Questões de Concursos Comunicação Social

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421Q107224 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) Marketing e patrocínio têm características similares e podem ser considerados sinônimos.
( ) Ombudsman e Ouvidor têm características similares e podem mesmo ser considerados sinônimos.
( ) Comunicação Administrativa e Comunicação Mercadológica têm características similares e podem ser consideradas sinônimas.
( ) Comunicação Corporativa e Comunicação Institucional têm características similares e podem mesmo ser consideradas sinônimas.

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422Q218077 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Nos centros urbanos, a poluição visual causada pela concorrência exagerada na comunicação motivou as gestões municipais a estabelecerem políticas de regulamentação para coibir os abusos, a exemplo da Lei Cidade Limpa, que, implementada nas capitais das regiões Sul e Sudeste do país, induziu as agências de publicidade a mudarem o foco de suas ações para novas mídias; o que impulsionou a propaganda em ambientes fechados e pela Internet.

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423Q194534 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Em relação à comunicação interna é correto afirmar que:

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424Q266797 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O endomarketing ou marketing interno trata as relações entre a
instituição e o público interno. A informação e a motivação
voltadas a esse público resultam em benefício para a instituição
em relação aos seus públicos externos. Com relação a esse
assunto, julgue os itens subsequentes.

Promover a capacitação do público interno a partir de expectativas levantadas pela empresa é uma ação de RH e não de endomarketing.

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425Q229182 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Na década de 1980, o modelo difusionista foi substituído pela teoria da análise da rede de comunicação, a qual definia a comunicação como um(a)

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426Q156357 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Sobre os formatos de arquivo de trabalhos digitais gráficos, é correto afirmar que

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427Q156645 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Um dos principais atributos do fato jornalístico é a sua possibilidade de gerar repercussão. De acordo com esse conceito, é possível afirmar que o fato jornalístico

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428Q691183 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

No livro “História das teorias da comunicação”, Armand e Michèle Mattelart (2003) afirmam que a “primeira teoria a analisar o impacto da propaganda” é a seguinte corrente teórica da comunicação:
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429Q105636 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Não é (são) fase(s) do planejamento de comunicação em uma organização:

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430Q199201 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre a comunicação de massa e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O conceito de massa está atrelado ao de contingentes populacionais agregados fisicamente.
II. Indústria cultural é um termo forjado para representar, de maneira ilustrada, as fábricas de discos e de outras formas de reprodução da criação artística.
III. A televisão é o mais importante veículo de comunicação e o de maior alcance.

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432Q268839 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de
massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

O jornalismo esportivo no Brasil teve início com a publicação de periódicos que mesclavam ensinamentos para o aprimoramento físico dos leitores e notícias sobre esportes.

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433Q104812 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Avalie as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

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434Q691053 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Jorge (2012), como se denomina um “texto insignificante, repetitivo, mentiroso ou vazio de informações, fruto de reportagem mal apurada ou da necessidade de encher a qualquer preço um espaço em branco, naturalmente em prejuízo do leitor”?
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435Q232311 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A técnica de promoção de vendas que oferece aos consumidores uma quantidade do produto de forma gratuita, com o objetivo de gerar experimentação, é o(a)

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436Q238118 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O Marketing de Busca é um dos tipos de Marketing Digital que visa, através de um conjunto de técnicas e estratégias, a converter o internauta em um cliente potencial, a partir do momento em que ele realiza uma busca na internet. Sua prática tem como foco otimizar a colocação dos sites de empresas, produtos e serviços nos resultados das pesquisas em ferramentas de busca. Uma das estratégia utilizadas neste processo é a conquista de Backlinks.

Chama-se de Backlink:

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437Q105536 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito do Código de Ética e da Legislação sobre Relações Públicas, assinale, entre as opções a seguir, a(s) verdadeira(s) com V e a(s) falsa(s) com F e em seguida escolha a resposta que corresponde à sequência correta.

( ) É vedado ao profissional de Relações Públicas atuar como perito em perícias de casos onde outros profissionais de Relações Públicas estão envolvidos.

( ) É vedado ao profissional de Relações Públicas atender clientes concorrentes, sem prévia autorização das partes atendidas.

( ) O profissional de Relações Públicas não pleiteará para si emprego, cargo ou função que esteja sendo exercido por outro profissional de Relações Públicas.

( ) Um dos deveres do profissional é colaborar com os cursos de formação de Relações Públicas, notadamente no aconselhamento e orientação aos futuros profissionais.

( ) O Dia Nacional de Relações Públicas, instituído por Lei em 1984, é comemorado no dia 5 de maio.

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438Q231780 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Assinale, dentre as opções abaixo, aquela em que todos os termos citados deveriam ser escritos com grifo.

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439Q693126 | Comunicação Social, Analista de Fomento Tecnologia da Informação, AFAP, FCC, 2019

Na definição de David Ogilvy, uma marca é a soma de alguns dos atributos de um produto, entre os quais NÃO se encontra:
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440Q107144 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Leia o texto abaixo. O último parágrafo apresenta cinco opções, de "a" a "e", de ações implementadas para gerenciar a crise. Assinale a que está errada.

No dia 30 de setembro de 2004, a empresa Alpha tomou uma decisão mundial: retirar voluntariamente o anti-inflamatório XXX - líder em vendas no Brasil. A decisão deu-se em razão dos resultados de um estudo clínico projetado para avaliar a eficácia da medicação que constatou um risco relativamente maior de eventos cardiovasculares confirmados, tais como ataques cardíacos e derrames, a partir de 18 meses após o início do tratamento com XXX.

O objetivo número um da empresa era colocar o paciente em primeiro lugar e foi seguindo esta orientação que a crise foi gerenciada.

O primeiro passo foi comunicar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre a decisão e sobre as medidas que seriam tomadas (reembolso aos pacientes, comunicado às farmácias, médicos, sociedades etc.), bem como aos órgãos de proteção ao consumidor (PROCON/ DPDC), de forma a seguir corretamente todas as determinações legais e de mercado vigentes.

Na sequência, foram mapeados todos os públicos que tinham que ser informados, bem como a maneira mais rápida e adequada de atingir cada audiência.

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