Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

461Q107279 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Sobre a história da assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Ivy Lee trabalhou na imprensa americana antes de atuar na intermediação do relacionamento entre imprensa e empresários. Ele tornou-se uma referência mundial em assessoria de imprensa e chega a ser apontado como o pai das relações públicas. Isto não é estranho, já que relacionamento com a imprensa é considerado por muitos autores como atividade de relações públicas.

( ) A prática de assessoria de imprensa no Brasil teve grande impulso durante o regime militar. A censura política fez com que o noticiário econômico e empresarial tivesse ampliado o espaço no noticiário, potencializando o interesse das organizações em dialogar com a sociedade.

( ) A oficialização das práticas de relacionamento com a imprensa na área pública no Brasil surge no governo Nilo Peçanha, com a criação de um serviço de prestação de informações no gabinete do Presidente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q156568 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

De acordo com a legislação de concessão pública de meios de comunicação,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q233418 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A decisão da programação de mídia deve levar em consideração o desempenho dos veículos, além do alinhamento do seu perfil com os objetivos de comunicação do anunciante.


Sendo assim, o índice que representa o número de pessoas que uma peça publicitária pretende atingir pelo menos uma vez é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q133836 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Comunicação dirigida é o mesmo que segmentação de mercado. Trata-se do envio de uma mensagem ou conjunto de mensagens a públicos específicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

465Q141809 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q218371 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de ilustração e web design, julgue os itens a seguir.

As informações a serem destacadas, sejam elas propagandas ou links, devem figurar na página web inicial, em especial, na porção da página cuja visualização não exige a rolagem da tela, visto ser este o local com maior tráfego de visitantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

467Q106790 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Na era digital, as fronteiras se diluem e a comunicação assume um papel central nas sociedades. Agências governamentais e empresas do setor privado contam com sistemas de interação cada vez mais aperfeiçoados e com tendência à transparência. Por isso, o aparecimento, cada vez mais freqüente, de conflitos de interesses. Usando as novas tecnologias, qual(ais) a(s) estratégia(s) de comunicação que melhor responde(m) a uma situação de conflito entre empresas privadas e setor público?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q199472 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Na sociedade contemporânea assistimos uma simbiose dos fluxos de informação e dos processos de comunicação, fazendo das mídias digitais um dos componentes estratégicos dos ambientes corporativos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. As trocas comunicacionais em ambientes digitalizados assumem características como: a multiplicidade, a não linearidade das mensagens, a flexibilização do tempo e a virtualização dos relacionamentos.
II. Todo processo comunicacional de uma organização contemporânea pode ser feito hoje através de mídias digitais, independente da sua relação com seus públicos.
III. As ações de comunicação nos ambientes corporativos, a exemplo de qualquer outra ação de comunicação, requerem investimentos e geram custos, mas são de fácil mensuração quanto aos resultados.
IV. O comunicador, ao enveredar pelo mundo da comunicação digital corporativa, tem diante de si uma tarefa complexa que se apresenta constantemente em uma relação indissolúvel entre planejamento, gerenciamento e governança.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q197999 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a propaganda é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q112108 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Avalie os itens a seguir, relacionados à produção da notícia em telejornalismo, e assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q150569 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Em propaganda, informações sobre o produto (ou serviço), mercado, consumidores, objetivos e estratégia básica são essenciais para o processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q150251 | Comunicação Social, Mídia, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

O conceito que permite a aferição do nível de audiência de determinado programa nos meios audiovisuais pela verificação da percentagem de espectadores do programa relativamente aos níveis de programas concorrentes, que decorram no mesmo período, tem o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q217366 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do conceito, função e operacionalidade da infografia,
especialmente no que se refere ao jornalismo, julgue os próximos
itens.

Uma infografia deve conter, basicamente, título, texto, corpo e fonte. Deve, ainda, responder às questões básicas de construção da notícia e conter elementos de uma narração.

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q106540 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Refletir estrategicamente é imprescindível hoje para a sobrevivência das organizações em ambientes de incerteza como o cenário atual da economia globalizada. A análise sobre o meio que envolve a empresa é essencial para enfrentar as incertezas e ter condições objetivas para tomar decisões. Uma análise que permite uma leitura estratégica do cenário da organização é a análise SWOTtermo em inglês que significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças e, por isso também, chamada de análise FOFA.

O quadro abaixo contém os quatro pontos da análise SWOT ou FOFA. Na coluna da direita devem estar os textos explicativos que correspondem aos itens colocados nas colunas da esquerda. Assinale a resposta que apresenta a sequência correta dos textos explicativos.
Imagem 003.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q196401 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas em relação à comunicação organizacional, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( )A comunicação organizacional atingiu o auge na década de 1980, sobretudo a partir de 1985, com a reabertura política do Brasil.
( )A comunicação informal não pode ser planejada, por isso deve ser desconsiderada dentro do contexto da comunicação organizacional.
( )A eficácia da comunicação nas organizações passa pela valorização das pessoas como indivíduos e cidadãos.
( )A comunicação organizacional pode transformar o conceito de uma organização, de forma a substituir aspectos negativos por positivos, alterando radicalmente a imagem da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q105295 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

O estudo da evolução do conceito de opinião pública permite identificar várias etapas. Uma delas não é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q688532 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Sant’Anna (2015), a campanha deve obedecer a um tema, porque assim a mensagem fica limitada, concentrada, abreviada, com força de penetração na mente da massa. É preciso saber apresentar o tema, desenvolvê-lo, para tornar a mensagem mais atrativa. A função do título é fixar a atenção, despertar o interesse e conduzir à leitura do texto. Sendo assim, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q674201 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Relacione as colunas a seguir
1. Comunicação pública
2. Clipping
3. Imagem Institucional
4. Design gráfico
5. Nota oficial
( ) forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, por meio de técnicas
artísticas e publicitárias de visibilidade.
( ) visão do público sobre produtos, serviços e identidade de uma empresa.
( ) processo de acompanhamento da imagem de uma empresa junto a mídia por um
arquivo que registra as publicações sobre a empresa.
( ) comunicado público de empresa ou instituição sobre determinado evento que afeta
a sua relação com o público.
( ) instituições e processos de comunicação próprios da sociedade civil, que têm
natureza pública e interesse coletivo.
A sequência que expressa corretamente, de cima para baixo,a correlação entre as
colunas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

480Q694176 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Bônus de Veiculação, ou BV, é o valor atribuído à agência de publicidade referente ao investimento feito pelos clientes na compra de mídia. Qual a alíquota média praticada no mercado brasileiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.