Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q104570 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A tendência contemporânea de utilização da internet como plataforma para produzir e disseminar informações está permitindo o desenvolvimento de um novo processo para a comunicação em rede cujo conceito se denomina

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q693522 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.

Uma comunicação eficaz inclui várias etapas que devem funcionar de forma integrada, tais como a identificação do público-alvo, a definição de objetivos e do orçamento da comunicação, a elaboração da mensagem, a seleção de canais de comunicação e o gerenciamento de resultados. 
  1. ✂️
  2. ✂️

243Q657960 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação, FADESP, 2020

Relacione as colunas a seguir

1. Comunicação pública

2. Clipping

3. Imagem Institucional

4. Design gráfico

5. Nota oficial


( ) forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, por meio de técnicas artísticas e publicitárias de visibilidade.

( ) visão do público sobre produtos, serviços e identidade de uma empresa.

( ) processo de acompanhamento da imagem de uma empresa junto a mídia por um arquivo que registra as publicações sobre a empresa.

( ) comunicado público de empresa ou instituição sobre determinado evento que afeta a sua relação com o público.

( ) instituições e processos de comunicação próprios da sociedade civil, que têm natureza pública e interesse coletivo.



A sequência que expressa corretamente, de cima para baixo,a correlação entre as colunas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q147267 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte. (BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários) Essa é a definição para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q844902 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a opção que corresponde à postura que o assessor de imprensa deve adotar quando do gerenciamento de uma crise organizacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q145604 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

Língua e linguagem são termos sinônimos que significam um sistema de representação socialmente construído, constituído por signos linguísticos sujeitos a normas ortográficas e gramaticais.

  1. ✂️
  2. ✂️

247Q145733 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Atualmente, cada vez mais as empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q155750 | Comunicação Social, Telejornalismo, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Quando o diretor opta por gravar uma entrevista sem que nenhum microfone seja enquadrado pela câmera, ele utiliza um microfone superdirecional, em geral acoplado a uma vara, chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q840063 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Analista Legislativo, FCC, 2020

Quando duas diferentes cores são misturadas, encontramos como resultado uma terceira cor. Ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q841856 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Considere as informações abaixo:
I. Marcas são símbolos que identificam ou representam uma instituição. II. Marcas são os slogans; nomes, emblemas ou figuras são logotipos. III. A diferenciação não é uma estratégia para valorizar a marca. IV. A força de uma marca pode ser comprovada quando os consumidores atribuem valores e personalidades a ela.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q269126 | Comunicação Social, Webjornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

No âmbito do jornalismo online, um sítio de notícias que divulga informações em tempo real em fluxo contínuo é um exemplo do modelo de webjornalismo transpositivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

253Q132953 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Identidade ou imagem corporativa pode ser definida como o conjunto de valores básicos e características atribuídas a uma corporação pelos seus membros e pelos públicos interno e externo.

  1. ✂️
  2. ✂️

254Q145325 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito às relações públicas na era digital, julgue os
itens subsequentes.

Com a remodelação de técnicas e filosofias para se obter um ambiente de interações diretas e de maior transparência corporativa, há consenso, entre os formuladores de políticas de relações públicas, de que a comunicação corporativa tradicional está condenada ao desaparecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

255Q147991 | Comunicação Social, TV Digital, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

A partir de 2017 o Brasil terá todas as emissoras de TV transmitindo sua programação em canais digitais. Para as emissoras de TV isso significa uma grande mudança. Em termos técnicos, uma significativa diferença entre a transmissão de TV digital e a analógica é que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q108424 | Comunicação Social, Tecnologias, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q24469 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

A expressão “Comunicação Pública” é utilizada em vários sentidos. Um dos mais utilizados, inclusive no Brasil, designa as ações de comunicação social das várias esferas do poder público. Os seguintes enunciados referem-se a essa acepção.

I. A comunicação pública é uma forma de construir a agenda pública, prestar contas, mobilizar a população para a execução de políticas públicas e promover o debate público.
II. A comunicação promovida pelos governos de quaisquer níveis se utiliza de diversos instrumentos, inclusive de campanhas publicitárias e de utilidade pública.
III. As ações de comunicação desenvolvidas pelos governos tradicionalmente envolvem o uso dos meios de comunicação social (a mídia), mas recentemente passou a utilizar também instrumentos comuns na comunicação corporativa como os 0800, call centers, e as chamadas novas mídias.

Dos enunciados acima,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q105737 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Quanto ao Planejamento de Mídia pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q235656 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um pequeno grupo de grandes empresas que produzem produtos pertencentes a uma mesma categoria, mas que se diferenciam em termos de qualidade, atributos, estilo e serviços, atuam em uma estrutura setorial chamada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q105819 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A auditoria de comunicação nas organizações pode ser trabalhada sob várias perspectivas, a partir do paradigma em que a organização é estudada. Em qual dos paradigmas abaixo a organização é considerada como uma cultura?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.