Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q267120 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Entre as ferramentas de comunicação empresarial, a que atinge o maior público a baixo custo é o(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q195434 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a comunicação administrativa e a comunicação interna, podemos afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q110316 | Comunicação Social, Técnica Jornalísticas, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Sobre o lead é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q110026 | Comunicação Social, Teorias de Comunicação, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

"Quem?, Diz o quê?, Em que canal?, Para quem?, Com que efeito?". Trata-se de um modelo comunicativo muito conhecido, sendo um dos primeiros esquemas apresentados nos estudos das teorias da comunicação. Pode ser definido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q846502 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

No processo comunicacional, o emissor envia uma mensagem para o receptor através de um determinado canal. O processo termina com a devolução, por parte do receptor, de uma resposta ou reação, a qual é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q147954 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Segundo Margarida Kunsch, existem barreiras gerais ou comuns no processo comunicativo que prejudicam a eficácia comunicativa. Essas barreiras são de natureza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q845316 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Segundo Manuel Castells, o processo de globalização, tendo como um dos principais elementos o desenvolvimento tecnológico em computação e telecomunicações, inclui a criação de centros de ponta, tanto em termos econômicos quanto científicos, ao redor do globo, interconectados e interligados compartilhando interesses mútuos. O conceito proposto pelo autor espanhol, entre o final dos anos 1980 e começo dos 1990, para descrever tal dinâmica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q153872 | Comunicação Social, Marketing, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Para o renomado autor norte-americano Philip Kotler, Marketing Social significa uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo
Está em DESACORDO com a definição de Kotler sobre Marketing Social o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q235518 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Entender a dinâmica da construção e manutenção das redes é fundamental para o estudo das redes sociais, porque sua(seus)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q104637 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Johann Gutenberg desenvolveu na Europa o primeiro método que permitiu que textos escritos pudessem ser impressos com rapidez, precisão e em larga escala. Para isso, utilizou tipos móveis e prensa, combinando todos os elementos da impressão em um eficiente sistema de produção. Avalie abaixo o item correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q148462 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

O conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda e em espaços editoriais, que tem a finalidade de planejar a apresentação destacada de produtos, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere a sua rotatividade, é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q233544 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Ao produzir-se um podcast, é preciso preparar também

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q234926 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

A evolução da tecnologia, representada pela Internet, gera uma nova relação com os processos comunicacionais, sendo um de seus marcos a liberação da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q196988 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre Comunicação Pública, colocando entre parênteses a letra " V" , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra " F" , quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É a Comunicação praticada no espaço democratizado, envolvendo os diferentes setores da sociedade.
( ) A discussão, a controvérsia, as diferentes opiniões, são vistas como características da comunicação pública, cabendo aí estratégias de Relações Públicas.
( ) Pode ser conceituada também como comunicação governamental.
( ) Trata-se de uma comunicação intimamente ligada à democracia, subtende-se a comunicação praticada no primeiro, segundo e terceiro setores.
( ) É responsável direta, por meio da gestão estratégica das Relações Públicas, pela construção e formação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q149872 | Comunicação Social, Marketing, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Na área do marketing é fundamental a distinção entre os conceitos de massa, público e multidão. Nesse sentido, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q235194 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A Unidade Estratégica de Negócios de uma empresa (UEN) detecta uma oportunidade de lançamento de um determinado serviço em um mercado em crescimento.


Nesse caso, esse novo serviço

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q231664 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

No mercado atual, os consumidores não absorvem mais a propaganda como antes. Eles procuram na internet informações antes de efetuar a compra, muitas vezes baseados em experiências de outros consumidores. Sendo assim, NÃO está de acordo com essa ideia considerar que a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q233111 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A interatividade entre público-alvo e/ou cliente de um produto ou serviço com as empresas sempre esteve presente por meio de canais existentes na mídia tradicional, tais como cartas ao editor, conversas ao vivo com ouvintes e outros artifícios permitidos pelos veículos de comunicação mais antigos. Hoje, essa comunicação entre produtor e consumidor, entre empresa e público-alvo tem um elemento moderno e diferente.


A esse respeito, pode-se afirmar que:


I - A internet é, atualmente, o único veículo de comunicação realmente eficaz e capaz de dar o respaldo necessário ao trabalho desempenhado pelas assessorias de imprensa no Brasil.


II - As redes sociais tornaram-se uma importante ferramenta de divulgação e valorização da marca e da qualidade dos produtos, além de ser um veículo eficaz na aproximação entre consumidor e produtor.


III - O surgimento da transmissão de televisão digital aumentou o interesse do público-alvo nos programas televisivos, principalmente os jornalísticos, e facilitou a interatividade com os consumidores.


É correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q150918 | Comunicação Social, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Glocalização é um neologismo resultante da fusão dos termos globalização e localização. A ideia de glocal, desenvolvida no contexto mediático avançado pelo pesquisador Eugenio Trivinho significa que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q152960 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Resumindo a teoria de vários autores, a imagem de um produto é uma construção sistêmica, podendo ser configurada a partir de um sortimento de elementos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.