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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2121Q996517 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Conjunto de percepções, crenças, ideias, impressões que uma pessoa ou público determinado mantém em relação a uma marca, produto, serviço ou pessoa. Essa proposição constitui um importante conceito da publicidade e propaganda.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta este conceito.
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2122Q996518 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

O planejamento em publicidade e propaganda se divide em dois grandes níveis, sendo que cada um tem uma definição e reconhecimento próprios de sua importância, assim determinados: o ______ é um processo de definição e elaboração de estratégias e objetivos de longo prazo para uma campanha publicitária. O ______ é mais detalhado e focado no curto prazo. Ele transforma estratégias em ações concretas e diárias.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
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2123Q1012646 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximos item, relativo às notas oficiais, ao marketing institucional e à responsabilidade social nas organizações.

O marketing institucional contempla as atividades realizadas a fim de criar, manter ou modificar atitudes e comportamentos do público-alvo com relação à organização.

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2124Q1061565 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.

A comunicação organizacional, entendida de forma integral, é elemento que atravessa todas as ações de uma organização e configura a construção de sua cultura e identidade.

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2125Q1033183 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

O samba de roda, forma musical-coreográfica, foi incluída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na sua III Declaração de Obras-Primas do Patrimônio Imaterial da Humanidade. O samba de roda citado é advindo, originalmente,
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2126Q1074664 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade, INSS, FUNRIO

Em uma campanha publicitária, o título formado por mais de uma frase na mesma página ou página dupla é chamado de
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2127Q1074666 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Publicidade, INSS, FUNRIO

Grande parte das redes sociais e sites de compartilhamento na internet opera segundo uma lógica de gamificação. Isso significa que
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2128Q1012225 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito a ética e legislação em comunicação social, julgue o item a seguir.

A linguagem é central na prática ética, pois é por meio dela que os sujeitos identificam, expressam e negociam suas necessidades na esfera pública.

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2129Q1000805 | Comunicação Social, Lei de Acesso à Informação na Comunicação Social, Jornalista, EBSERH, FGV, 2024

Os procedimentos previstos na Lei nº 12.527, de 2011, têm como uma de suas diretrizes a observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção.

Contudo, a Lei de Acesso à Informação prevê que a informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como
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2130Q1028198 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Para FORNI (2018), “[c]omunicação de crise é o ato de processar efetivamente as informações sobre um evento negativo, com os principais stakeholders: empregados, mídia, clientes, acionistas, fornecedores e tantos outros, conforme a natureza da crise”. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir sobre como uma organização deve conduzir a comunicação de crise.

I. Todos os públicos que tenham alguma relação com a organização atingida pela crise precisam ser informados e tranquilizados;

II. A organização deve delegar à mídia o comando da comunicação e entregar informações, mesmo parciais, rapidamente, para que os repórteres cuidem da opinião pública durante a crise;

III. A comunicação interna deve ser a última a ser planejada pela organização, pois em situações de crise, os colaboradores evitam falar com a mídia e preferem por ela ser informados.

Está correto o que se afirma em:

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2131Q996201 | Comunicação Social, Área 13, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Baseado no Teorema da Amostragem de Nyquist e Shannon, um sinal contínuo pode ser apropriadamente amostrado somente se ele não contiver componentes em frequência ______ da frequência de amostragem. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
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2132Q1028202 | Comunicação Social, Mensuração de Resultados, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Para avaliar e mensurar a vantagem competitiva das empresas, em seu método intitulado quociente reputacional, Charles Fombrun:
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2133Q1010540 | Comunicação Social, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

João tem 46 anos de idade e trabalha há 10 anos em uma linha de montagem. Enquanto exerce suas atividades, ele permanece por períodos longos em uma posição que acarreta manutenção da abdução do membro superior direito, realizando movimentos que requerem aplicação de força. Certa vez, João compareceu ao ambulatório de saúde ocupacional de sua empresa com queixa de dor latejante e profunda no ombro direito, de pequena intensidade, iniciada havia algumas semanas. Ao exame, apresentava dor na face lateral de ombro direito e região escapular homolateral, que piorava à abdução de 60° a 120° e à rotação externa do membro superior direito. Não havia atrofia muscular ou limitação relevante de movimentação do ombro.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O quadro descrito sugere acometimento do músculo supraespinhal direito.

