Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q106922 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Exercícios que simulam situações reais em televisão, rádio e entrevista on line seguidos de alertas, críticas e sugestões são características de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q133380 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

Mailing ou cadastro de jornalistas é uma lista de jornalistas e veículos de interesse da assessoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

443Q686343 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Desde os primórdios, o cartaz era usado como meio de divulgação de ideias, acontecimentos e para venda de produtos. O cartaz de 1893, considerado um marco na história da propaganda, que já utilizava imagens e cores, foi criado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q235821 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As chamadas novas mídias apresentam um vertiginoso crescimento nos dias atuais e, com elas, vêm novos comportamentos e novas maneiras de fazer comunicação.


Verifica-se, com esse novo movimento, que a comunicação de massa, conforme descrita nos estudos feitos no século XX,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q156207 | Comunicação Social, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Quando em uma gravação de áudio opta-se por alterar as frequências médias, e assim ressaltar uma voz humana, está-se utilizando um aparelho chamado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q106582 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Ao responder às necessidades de informação dos indivíduos ou grupos, o profissional de comunicação busca também a confiança das estruturas nas quais está inserido e a imagem positiva da sua empresa ou agência. Deve, portanto, pautar sua ação cotidiana por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q105312 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Por definição, patrocínio de eventos é uma forma de promoção de marca que associa uma marca a um evento. Considerando as características da prática de patrocínio de eventos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q112081 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Sobre a história da comunicação governamental no Brasil, avalie os itens a seguir e assinale a informação incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q686298 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Nikias Luhmann (in MARCONDES FILHO, 2014) sugere que as notícias tenham as seguintes características, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q690948 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Engenharia da Computação, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Os eventos são instrumentos de relações públicas que podem ser utilizados como recursos de comunicação dirigida. Analise as afirmativas abaixo referentes à organização de eventos, segundo Pereira (in FARIAS, 2011):


I- Evento é uma atividade que não extrapolou o domínio da comunicação e apresenta característica predominantemente estratégica.

II- Os eventos são atividades que precisam despertar o interesse de seu público-alvo para garantir a adesão e atingir seus objetivos e apresentam a mesma dinâmica de funcionamento das demais ferramentas comunicacionais.

III- Quando concebidos e planejados para interagir com seus públicos de interesse, os eventos podem contribuir para que a organização estabeleça bons relacionamentos com seus públicos e obtenha a compreensão necessária para conseguir sucesso, por exemplo, em momentos críticos que podem afetar sua reputação.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q218632 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, referentes a técnicas de produção gráfica,
a tipos de impressão e a acabamento.

A mistura das quatro cores da escala CMYK resulta no preto de quatro de cores, uma cor preta mais profunda e rica em tons.

  1. ✂️
  2. ✂️

452Q711444 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, assinado pelas organizações Associação Brasileira das Agências de Propaganda, Associação Brasileira de Anunciantes, Associação Nacional de Jornais, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e pela Associação Nacional de Editores de Revistas, trata – entre outras questões – da respeitabilidade em relação à sociedade como um todo. Assinale a alternativa correta em relação ao conteúdo de anúncios elaborados pelas Agências de Publicidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q843464 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Analista Legislativo, FCC, 2020

De acordo com João Vicente Cegato Bertomeu, em seu Criação em filmes publicitários (São Paulo: Cencage Learning), o profissional responsável pelos aspectos estéticos e visuais das peças de propaganda criadas e que domina as buscas conceituais criativas, transformando-as, pela linguagem visual, nos aspectos imagéticos e visuais das peças é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q104924 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

"Anúncio breve que pretende gerar curiosidade sobre produto a ser revelado posteriormente"; "matéria produzida por terceiros com a finalidade de divulgação, que recebe tratamento visual diferenciado" e "instruções transmitidas aos responsáveis pela execução de um trabalho". Estas três definições, respectivamente, descrevem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q113119 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

As publicações jornalísticas empresariais buscam, entre outros objetivos, aumentar o conhecimento a respeito da organização. A publicação deste tipo cuja característica é tratar de um tema específico e ser dirigida a um público segmentado, em geral especializado, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q218618 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, referentes aos procedimentos de edição
online.

Uma taxa de compressão entre 20:1 e 25:1, pelo método JPEG, aplicada a uma imagem fotográfica permite que ela seja visualizada na Internet sem perdas notáveis de qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

457Q689677 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

“Depoimento, endosso ou atestado através do qual pessoa ou entidade diferente do Anunciante exprime opinião, ou reflete observação e experiência própria a respeito de um produto/serviço.” De acordo com esta definição, do que estamos falando?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q197402 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a "teoria da bala mágica", analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Baseia–se numa visão da ordem social como sociedade de massa e em mecanismos psicológicos da ação.
II. Baseia–se na visão da ordem social como sociedade de massa e na teoria dos vínculos sociais.
III. Realça as capacidades manipuladoras dos meios de comunicação, devido ao isolamento dos indivíduos, considerados indefesos e passivos. IV. Considera cada indivíduo um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa.
V. Considera os indivíduos como seres capazes de ação conjunta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q190723 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Talvez eu fale tão pouco de comunicação porque para mim essa noção está implícita na ....... A comunicação é a cola do mundo pós-moderno. Dito de outra forma, ela é um meio de reencarnação desse velho simbolismo, simbolismo arcaico, pelo qual percebemos que não podemos nos compreender individualmente, mas que só podemos existir e compreendermo-nos na relação com o outro"

(MAFFESOLI, M. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 20, p. 13-20, abr. 2003.2003, p. 13). Eduardo Portanova Barros (http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/ stories/pdfs)

Ao explicar as concepções teóricas de Maffesoli lembra que o filósofo defende que, "para além de uma concepção progressista, destacam-se três arcaísmos na pós-modernidade: o retorno de Dioniso (dimensão hedonista da existência), a ideia de tribo (modo de estar-junto a partir do gosto compartilhado) e a de nomadismo (sedentarização da existência, retorno da animalidade, do bárbaro e do selvagem)".

A palavra que completa o trecho do texto de Maffesoli, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q685831 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca de opinião pública, julgue o próximo item. 
A distribuição, uma das propriedades da opinião pública, se refere a posicionamento assumido ao se analisar o conjunto das opiniões a respeito de determinado tema. 
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.