Questões de Concursos Comunicação Social

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301Q106638 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

É a atitude mais correta no planejamento de uma publicação empresarial:

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302Q101390 | Comunicação Social, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

Quando se diagrama um texto no InDesign, não é possível separá-lo em duas colunas.
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303Q109196 | Comunicação Social, Telejornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

O Jornal Nacional, um dos líderes de audiência no segmento, amarga, em janeiro de 1997, um índice de 30 pontos, e não conseguiu ultrapassar o índice médio de 40 pontos. Em abril de 1997, com a reportagem-denúncia baseada no vídeo de um cinegrafista amador sobre a truculência policial na Favela Naval, em Diadema, São Paulo, há uma recuperação dos índices de audiência. As cenas destoavam do tradicional "padrão Globo de qualidade", mas causam impacto e repercutem na mídia nacional. Para José Marques de Melo (2001), a reportagem quebra o padrão Globo também por inspirarse num modelo que, sendo mais ficcional (ao estilo de Nelson Rodrigues), era também mais conhecido do público de menor poder aquisitivo, ou seja, a grande parte da população brasileira (Temer, 2001).

Com base nesse relato, pode-se afirmar que o episódio mostra

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305Q154116 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

No photoshop, a ferramenta background eraser

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306Q229893 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um fabricante de veículos prepara o lançamento de um novo produto e encomenda a sua agência de propaganda uma estratégia de posicionamento específico por atributo. Seguindo essa orientação, a agência irá

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307Q217758 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição
de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente
em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os
itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta
de gestão.

A comunicação popularmente denominada rádio-peão ou rádio-corredor é um exemplo de comunicação informal ascendente, que só se torna danosa de fato em organizações com baixo grau de relacionamento entre lideranças e subordinados.

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308Q688985 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Dentro da revolução tecnológica da informação, qual cenário não corresponde à “Visão Apocalíptica”, proposta por Torquato (2015), de possíveis efeitos da nova cultura civilizacional sobre o campo da comunicação?
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309Q266607 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Em uma agência de propaganda, o atendimento, quando não inclui planejamento, tem como atividade com maior valor agregado:

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310Q110454 | Comunicação Social, Ética, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Considere as assertivas abaixo

I. Há 33 anos, o trabalho de dois jornalistas ajudou a desvendar um escândalo nas eleições dos Estados Unidos. O então presidente Richard Nixon se reelegia com 60% dos votos. Mas as investigações daqueles profissionais garantiram que a história americana tomasse outros rumos. Em 1974, Nixon renunciou. Foram encontros com uma fonte especial o que os ajudou a desmascarar a corrupção da reeleição de Nixon. Apelidado de Garganta Profunda nas matérias, sempre trazia informações determinantes para o sucesso das denúncias de Bob Woodward e Carl Bernstein, repórteres do jornal Washington Post. Apenas em 2005 o mundo ficou sabendo quem era Garganta Profunda. Aos 91 anos, E. W. Mark Felt, que na década de 70 era o principal dirigente do FBI, abaixo do diretor da Agência, apresentou-se ao mundo.

II. Sete razões para votar NÃO, esta foi a capa da revista Veja na semana do dia 5 de outubro de 2005. Será que foi ético ter deixado explícita a opinião sobre desarmamento na capa?

Pode-se afirmar que essas questões referem-se, respectivamente

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311Q710005 | Comunicação Social, Analista de Comunicação Jr Jornalismo, EMDEC SP, IBFC, 2019

É o direito que o autor, a pessoa física criadora de obra intelectual, tem de gozar dos benefícios morais e econômicos resultantes da reprodução de suas criações. Ao criar uma obra de espírito, o autor adquire dois direitos: o moral e o patrimonial. O direito moral é ter o nome citado todas às vezes que a obra for publicada. É irrenunciável e inalienável. O direito _____ é _____ total ou parcialmente, para sempre ou por tempo determinado, independente de se tratar de assalariado ou freelancer. A Lei nº. 9. 610 de 19 de fevereiro de 1998 altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais. Não faz distinção, protege todos os autores de obras intelectuais.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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312Q194385 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra " V" , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra " F" , quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A observação participante consiste na inserção do pesquisador no ambiente de ocorrência do fenômeno em análise e sua interação com a situação investigada.
( ) A observação participante implica a presença constante do observador no ambiente investigado, para que ele possa " ver as coisas de dentro" .
( ) A observação participante envolve a necessidade do pesquisador " assumir o papel do outro" para poder atingir " o sentido de suas ações" .
( ) A observação participante requer total isenção do pesquisador diante de questões que surjam no ambiente que está sendo pesquisado.
( ) A observação participante requer que o pesquisador se " confunda com os pesquisados" , camuflando sua real origem.

