Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

381Q266971 | Comunicação Social, Pesquisas de Opinião, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

A latência é uma característica da opinião pública relacionada diretamente com os efeitos dos debates públicos realizados pela televisão. Dessa forma, caso houvesse uma onda de debates sobre pena de morte, por exemplo, a latência consistiria na aceitação do público das teses defendidas nos debates.

  1. ✂️
  2. ✂️

382Q681228 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

À peça criada exclusivamente para veiculação em rádio que comunica por meio da palavra falada e pode contar com efeitos sonoros e musicais, dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q684336 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Jorge (2012), no jornalismo impresso, como se chama a parte mais importante e visível de uma matéria que aparece na capa e funciona como chamada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q235032 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Dentre as atividades básicas realizadas pelo profissional de comunicação interna, encontra-se a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q691740 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Qual das alternativas abaixo está relacionada com a propaganda de um ideia/produto e não com a promoção publicitária da mesma?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q132385 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Em relações públicas, os veículos aproximativos são definidos como aqueles que permitem qualquer aproximação física entre os públicos e a instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

387Q689954 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir. 

Para obter do consumidor a resposta esperada, as empresas desenvolvem um composto de marketing que alia elementos como produto, preço, praça e promoção, buscando evitar a segmentação do público, de forma a alcançar o maior número possível de clientes e a obter deles respostas adequadas e resultados homogêneos. 
  1. ✂️
  2. ✂️

388Q107134 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Texto associado.

Leia o texto a seguir com atenção na numeração dos
parágrafos, pois as questões 23 a 25, a seguir, estão
baseadas nessa numeração.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Em relação ao texto apresentado, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeiras e com F a(s) falsa(s) e em seguida marque a resposta correta.

( ) Em relação às afirmações do parágrafo 5, não se pode caracterizar como política de comunicação institucional a proposta da empresa XYZ.

( ) O parágrafo 5 pode ser redigido, sem prejuízo do ponto de vista das técnicas de Relações Públicas, substituindo-se a frase "para que a comunicação da XYZ se tornasse de fato eficiente" por "para que a comunicação da XYZ se tornasse, de fato, integrada".

( ) O parágrafo 7 diz respeito à avaliação de resultados, uma etapa do planejamento de RP.

( ) A pesquisa citada no parágrafo 7 é uma pesquisa exploratória situacional.

( ) Publicidade em revistas e outdoors são técnicas de RP que se tornaram mais significativas após o advento das novas tecnologias de informação e comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q199083 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre cultura organizacional e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– Toda organização tem um conjunto de comportamentos e saberes característicos entendido por alguns autores como cultura organizacional.
II– Ritos, rituais e cerimônias são exemplos de atividades planejadas que têm conseqüências práticas e expressivas tornando a cultura mais tangível.
III– Antecedentes históricos, socialização de novos membros, políticas de recursos humanos, processo de comunicação, organização do processo de trabalho, aspectos gerais e relações grupais são fatores a serem levantados para desvendar a cultura organizacional.
IV– Pode–se dizer que a cultura organizacional exprime a identidade da organização e a diferencia das demais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q154646 | Comunicação Social, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

O enquadramento realizado pelo cinegrafista, no qual o entrevistado é colocado de meio perfil, encostado na lateral do quadro, olhando para o repórter que se coloca ao lado da câmera, cria um espaço extra na direção em que o entrevistado está olhando. Nessa composição, o cinegrafista levou em conta no enquadramento o que chamamos no jargão de televisão de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q218279 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, referentes a técnicas de produção gráfica,
a tipos de impressão e a acabamento.

Cores especiais têm tons e saturação que não podem ser reproduzidos pelas cores da escala CMYK.

  1. ✂️
  2. ✂️

392Q112592 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A respeito da comunicação nas organizações, avalie as opções a seguir e assinale a correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q196564 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmações sobre comunicação interna, colocando entre parênteses a letra " V" , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra " F" , quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É um instrumento para se determinar a cultura da organização.
( ) É uma ferramenta estratégica para a compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, da troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis.
( ) É um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica.
( ) Sua criação e produção de veículos de comunicação interna é atribuição da área de Recursos Humanos.
( ) Deve contribuir para o exercício da cidadania e para a valorização do homem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q145397 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Uma companhia elétrica estadual promoveu uma campanha sobre segurança e a rede de distribuição de energia durante o período de carnaval. A ação envolveu campanha publicitária, coletiva de imprensa, ações educativas e parcerias com os poderes públicos. Reforçar nas pessoas envolvidas no carnaval (foliões, turistas, moradores dos percursos, encarregados de som e eletricistas de trio elétrico etc.) o quão importante é um comportamento seguro em relação à rede elétrica foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q229396 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Como é descrito o comportamento das pessoas, na perspectiva da teoria do "mundo pequeno", que vem sendo aplicada ao estudo das redes de relacionamento formadas em sites da Internet?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q147647 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A tática narrativa usada na gestão de comunidades digitais na qual são usados textos, fotos, vídeos e memes, entre outros, na construção de histórias únicas e reais sobre temas de interesse dos membros dessa comunidade digital, criando engajamento e proximidade, é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q269027 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Dentro da comunicação integrada, as ferramentas que conseguem atingir o maior público a um baixo custo são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q692993 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Qual corrente/escola artística utilizou a estética publicitária, para, por vezes, fazer a crítica aos valores próprios à vida capitalista e de consumo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q156387 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Uma conhecida apresentadora de televisão foi flagrada trocando carícias com seu namorado na praia espanhola de Cádiz, em setembro de 2006. O casal, alegando que não havia autorizado a gravação e a divulgação das cenas na web, ingressou com uma ação perante a Justiça paulista alegando violação do direito à intimidade e à imagem do casal. A 4a Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o bloqueio da fonte de divulgação das tais cenas. A proteção do direito à intimidade está prevista pela Constituição Federal,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q104439 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Campanhas de endomarketing são muito utilizadas no contexto das organizações para estimular os funcionários em seu ambiente de trabalho. O veículo mais indicado, entre os relacionados abaixo, para a divulgação desta ação é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.