Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2161Q1087221 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, TJ RJ, FCC

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a respeito da obrigatoriedade de se inserir uma mensagem educativa na publicidade de produtos da indústria de automóveis. (http://www.bahianoticias.com.br – 07/06/2011)
Porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2162Q1000816 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Jornalista, EBSERH, FGV, 2024

O conteúdo de um veículo empresarial interno, para interessar aos leitores e cumprir suas funções na estratégia de gestão, deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2163Q1017987 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos produtos de uma assessoria de comunicação, julgue o item a seguir.

O clipping consiste na identificação rotineira de citações sobre a organização ou determinados temas nos veículos de comunicação, seguida da organização das informações, sua avaliação e encaminhamento ou disponibilização para ciência dos interessados.

  1. ✂️
  2. ✂️

2164Q1085358 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação à função social das novas tecnologias, julgue o item seguinte.


A função principal das tecnologias aplicadas à educação é a de servirem estas como ferramentas sensoriais que permitam, de maneira estritamente individualizada, a construção de significados e as representações do mundo.


  1. ✂️
  2. ✂️

2165Q1087222 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Comunicação Social, TJ RJ, FCC

A Pós-Modernidade se apresenta como o movimento que desata todas as amarras da rigidez que foi imposta ao homem moderno. Ela deve ser entendida, em linhas gerais, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2166Q1000457 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Para algumas profissões, apenas o diploma é exigido para o exercício legal da profissão, mas na área de comunicação, apenas duas delas têm a obrigatoriedade de registro conforme os textos abaixo:

De acordo com a LEI Nº 5.377, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1967:

Art. 3º O registro do profissional de ______ fica instituído com a presente Lei, e tornar-se-á obrigatório no prazo de 120 (cento e vinte) dias a contar da sua publicação, para aqueles que já se encontram no exercício da profissão.


Parágrafo único. O registro referido neste artigo será feito pelo Serviço de Identificação Profissional do Ministério do Trabalho e Previdência Social, mediante comprovante ou comprovantes portados pelos profissionais nas hipóteses das letras “a” a “c” do art. 1º.


E

De acordo ao DECRETO Nº 83.284, DE 13 DE MARÇO DE 1979:

Art. 4° O exercício da profissão de ______ requer prévio registro no órgão regional do Ministério do Trabalho, que se fará mediante a apresentação de:

I. prova de nacionalidade brasileira.

II. prova de que não está denunciado ou condenado pela prática de ilícito penal;

III. diploma de curso de nível superior [...]

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2167Q1000471 | Comunicação Social, Pesquisa de Opinião em Marketing, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Quando da realização de uma pesquisa de opinião, algumas decisões precisam ser tomadas de maneira assertiva após o estabelecimento do problema do escopo e são fundamentais para que não haja erros ou vieses que prejudiquem as respostas e análise dos dados. Analise os conceitos abaixo:
Entende-se ______ da pesquisa como conjunto total de pessoas que possuem características comuns e detêm algum grau de informação sobre o tema a ser explorado; e ______ é um conjunto menor de indivíduos que representam uma população maior, selecionados de acordo com um método predefinido.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2168Q1002051 | Comunicação Social, Comunicação e Controle, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

No dia 20 de abril de 1923, Roquette Pinto e Henrique Morize inauguraram a primeira estação e radiodifusão do Brasil. O nome dessa estação era Rádio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2169Q967567 | Comunicação Social, Agência de Publicidade, Comunicação Social, CONAB, IADES

Com relação à redação publicitária, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2170Q1037212 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Sala de Imprensa pode ser definida como o ambiente digital concebido para relacionamento e apoio a produtores de conteúdo noticioso ou informativo.
Por isso, ela deve ter algumas características e funcionalidades, a exceção de uma das opções. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2171Q996510 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Pessoas, documentos ou elementos audiovisuais são matérias-primas para os jornalistas que muitas vezes necessitam de proteção, guarda e sigilo, geralmente quando há conflitos e controvérsias na reportagem.
Esta frase se refere ao conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2172Q1085364 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação aos impactos e às funções sociais da tecnologia da comunicação e informação, julgue o próximo item.


O web rádio caracteriza-se pela transposição fiel de conteúdos do meio rádio para computadores e telefones digitais, ao passo que o webjornalismo pode ser entendido como a reprodução dos noticiários radiofônicos adaptados para o ambiente digital.


  1. ✂️
  2. ✂️

2173Q1074640 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Jornalismo, INSS, FUNRIO

A ação conjunta de duas áreas do conhecimento, a Comunicação e a Educação, deu origem a um campo de conhecimento e prática acadêmica denonimado Educomunicação. Essa atividade tem como característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2174Q1087227 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Comunicação Social, TJ RJ, FCC

A impressão gráfica usa a combinação de três cores mais o preto para obter o efeito visual de uma peça totalmente colorida à contemplação do olho humano. São gravadas quatro chapas, uma para cada cor, de tal forma que a impressão do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2175Q1085360 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com referência aos gêneros digitais e à comunicação tecnológica, julgue o item subsequente.


Uma das características da pragmática da comunicação em rede é a troca de mensagens de forma mais esquemática e funcional possível, prática que vai ao encontro das expectativas dos usuários desse tipo de interação.


  1. ✂️
  2. ✂️

2176Q1074632 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Associado à Escola de Frankfurt, o pensador alemão que dedicou parte de seus estudos à cidade de Paris e suas famosas Passagens no século XIX chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2177Q1074636 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Em Pesquisa de Opinião e de Mercado, existem quatro tipos básicos de escalas de medidas. Aquela em que os números servem apenas para nomear, identificar e/ou categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos é a escala
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2178Q1087220 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação Social, TJ RJ, FCC

A linguagem jornalística caracteriza-se por ser clara, fluente, concisa, precisa, coesa e coerente. O texto jornalístico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2179Q1002044 | Comunicação Social, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

Em setembro de 2005, o Prof. Ivan Carlo publicava, no site da ONG Mídia Independente, um artigo sobre público, massa e multidão, caracterizando esses conceitos.

"A característica do (a) ...... é ser racional e defender sua individualidade. Enquanto no (a) ...... o indivíduo quer ser anônimo, enquanto no (a) ...... quer ser igual aos outros, no (a) ...... ele quer ser ele mesmo."

Preenche correta e respectivamente as lacunas da frase acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2180Q1085363 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação aos impactos e às funções sociais da tecnologia da comunicação e informação, julgue o próximo item.


As ondas usadas na radiodifusão são inadequadas para o provimento de banda larga de Internet, pois são analógicas e podem causar interferência em aparelhos receptores domésticos.


  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.