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313Q105358 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Analise os itens abaixo relativos à legislação que rege a atividade publicitária. Assinale com V (os verdadeiros) e F (os falsos), depois marque a opção correta.

( ) A profissão de publicitário está regulamentada pela Lei n. 4.680/65, mas não há nela nenhuma exigência de um curso superior para que o profissional se qualifique efetivamente como publicitário.
( ) As marcas, hoje maior capital das empresas, são regulamentadas pela Lei dos Direitos Autorais, pela Lei da Propriedade Industrial e pela Lei de Marcas e Patentes. ( ) Na prática, a maioria dos órgãos e entidades ligadas à Propaganda uniram-se e autorregulamentaram a Atividade Publicitária, sem a exigência de uma lei.
( ) Afora a questão da liberdade de pensamento, criação, expressão e informação (C.F. inciso IX, artigo 50), há no artigo 220, da Constituição Federal, a limitação à propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias.
( ) Especificamente sobre o cigarro, a legislação passou da mera restrição à completa proibição.

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314Q843668 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Considere:
I. É o que a organização “é” de fato e é constituída por elementos como nome, logomarca, slogan, produtos, serviços, instalações até o comportamento dos colaboradores. O desafio é fazer com que todos os atributos que definem a organização manifestem-se de forma consistente na sua apresentação ao mundo. II. É a organização sob o ponto de vista de seus diferentes públicos, em determinado momento. Dependendo do público envolvido e do contexto, esse conceito se modifica para a mesma organização.
Os itens I e II referem-se, respectivamente, a:
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315Q709102 | Comunicação Social, Analista de Comunicação Jr Jornalismo, EMDEC SP, IBFC, 2019

Segundo Nilson Lage (2000, p. 46), “o futuro do jornal parece estar mais ligado à reportagem. Esta palavra tem dois sentidos: por um lado designa o setor das redações que trata da apuração e codificação de dados, em geral; por outro, um gênero jornalístico diferente da notícia por vários aspectos”. A distância entre reportagem e a notícia estabelece-se, na prática, a partir da _____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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316Q711084 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

.De acordo com Márcia Batista da Silva (in Kunsch, 2010, p. 224), “o trabalho contemporâneo é caracterizado por uma exagerada competição e por individualismo, em decorrência da necessidade de sobrevivência em um ambiente de escassez de emprego”. Nesse sentido, a necessidade de implementação de uma comunicação interna eficaz pode desenvolver, paralelamente, a comunicação administrativa a partir de ferramentas estratégicas que fomentam – no ambiente interno – o diálogo, a troca de informações e experiências e a participação de todos integrantes organizacionais e de diferentes níveis. Uma comunicação estratégica com o uso de canais apropriados ao ambiente interno proporciona
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317Q108739 | Comunicação Social, Código de Ética dos Jornalistas, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

A Declaração de Chapultepec, criada no México em 1994, reúne dez princípios básicos para o exercício da profissão de jornalista. Seus representantes têm percorrido diversos países do continente americano, divulgando seus preceitos. Sobre esta declaração é correto afirmar que

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318Q229911 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao ser promovido para o cargo de diretor de seu departamento, um funcionário da agência X ouviu as seguintes recomendações do presidente regional do grupo: “A partir de agora contamos com você para coordenar as reuniões que definem estratégias, táticas e prazos; analisar o potencial das contas e estudar medidas que aumentem a rentabilidade; estudar as necessidades dos clientes e motivá-los a aumentar os investimentos...”


O novo diretor pertence ao setor de

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319Q141146 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Desde a última década, o tema gestão de crise tem sido frequente em currículos e publicações. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

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