Questões de Concursos Comunicação Social

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401Q156254 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Em 2008, a Lei de Imprensa (Lei nº 5.250/1967) foi questionada por um partido político em uma ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental), sob a alegação de que:

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402Q674931 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Na linguagem de rádio e de televisão, a entrevista é um elemento essencial para a
constituição da notícia.
Escolha, formas de abordagem e gravação fazem parte do protocolo do jornalista, ao
preparar o texto da notícia e sua apuração.
A fala do entrevistado, pessoa ou pessoas que presenciaram um acontecimento ou
que têm alguma informação sobre o fato gravado pelo repórter para a reportagem de
televisão é indicada no roteiro como
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403Q142772 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

A fase do processo de editoração denominada preparação de originais envolve a marcação, a revisão e a normalização de textos.

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404Q840133 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Entrar em contato com as redações no momento do fechamento de uma edição, para checar o recebimento de um material enviado, é uma prática reprovável e a utilização errada de um instrumento conhecido por
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405Q143367 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que o conceito de campanha apresenta interpretação
específica quando se trata de comunicação institucional, julgue os
itens subsequentes.

Campanha institucional é o conjunto de atividades coordenadas em torno de um objetivo comum no decurso da execução de um plano de relações públicas ou, excepcionalmente, em ocasiões que requerem ação intensa de comunicação.

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406Q104491 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A figura do profissional que produz matérias sobre a mesma pauta para TV, rádio, jornal impresso e internet ilustra a definição do conceito de jornalista

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407Q233283 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Uma teoria que vê a comunicação através das ações e instâncias em que se verifica a negociação de sentidos está centrada nas chamadas

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408Q105128 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A expressão comunicação pública é utilizada com múltiplos significados, dependendo do país, do autor e do contexto. A partir da visão que assume comunicação pública em uma relação direta com cidadania, o Habeas Data, instrumento criado pela Constituição Federal de 1988, é um instrumento importante. O Habeas Data pode ser utilizado para

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409Q236504 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A corrente de pensamento conhecida como Cultural Studies combina diversos campos de conhecimento para estudar fenômenos culturais na sociedade. Para seus seguidores,

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410Q266812 | Comunicação Social, Pesquisas de Opinião, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

A técnica de grupos focais (focus groups) é adequada para pesquisas de opinião de natureza quantitativa, com grandes amostragens, com o propósito de captar dados objetivos dos inquiridos sobre o contexto internacional.

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411Q152384 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Segundo o Código Brasileiro de Auto Regulamentação Publicitária, o anúncio não deverá conter informação de texto ou a apresentação visual que direta ou indiretamente, por implicação, omissão, exagero ou ambiguidade, leve o consumidor a engano quanto ao produto anunciado, quanto ao anunciante ou seus concorrentes, nem tampouco quanto a

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412Q681183 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo. 

Mesmo que defina o conteúdo da mensagem de uma propaganda institucional com base em um mix de comunicação de marketing que inclua planejamento e apelos racionais ou emocionais, o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo
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413Q681444 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Jakobson nomeou as funções da linguagem de (1) Referencial, (2) Emotiva, (3) Conativa, (4) Metalinguística, (5) Fática e (6) Poética. Qual delas é a função por vocação da publicidade?
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414Q267765 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os próximos itens no que se refere à função do assessor de
imprensa.

Manuel Castells considera que, em uma sociedade em redes, o poder de comunicação do público é relacional, por isso, ele recomenda que se exerça influência e se defendam valores nos espaços comunais.

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415Q267910 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Conteúdo colaborativo, gratuidade e aperfeiçoamento contínuo são características do(as ):

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416Q133263 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Embora existam várias novas teorias com relação ao marketing, os 4P originais (produto, posicionamento, preço e propaganda) ainda são úteis como ferramentas para ordenar a estratégia.

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417Q682234 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Alguns exemplos de tipos sem serifa estão abaixo relacionados, EXCETO:
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418Q145668 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Tipologia é o repertório de caracteres selecionado pela diagramação para determinado trabalho gráfico, seja em mídia impressa, seja em rádio ou TV.

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419Q196679 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Uma das principais atribuições da assessoria de comunicação é conduzir o relacionamento das organizações com a imprensa. Sobre o assunto é correto afirmar:

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420Q139965 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Sabendo que a eficácia do discurso depende da estratégia de argumentação adotada e de pressupostos da ética discursiva, assinale a opção correta.

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