Questões de Concursos Comunicação Social

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281Q683590 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Estão descritos abaixo, os dois artigos introdutórios do Código de Ética do Profissional de Propaganda. O segundo artigo diz respeito à qual dimensão do trabalho com publicidade e propaganda?
I – A propaganda é a técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou ideia, visando a orientar o comportamento humano das massas num determinado sentido.
II – O profissional de propaganda, cônscio do poder que a aplicação de sua técnica lhe põe nas mãos, compromete-se a não utilizá-la senão em campanhas que visem ao maior consumo dos bons produtos, à maior utilização dos bons serviços, ao progresso das boas instituições e à difusão de ideias sadias.
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282Q194505 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a cultura organizacional podemos afirmar:

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283Q24472 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

O Brasil conta com um Sistema Público de Comunicação gerido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Os seguintes enunciados referem-se a esse sistema. Assinale a opção correta.
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284Q238071 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A respeito das estratégias de marketing no setor de varejo, sabe-se que

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285Q840316 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Analista Legislativo, FCC, 2020

Considere:
Oh, padeiro desta rua Tenha sempre na lembrança Não me traga outro pão Que não seja o pão Bragança.
Com esses versos inicia-se aquele que é considerado o primeiro jingle brasileiro, veiculado em 1932 no Programa Casé. Esse jingle foi criado pelo compositor:
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286Q842467 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a opção que NÃO diz respeito aos objetivos de uma assessoria de imprensa.
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287Q233796 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

A palavra, em um texto publicitário, agrega outros valores àquele primordial o de informar. Ao fazer a seleção vocabular, o redator valoriza, em relação à palavra, a seguinte característica:

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288Q198257 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Margarida Kunsch (2003), o estudo do ambiente organizacional é uma etapa importante na elaboração de um plano estratégico de comunicação. Analise as afirmativas sobre a etapa de análise ambiental e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– A análise do ambiente relevante ou setorial consiste no levantamento de todos os fatores ou variáveis externos que possam interferir na vida da organização, estabelecendo as oportunidades e as ameaças para a organização e a comunicação.
II– As oportunidades e ameaças são variáveis externas incontroláveis por parte da organização e podem ser levantadas a partir da análise de swot.
III– A análise ambiental diz respeito ao meio ambiente específico da organização, aos públicos relevantes com os quais ela se relaciona por meio das "entradas" (inputs) e das "saídas" (output).
IV– A análise do ambiente interno tem início pela caracterização dos públicos internos, partindo–se em seguida para a verificação dos produtos, serviços, recursos, mercado, situação financeira, estrutura organizacional, atividades presentes e futuras, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do posicionamento institucional e mercadológico.

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289Q231897 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O dialogismo de Bakhtin constitui, essencialmente, uma filosofia da linguagem. É uma perspectiva que permite a descrição e o entendimento da linguagem e de todos os fatores afora as palavras que têm profunda relação com o significado delas. A interação de dois locutores é um dos cenários que Bakhtin constrói para elaborar as suas pressuposições e conceitos principais.

Dentre as ideias apresentadas abaixo, aquela que NÃO corresponde ao pensamento de Bakhtin, exposto em "O Marxismo e a Filosofia da Linguagem", é:

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290Q107403 | Comunicação Social, Webjornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Uma das características dos blogs, mesmo dos jornalísticos, é apresentar um ponto de vista pessoal, uma voz subjetiva, um pensamento ou olhar enviesado, parcial (Recuero, 2002). Sobre blogs jornalísticos é INCORRETO afirmar que

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291Q141339 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Fabio França (Conceituação Lógica de Públicos e Relações Públicas), estabelece uma definição de públicos de uma organização que se pretende ?aplicável a todos os tipos de relacionamento? de uma organização. Os ?essenciais? são definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos; os ?não essenciais? são identificados pela sua participação/envolvimento nas atividades-fim da organização, enquanto os públicos de ?redes de interferência? são aqueles que podem afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é uma ação com um público

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292Q196638 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a função e o conceito de assessoria em Relações Públicas é correto afirmar que o(a):

