan, no clássico Os meios de comunicação como extensões do homem, propôs a classificação dos meios como quentes ou frios, sendo os primeiros aqueles que “prolongam um único de nossos sentidos e em alta definição”. (MCLUHAN, 1969) Portanto, na perspectiva do autor, seriam meios quentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2055Q1007912 | Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

“Se o espetáculo, tomado sob o aspecto restrito dos ‘meios de comunicação de massa’, que são sua manifestação mais esmagadora, dá a impressão de invadir a sociedade como simples instrumentação, tal instrumentação nada tem de neutra: ela convém ao automovimento total da sociedade. Se as necessidades sociais da época na qual se desenvolvem essas técnicas só podem encontrar satisfação com sua mediação, se a administração dessa sociedade e qualquer contato entre os homens só se podem exercer por intermédio dessa força de comunicação instantânea, é porque essa ‘comunicação’ é essencialmente unilateral; sua concentração equivale a acumular nas mãos da administração do sistema os meios que lhe permitem prosseguir nessa precisa administração.” (DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997, p. 17)

A obra intitulada A sociedade do espetáculo, do escritor francês Guy Debord, aborda conceitos como ideologia, alienação, mediação sociocultural, dentre outros. Ao aceitarmos a premissa de que a espetacularização é uma estratégia de poder, o papel de agente cabe aos meios de comunicação de massa. De acordo com o exposto acima, o espetáculo na sociedade tem como desígnio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2056Q1025863 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao trabalho de relações públicas emarketing.

As relações públicas têm uma abordagem diferente do marketing, pois dão ênfase aos aspectos institucionais e corporativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2057Q1002059 | Comunicação Social, Legislação Publicitária, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

Segundo a Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967, que disciplina a profissão de Relações Públicas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2058Q967261 | Comunicação Social, Ética da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Teorias elaboradas acerca das origens e funções da propaganda situam suas origens em fins do século XVI. Estaria referida à formação de missionários, aos quais competiria disseminar uma crença.

Por propaganda, pode-se então entender:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2059Q1010277 | Comunicação Social, Características da Comunicação Pública, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo à comunicação pública, seus processos, instrumentos e à linguagem simples no setor público.

O uso da linguagem simples no setor público pode comprometer a precisão dos documentos oficiais, devendo, por isso, ser evitada em conteúdos institucionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.