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2134Q1010549 | Comunicação Social, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Pedro, que trabalha em um abatedouro há 10 anos, compareceu ao ambulatório de saúde ocupacional com quadro de febre, cefaleia, mialgia, anorexia e náuseas. Após uma semana do início dos sintomas, ele retornou ao ambulatório com quadro hemorrágico e icterícia rubínica de início abrupto.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Considerando o provável diagnóstico de Pedro, espera-se que o episódio relatado confira imunidade suficiente para que ele não volte a apresentar novos casos da doença.

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2135Q1036408 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Levando em conta a importância da comunicação em um cenário de crise, avalie as orientações a seguir:
I. A publicação de notas e comunicados à imprensa é suficiente para conter crises que não envolvam grande número de mortos ou feridos.
II. Numa crise, a organização não deve demonstrar medo, razão pela qual precisa comandar as ações de comunicação o mais rápido possível e evitar a postura do “nada a declarar”.
III. As más notícias devem ser comunicadas aos poucos; os públicos de interesse devem ser monitorados e avaliados para que, em caso de feedback negativo, as interações cessem.
Está correto o que se afirma em
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2136Q1010554 | Comunicação Social, Integração Corporativa, Área do Trabalho, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

O conceito de carga mental do trabalho é um produto conceitual originado da noção de carga de trabalho, entendida genericamente como um campo de interação entre as exigências da tarefa e a capacidade de realização humana. O termo também é oriundo da psicologia do trabalho, e seu conceito é retomado pela ergonomia francesa e pelo Human Factors norte-americano e difundido no campo da psicopatologia do trabalho e da saúde do trabalhador.

Gontijo. Avaliação da carga mental de trabalho: uma estratégia da ergonomia na gestão de pessoas. 2024 (com adaptações).

Dado que a ergonomia busca proporcionar melhorias e controle das condições psicofisiológicas presentes na realidade de trabalho, a mensuração da carga mental de trabalho não faz parte da avaliação ergonômica, mas apenas da psicopatologia do trabalho.

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2137Q1017990 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da comunicação de crise, julgue o item subsecutivo.

Na comunicação de crise grave, a organização deve se comunicar de forma exclusivamente institucional, a fim de preservar a imagem de seus gestores.

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2138Q1037213 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Na preparação e distribuição dos releases, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre eles, leia o texto a seguir:
É fundamental o uso da técnica de redação jornalística. O conteúdo deve ser sintetizado pelo aspecto mais importante no _______. Deve-se apresentar um “________”, algo que “segure” o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura. É importante identificar a pessoa que costuma decidir a pauta, o ____________. Devido à grande rotatividade nas redações, é necessário manter o _________atualizado, identificando corretamente o nome e o cargo do destinatário do release. Entrar em contato direto como jornalista para confirmar o recebimento, o chamado ___________, só deve ser feito em situações especiais. O assessor deve saber o máximo possível sobre cada assunto para facilitar o atendimento, caso um jornalista busque informações adicionais.
(DUARTE, 2018, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.
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2139Q996511 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

De acordo com o conceito e o objetivo, o release produzido pela assessoria de imprensa, com formato específico, é um texto:
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2140Q1029025 | Comunicação Social, Características da Comunicação Pública, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

De acordo com a Instrução Normativa nº 004/2021-GAB/DPERO, que define rotinas para a realização das atividades da Diretoria de Comunicação da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, cabe à DCOM planejar, organizar e acompanhar a programação de cerimonial, solenidades e recepções oficiais da Instituição, no âmbito interno e externo, de acordo com as Normas de Cerimonial Público.
Para tal, está prevista a existência de uma equipe de Marketing, de clipping e de Cerimonial. Caberá a equipe de clipping
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