Questões de Concursos Comunicação Social

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361Q150643 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

David Bann, em seu Novo Manual de Produção Gráfica afirma que a produção de duas cores aditivas produz uma terceira cor, conhecida como primária subtrativa. O exemplo correto é

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362Q234614 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O estilo jornalístico é um meio-termo entre a linguagem literária e a falada, sendo que o jornalista funciona como intermediário entre o fato ou a fonte de informação e o leitor. Para cumprir esse papel, é necessário que o texto jornalístico noticioso obedeça à recomendação de ser

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363Q154160 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Em uma pesquisa de opinião,

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364Q148026 | Comunicação Social, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Uma das formas de distribuição de conteúdo audiovisual pela internet, em computadores ou telefones celulares, é por meio do streaming. É uma das características dessa tecnologia:

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365Q657020 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, FADESP, 2020

Na linguagem de rádio e de televisão, a entrevista é um elemento essencial para a constituição da notícia.
Escolha, formas de abordagem e gravação fazem parte do protocolo do jorn
alista, ao preparar o texto da notícia e sua apuração.
A fala do entrevistado, pessoa ou pessoas que presenciaram um
acontecimento ou que têm alguma informação sobre o fato gravado pelo repórter para a reportagem de televisão é indicada no roteiro como
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366Q676804 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Entre as transformações trazidas pela revolução tecnológica na sociedade atual, está
a mudança nas relações espaço e tempo, quando houve a evolução do sistema
analógico para o sistema digital. Isto possibilitou formas de interatividade,
participação e colaboração em tempo-real que ficou conhecida como comunicação
digital, em outras palavras,
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367Q682524 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (Código e Anexos), CONAR, dispõe, em sua seção 3, Artigo 23, que: “Os anúncios devem ser realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade”. Esse princípio diz respeito a qual valor do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária?
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368Q156722 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

No artigo "Ética no marketing: ação isolada ou negócio?" o autor, Miguel Arantes Normanha Filho, afirma que Gene Laczniak apregoa cinco padrões éticos. Um deles preconiza que o profissional deve "agir de tal forma que a atitude que você tomar possa ser uma lei ou regra universal de comportamento em relação às circunstâncias dadas". Essa afirmação coincide com

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369Q198317 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Até o final da década de 1980, a comunicação nas empresas era realizada através dos meios tradicionais, como as publicações impressas, a correspondência empresarial, os meios de comunicação etc. Hoje, a comunicação organizacional utiliza também comunicação virtual como meio e instrumento para atingir seus objetivos. Em relação aos instrumentos de Relações Públicas na era digital, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– A extranet é uma rede exclusiva de acesso dos parceiros de negócios da organização: fornecedores, revendedores, distribuidores e clientes.
II– Segundo Waldyr Gutierrez Fortes (2003), a comunicação virtual, devido as suas características, é classificada como uma forma de comunicação massiva.
III– Inúmeras barreiras de comunicação têm sido quebradas pela internet pois ela pode atingir todos os públicos.
IV– Para estabelecer relacionamentos com os públicos, a comunicação virtual apresenta três particularidades: interatividade, interface, usabilidade.
V– Agrega–se uma redução de custos aos projetos de Relações Públicas, ao substituir o aparato tradicional das comunicações (fax, telefone, correio) pelos mecanismos virtuais encontrados na Web.

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370Q217773 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

O teste DART (day after recall) é utilizado na avaliação dos efeitos da comunicação, visto que possibilita mensurar se os objetivos de uma campanha foram alcançados.

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371Q140989 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Considere:

I. O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros, exceto se for o seu editor.

II. A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.

III. A opinião manifestada em meios de informação deve ser exercida com responsabilidade.

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, aprovado em 04 de agosto de 2007, está correto o que se afirma em

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372Q153372 | Comunicação Social, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

No trabalho jornalístico em uma ilha de edição não linear, é correto utilizar o insert de vídeo para

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373Q106397 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões a seguir e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.

( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.

( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.

( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

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374Q658421 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional, FADESP, 2020

No processo de criação publicitária, o formato em que se estabelece a visualidade de comunicação de uma instituição para ser usada em diversos suportes e plataformas de propaganda é chamado de
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375Q133388 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Logotipo é o símbolo que é utilizado como elemento identificador e representativo de uma empresa, de uma instituição ou de um produto. É constituído pelo nome da empresa, instituição ou produto, pelo símbolo visual e pela marca (representação gráfica do nome).

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376Q105741 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

O uso do gerúndio é desaconselhável em texto jornalístico porque essa forma verbal pode prejudicar o texto em sua

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377Q233581 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao público externo, a comunicação empresarial tem como objetivo(s)

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378Q681908 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

“Forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim à empresa ou instituição, visando à disseminação de ideias no intuito de moldar e influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta.” Esta assertiva se refere a:
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379Q233921 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Uma agência de publicidade recebeu solicitação para a criação de um anúncio a ser publicado no jornal de maior circulação do país. O formato desse anúncio pode ser sugerido pela equipe de criação, devendo seguir, porém, o padrão dos anúncios de jornais, que é medido em

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380Q196821 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo a Associação Brasileira de Relações Públicas, podemos definir Relações Públicas como:

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