Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q107091 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Avalie as afirmativas relacionadas a seguir e assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q234323 | Comunicação Social, Jornalismo, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Basile (2004), no seu livro Elementos de Jornalismo Econômico, defende o ponto de vista de que o Brasil é mais unido pela língua e pelo sentimento de ser brasileiro do que por instituições. Nesse contexto, o autor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q843102 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Na produção de notícias, os jornalistas adotam critérios de noticiabilidade que são definidos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q24470 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

A fim de estabelecer normas éticas e uniformizar seus procedimentos na produção jornalística, é praxe que veículos de comunicação social adotem códigos de ética e manuais de redação. Os seguintes enunciados referem- se a essa questão.

I. Não há um código de ética jornalística único no Brasil.
II. Entre os códigos de ética jornalística, existentes no Brasil estão: o Código de Ética dos Jornalistas, da Federação Nacional dos Jornalistas, o Código de Ética da Associação Nacional dos Jornais e o Código de Ética da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.
III. Os códigos, princípios ou manuais propostos pelo setor empresarial da mídia, os procedimentos ou princípios gerais para o jornalismo são, em sua essência, semelhantes aos códigos produzidos pela categoria profissional da área.

Quanto a esses enunciados,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q112072 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Herbert Marshall McLuhan foi um dos mais importantes teóricos do estudo da comunicação do século XX e continua atual. Avalie as afi rmativas a seguir sobre seus estudos e assinale a incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q845019 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Analista Legislativo, FCC, 2020

Jürgen Habermas, pensador da assim chamada “Segunda Geração” da Escola de Frankfurt, propôs a consecução de formas de se relacionar socialmente para superar a busca do sucesso individual (ação estratégica) para dinâmicas dialogadas buscando o entendimento mútuo (ação comunicativa). Durante sua trajetória, particularmente na ascensão dos debates sobre a globalização, ele se debruça sobre o entendimento e construção de um espaço socialmente reconhecido, não institucionalizado, em que circulam ideias, propostas debates, pontos de vistas do cotidiano. A comunicação é elemento vital para a circulação de tais informações nesse espaço, o qual é denominado pelo autor como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q841736 | Comunicação Social, Comunicação Pública na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Sobre a Comunicação Pública, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q27304 | Comunicação Social, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Em texto relativo a estudo apresentado pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, seria correto escrever:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q840161 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. A propaganda institucional mais comumente realizada é a de teor informativo, que explica a filosofia, os objetivos e as ações das organizações públicas ou privadas.
PORQUE
II. A propaganda de caráter institucional também tem sentido promocional, uma vez que os consumidores tendem a dar preferência às empresas mais conhecidas e com melhor imagem.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q268299 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Dentro do processo de comunicação, a comunicação de marketing está centrada no(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q107054 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.
( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.
( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.
( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q676419 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A comunicação intensificada no século XXI trouxe para o jornalismo uma dinâmica
que ultrapassa questões como atualidade, proximidade, controvérsia, próprias da
atividade jornalística, com a participação e colaboração do cidadão comum na
divulgação de informações.
Neste sentido, pode-se afirmar que o jornalismo se organiza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q843362 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Pesquisa sobre uso de aplicativos mensageiros publicada pelo portal da Aberje em 2016, indicava que 5,6% dos participantes utilizava o mensageiro no horário de trabalho, e 83,8% deles usava em aparelhos particulares. Além disso, 29,1% disseram usar entre uma e três horas por dia, reduzindo as ligações telefônicas. Apenas 23,5% das empresas que utilizam o aplicativo em ambiente corporativo ofereciam treinamento ou recomendações específicas. Dessas, 57,5% eram micro ou pequenas empresas. A falta de monitoramento contínuo fez com que memes, piadas e correntes sejam compartilhadas por 20,1% dos participantes de grupos de trabalho, enquanto que, desses, 24,5% eram utilizados para tomadas de decisões relacionadas à empresa.

Acerca deste texto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q141307 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de massa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q111143 | Comunicação Social, Teorias do Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

A escola norte-americana trouxe para o jornalismo o conceito de objetividade, as seis questões fundamentais (lead) e a gradação das informações (pirâmide invertida). Por outro lado, da escola européia temos o conceito de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, e a hierarquização menos rígida das informações. Observe o texto abaixo

Morgan Stanley dá US$ 54 mil em acordo por discriminar mulher

A Morgan Stanley concordou, na segunda-feira, em pagar US$ 54 milhões (cerca de R$ 162 milhões) para encerrar um processo de discriminação sexual, em vez de ir a julgamento. A empresa estava sendo acusada pelo governo federal de negar salários e promoções iguais a mulheres em uma divisão de seu banco de investimentos.
O acordo, que pode envolver até 340 mulheres, é o segundo maior fechado pela Comissão de Oportunidade de Emprego Igual (EEOC) com uma empresa e o primeiro com uma grande firma de investimentos. O acordo foi firmado pouco antes de um advogado da agência ligar o projeto e mostrar evidências estatísticas contra a firma e evitou a possibilidade de um júri decidir que a Morgan Stanley, uma das mais prestigiadas firmas de Wall Street, foi culpada de discriminação sexual (The New York Times, 13/07/04).

Pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q266841 | Comunicação Social, Pesquisas de Opinião, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

No jornalismo, é comum o uso de enquetes para realizar curtos e rápidos levantamentos de opinião da comunidade, embora tal recurso não tenha a mesma validade de uma pesquisa de opinião, no sentido técnico.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q693118 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo. 

Um programa bem elaborado de divulgação de mensagens, que mescle a atividade de relações públicas com outros elementos do mix de comunicação de marketing, como a promoção, torna o produto mais concreto para o cliente. 
  1. ✂️
  2. ✂️

238Q268692 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos gêneros de redação e das técnicas de redação
jornalística, julgue os seguintes itens.

No que se refere aos princípios de objetividade e imparcialidade, é correto associá-los à teoria do espelho, concepção focada no papel dos meios de comunicação de retratar a realidade, sem intervenção ideológica. Nessa concepção o jornalismo é espelho da sociedade e não interfere na realidade retratada.

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q110046 | Comunicação Social, História da Imprensa, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

No dia 4 de outubro de 1957, os russos lançaram o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik. O fato foi noticiado pela agência Tass às 23 horas de Moscou. Favorecido por uma antecedência de 11 fusos horários em relação à capital russa, o Los Angeles Times foi o único jornal a noticiar o fato no mesmo dia, na capa da edição. Quase 12 anos depois, às 23h56 do dia 20 de julho de 1969, a chegada do homem à Lua seria vista por um bilhão de pessoas em todo o mundo. O fato que permitiu essa mudança na recepção da notícia foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q235880 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Herbert Blumer resgatou e deu continuidade às ideias de George Herbert Mead. Assim, num artigo de 1937, intitulado "Man and Society" (Homem e Sociedade), Blumer deu nome e fundamentou o interacionismo simbólico com base em três premissas derivadas do pensamento de Mead. Observe as premissas abaixo.

I As relações e ações sociais são derivadas, unicamente, das normas e regras sociais preestabelecidas.

II O modo como um indivíduo interpreta os fatos e age perante outros indivíduos e coisas depende do significado (ou significados) que ele atribui a esses outros indivíduos ou coisas.

III O significado é resultado dos processos de interação social, ou a partir deles construído.

IV Os significados podem sofrer mudanças ao longo do tempo.

V As descrições dos fatos pelos atores sociais são por demais vagas e muito ambíguas para serem usadas de modo científico.

As premissas derivadas do pensamento de Mead são APENAS as apresentadas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.