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293Q688193 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Bann (2012) afirma que o controle de qualidade no processo de produção gráfica é difícil, uma vez que depende do cliente fornecer tudo o que as gráficas precisam. Às vezes, podem ocorrer erros com arquivos digitais que estavam corretos antes do envio pelo cliente e, ainda, equívocos nas etapas de prova, impressão e acabamento e de responsabilidade da gráfica. Sendo assim, assinale a opção correta que contempla a lista de verificação de controle de qualidade.
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294Q110701 | Comunicação Social, Comunicação Social Constituição, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Na Constituição Federal de 1988, os artigos que compõem o Capítulo V ? Da Comunicação Social ? fazem referência à

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295Q120963 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Kotler e Keller (2006) citam os canais de comunicação como meios pessoais e não pessoais. Os canais pessoais envolvem duas ou mais pessoas comunicando-se diretamente uma com a outra. Kotler e Keller (2006) afirmam que a influência pessoal representa um papel especificamente importante, sendo a influência do boca-a- boca comprovada, e com a modernização dos meios de comunicação, ela ficou ainda mais eficiente e disseminador- formadora de opinião. De acordo com Fernanda Sperb (2010), a internet vem causando uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam. A tradicional comunicação interpessoal feita por meio do boca-a-boca ganhou novas dimensões de alcance, uma vez que as pessoas possuem novos canais para interagir e opinar sobre os mais variados assuntos. A facilidade de acesso à informação, independentemente de localizações geográficas, e a própria criação dela, vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à notícia recebida, à propaganda e ao marketing. Kotler e Keller (2006) ainda citam algumas providências que as empresas podem tomar para estimular canais de influência pessoal:

I.Identificar pessoas e empresas influentes, que poderiam ser clientes, como grandes corporações, analistas, jornalistas especializados no setor e dedicar mais atenção a elas para desenvolverem opinião.

II. Usar pessoas influentes ou que inspirem credibilidade em propagandas do tipo testemunho, como uma celebridade, criar um líder de opinião ou fazer apresentações a pessoas influentes na comunidade, como radialistas locais, representantes de entidades e presidentes de organizações.

III.Desenvolver propaganda que possua grande "valor de conversa", como a famosa frase "Não é uma Brastemp".

IV. Desenvolver canais de referência boca-a-boca para aumentar os negócios, fórum eletrônico para discussão e compartilhamento de experiências ou mesmo o marketing viral, transmitindo conteúdo de um internauta a outro.

Pode-se afirmar que:
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296Q105123 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Sobre opinião pública, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) A opinião pública é forjada como um produto da atividade social. É um fenômeno coletivo que se apóia em uma realidade individual.
( ) São fatores que atuam na formação da opinião pública: a família, a educação, os grupos sociais e os meios de comunicação de massa.
( ) A opinião pública implica na existência de outras opiniões distintas dela.
( ) Em teoria da opinião pública, atitude e opinião são diferentes. Atitude se vincula a hábitos e comportamento manifesto. Opinião tem caráter verbal e simbólico.

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297Q840541 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Escolha a opção abaixo que define um press-release.
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298Q844535 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Analista Legislativo, FCC, 2020

Uma campanha publicitária possui etapas, que são:
I. Briefing. II. Planejamento. III. Mídia e Criação. IV. Veiculação. V. ROI (Retorno sobre o Investimento).
Está correto o que se afirma APENAS em
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299Q106497 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Briefing é:

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300Q230769 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

O jornalista que trabalha em um veículo de comunicação se vê, por vezes, diante de situações em que a prática está em desacordo com os Códigos de Ética dos Jornalistas. Observe os exemplos dessas situações.

I A alteração da informação conforme interesses comerciais ou políticos do veículo.

II A determinação de quais informações podem ou não ser publicadas naquele veículo.

III A divulgação de qualquer informação obtida através do uso de câmera escondida.

IV A publicação de trechos de documentos sigilosos, entregues ao veículo em off.

Ferem o código de ética APENAS as situações apresentadas em

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