Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q706842 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

A atuação do profissional da comunicação está alicerçada, entre outras, nas áreas social e educativa, buscando sempre tornar visível sua capacidade em mediar a relação transmissiva do conhecimento e de demais aspectos pertinentes. São enfocadas, ainda, a relevância e a consistência do comunicador na produção do conhecimento, meio que consiste na possibilidade educativa, alicerçada na língua portuguesa, requerendo do profissional um aprimoramento linguístico que é propiciado pelo conhecimento letrado. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q197054 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Partindo-se do pressuposto de que a organização é um fenômeno de comunicação e sua cultura se estabelece, modifica e cristaliza por meio da comunicação, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O conhecimento da cultura organizacional é obtido por meio da análise da comunicação organizacional como um todo.
II. A cultura organizacional somente pode ser conhecida por meio do estudo da comunicação interna.
III. A cultura organizacional diz respeito aos valores, ritos e rituais presentes em uma dada organização.
IV. A cultura organizacional se transmite por meio da comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q267225 | Comunicação Social, Pesquisas de Opinião, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

Em uma instituição governamental, as pesquisas de clima organizacional são ferramentas eficientes de aferição das propriedades da opinião pública, tais como intensidade e distribuição.

  1. ✂️
  2. ✂️

344Q692999 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca de opinião pública, julgue o próximo item. 

Para se caracterizar um posicionamento acerca de determinado tema como de opinião pública, é necessário haver acordo da maioria das opiniões de uma coletividade sobre questões relativas a esse posicionamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

345Q133509 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Feedback ou retroalimentação é o processo de comunicação que se estabelece com o objetivo de oferecer a uma pessoa ou grupo informações acerca do grau de adequação de suas ações às expectativas de quem emite esse retorno.

  1. ✂️
  2. ✂️

346Q693738 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

É considerado um veículo de comunicação interna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q156217 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

"É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou a imagem" (inciso V do Art. 5º da Constituição Federal). Os juristas entendem que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q217997 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.

No cinema e na TV, é a partir do roteiro que se estabelecem os recursos humanos, financeiros e materiais para a realização do projeto, que normalmente terá investimentos de patrocinadores ou retorno por meio de anunciantes. Tratando-se de vídeo-empresa, os recursos disponíveis é que norteiam as características do roteiro, sobretudo no que diz respeito à relação custo/benefício, visto que o investimento visa atingir lucratividade, produtividade ou ampliação dos negócios.

  1. ✂️
  2. ✂️

349Q109970 | Comunicação Social, Técnica Jornalísticas, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Nos textos jornalísticos abaixo estão sublinhados três problemas que devem ser evitados:

I. Mas existe uma diferença entre querer ficar bem e estar maníaca em busca do corpo perfeito, se sacrificando em regimes que fazem mal e passando horas na academia malhando mais do que o recomendado por médicos e especialistas da área esportiva (TPM, 11/02).

II. Na sede da delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), Suzane confessou ter planejado e participado do brutal assassinato de seus pais (IstoÉ, 11/02).

III. Pouco depois de exibir lágrimas oceânicas no enterro dos Richthofen, todos cantarolavam e ouviam música na beira da piscina (Época, 11/02).

Pode-se afirmar que foi utilizado nos textos, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q189957 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Em fotografia digital, a sigla CCD significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q268855 | Comunicação Social, Webjornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

A teoria do hipertexto é um exemplo de aplicação dos modelos de Newcomb e Jacobson, ambos de base behaviorista.

  1. ✂️
  2. ✂️

352Q218216 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.

A mancha gráfica, elemento que compõe a identidade visual de uma publicação, representa um molde a ser utilizado em todas as páginas para diagramação de textos, imagens e acessórios informativos, funcionais e decorativos, e, se dividida em colunas e espaços horizontais, confere flexibilidade ao trabalho de diagramação.

  1. ✂️
  2. ✂️

353Q235829 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O questionário, um dos instrumentos usados para a coleta de dados primários, consiste em um conjunto de perguntas que são feitas aos entrevistados. Na sua formulação, os questionários podem conter perguntas abertas e fechadas.


Na utilização de questionário, deve-se considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q142650 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A respeito de web jornalismo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q105825 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Gaudêncio Torquato afirma que um dos maiores patrimônios de uma organização é constituído pelo seu nome, pela marca dos produtos e pela imagem que projeta. Ao se comunicar com os consumidores, uma empresa está levando a mensagem de seu nome. E quando adquire um produto, na verdade, o consumidor está adquirindo o conceito globalizante de identidade e imagem.

A respeito deste tema, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e ao final marque a resposta que contém a sequência correta.

( ) Logomarca e logotipo têm o mesmo sentido e identificam a marca de uma organização.

( ) A escolha da marca deve considerar fatores como a força simbólica que envolve conotações emocionais e cognitivas com forte apelo junto ao consumidor.

( ) A identidade é a projeção, a sombra da imagem de uma organização e pode estar distante da realidade.

( ) A imagem institucional deve ser uma preocupação sempre presente para o comunicador corporativo.

( ) Na área pública, não se aconselha a criação de marcas, na medida em que o País já tem seus símbolos nacionais, que são suas marcas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q106994 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Diversas características diferenciam o texto publicitário do texto jornalístico, entre elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q183365 | Comunicação Social, Engenheiro Civil Agente de Defensoria, DPE SP, FCC

A 1º Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) terminou na noite do dia 17 de dezembro de 2009, aprovando 672 propostas que podem, no futuro, virar projetos de lei ou balizar políticas públicas da área. Entre elas, está a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q842354 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Quando uma organização decide construir uma intranet, pode tomar algumas medidas, tais como:
? Deixar claro os objetivos da plataforma. ? Garantir que o motor de busca seja capaz de encontrar todo conteúdo publicado.
? Oferecer serviços úteis, com simplicidade de acesso, ergonomia e caminhos intuitivos. ? Estimular o uso por líderes, chefias e direção. ? Transformar a plataforma em único meio de tramitar processos administrativos.

Esses procedimentos são importantes para garantir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q842954 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

O smarthphone foi responsável pela popularização da internet móvel, fazendo com que aparelhos, antes destinados essencialmente a fazer e receber chamadas, se tornassem computadores que podem ser carregados no bolso do usuário. Como qualquer dispositivo dessa natureza, seu funcionamento depende da conjunção de diferentes tecnologias, bem como o estabelecimento de acordos entre empresas de quatro setores, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.