Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

321Q156713 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Louis Althusser identifica dois tipos de aparelhos no estado. Um deles é o aparelho ideológico, que inclui os sistemas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q231567 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao enviar um layout para a gráfica, algumas indicações devem ser feitas para orientar a impressão correta da peça. Uma dessas indicações é chamada de marca de corte, que tem por função

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q691721 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à produção e à legitimação de notícias no ambiente corporativo, julgue o item subsecutivo. 
A prestação de contas do setor público à sociedade envolve uma relação entre governo e cidadãos englobada no conceito de accountability.
  1. ✂️
  2. ✂️

324Q674390 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Entre os elementos de maior importância na cultura de consumo, na
contemporaneidade, está o posicionamento do consumidor, em grande parte, em
função da relação da produção das empresas com as comunidades tradicionais
produtoras de matérias-primas.
Esse modelo se consolida principalmente em função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

325Q683096 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir. 
O conceito de comunicação integrada de marketing inclui a integração das ferramentas de comunicação com as diversas áreas da empresa, como a financeira e a administrativa, para garantir a rapidez e a assertividade da comunicação. 
  1. ✂️
  2. ✂️

326Q690620 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito das relações públicas nas organizações modernas, dos mecanismos motivacionais, das estratégias de marketing e das relações humanas, julgue o item seguinte. 
O conceito de endomarketing inclui ações de marketing dirigidas ao público interno, tanto nas empresas voltadas para o lucro quanto nas organizações governamentais e do terceiro setor, observando-se as condutas de responsabilidade social. 
  1. ✂️
  2. ✂️

327Q198657 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas em relação às Teorias da Comunicação, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( )A Teoria Hipodérmica consiste em uma abordagem global da mídia que leva em consideração a diversidade entre os meios, preocupando–se com o efeito da mídia sobre a sociedade.
( )A identidade central da Teoria Crítica é configurada tanto pela construção analítica dos fenômenos que indaga, quanto pela sua capacidade de relatar tais fenômenos às forças sociais que os determina, propondo, assim, uma teoria da sociedade.
( )Na Teoria Funcionalista ocorre um deslocamento conceitual dos efeitos intencionais do ato de comunicação, para concentrar–se nas conseqüências objetivamente verificáveis da ação da mídia sobre a sociedade, ou seja, a interrogação fundamental não é mais sobre os efeitos, mas sobre as funções desenvolvidas pelos meios de comunicação de massa.
( )Os Cultural Studies atribuem à cultura um papel reflexivo e residual em relação às determinações da esfera econômica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q218122 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em
diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros
possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do
editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os
itens a seguir.

A impessoalidade é uma característica do editorial, cujo texto não é assinado pelo redator. Nesse caso, deve-se utilizar a terceira pessoa do singular ou a primeira pessoa do plural.

  1. ✂️
  2. ✂️

329Q110880 | Comunicação Social, Atualidade, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

São Paulo será a primeira cidade a ter Televisão Digital no Brasil. O modelo escolhido para a TV Digital no país terá o padrão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q230504 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

De acordo com George Herbert Mead, o Self surge

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q268707 | Comunicação Social, Webjornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

No âmbito institucional, a intranet é um exemplo de portal corporativo exclusivamente referencial, ou seja, oferece informações apenas para consulta, sem possibilidade de interatividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

332Q266681 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O cliente de uma agência de propaganda não possui um departamento de marketing e comunicação estruturado. Em casos como este, o setor de planejamento da agência normalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q191826 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Desde que as campanhas políticas foram profissionalizadas com a integração de publicitários, os estudiosos da comunicação passaram a realizar estudos para compreender como conceitos utilizados na publicidade comercial se ajustam à propaganda eleitoral. Rejane Vasconcelos Aciolly Carvalho em (A produção da política em campanhas eleitorais. Campinas: Pontes; Fortaleza: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, NEPS, 2003.) utiliza um conceito bastante estudado na área para definir um processo intencional, planejado, de construção do perfil de personagens a serem postos em circulação na esfera pública mediática, e que pretendem distinguir-se na conquista de afetos positivos dos destinatários, conduzindo-os a uma "escolha" ou adesão face às ofertas simbólicas dos concorrentes.

O conceito usado pela autora é o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q233972 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Aplicada ao jornalismo, a "lei das três fontes" determina ser necessário ouvir as versões de três fontes diferentes sobre um fato, porque assim é possível

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q231972 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Considere as afirmativas abaixo a respeito das características da comunicação na perspectiva da Escola de Palo Alto.

I - A essência da comunicação reside no significado da mensagem transmitida.

II - Todo comportamento humano possui valor comunicativo.

III - A comunicação é vista como um ato verbal consciente e voluntário.

IV - É possível deduzir uma lógica da comunicação a partir de uma análise tanto da sequência de mensagens quanto da relação entre os elementos e o sistema.

Estão relacionadas à pesquisa da Escola de Palo Alto APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q682553 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Barbeiro e Lima (2013) dão dicas aos jornalistas de como se comportar, seja na produção seja na apresentação de um telejornal. Sobre essas orientações, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q230756 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O mundo contemporâneo passa por tantas modificações que já se fala na existência de um novo paradigma da comunicação.
Um elemento-chave para a compreensão dessa nova configuração é o conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q268854 | Comunicação Social, Pesquisas de Opinião, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

As perguntas de controle são utilizadas nas pesquisas de opinião para aperfeiçoar os instrumentos de interatividade. Esse recurso é largamente utilizado nas enquetes realizadas pelos portais corporativos sobre temas de interesse geral.

  1. ✂️
  2. ✂️

339Q114084 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Numa determinada organização pública, os novos dirigentes demandam à área de comunicação o planejamento das ações de comunicação para o ano seguinte. Na ocasião, o gestor de comunicação solicita uma reunião para a direção da organização buscando subsídios para a elaboração da estratégia e dos documentos. Considerando essa situação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q686517 | Comunicação Social, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Sobre as relações entre divulgação científica e jornalismo científico, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.