Questões de Concursos Comunicação Social

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481Q149950 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Pesquisadores do processo de Opinião Pública acreditam que os fatores mais importantes do controle social (Sarah Chucid Da Viá Opinião Pública, p. 49) são os seguintes:

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482Q140024 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Do ângulo da rua, vê-se uma gigantesca mobilização de quatro milhões de pessoas ? na qual há jovens, velhos, crianças, pobres, ricos, classe média ? que se encontraram nas ruas de São Paulo, unidos por uma solidariedade na esperança que nada tem a ver com uma montagem: para mobilizar essa multidão, foi preciso algo mais, algo muito diferente da vontade manipulatória de alguns meios massivos. Foi preciso justamente aquilo que os gritos da multidão testemunham nesses dias: ?Tancredo não Morreu, Tancredo está no povo?, ?Tancredo, um dia haverá pão para todos, como você queria?. Não foi um ?país medieval? o que saiu às ruas, não foi um país de fanáticos e curandeiros, mas aquele mesmo povo que poucos meses antes enchia as mesmas ruas exigindo as ?Diretas Já?, um povo em redescoberta de sua cidadania, reinventando a sua identidade, num espetáculo que fundia festa e política, fazendo política a partir da festa. E ganhava voz na presença corporal e no movimento de uma multidão. Mas isso foi totalmente ignorado por uma imprensa que, erigindo-se em crítica da massa, não pôde ver que continha e formava, que dava forma à massa. (In: BARBERO, Jesús-Martín: Dos meios às mediações ? Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013 p. 322) Na perspectiva das mediações culturais, eventos como a morte de Tancredo Neves são recebidos pela imprensa com uma pretensa racionalidade científica, mas são ressignificados pelo popular e sua forma particular de construção de conhecimento, sendo então reapropriados na comunicação massiva. No caso descrito, como um exemplo latino-americano, o resultado é uma narrativa

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483Q104466 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção falsa.

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484Q198729 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Na atualidade são poucos os que postulam a separação entre comunicação institucional e mercadológica, embora ainda permaneça uma disputa entre os profissionais das duas áreas. Dentre as afirmativas abaixo, selecione aquela(s) que responde(m) a seguinte pergunta: Qual seria ou quais seriam os pressupostos de uma mudança efetiva? A seguir, assinale a alternativa correta.

I. O comunicador empresarial deve alcançar o patamar de um gestor, capaz de traçar estratégias, fazer leituras do ambiente interno e externo e agir, de modo pró-ativo, criando interlocução com os públicos de interesse da organização.
II. O comunicador empresarial deve partir da concepção de que "tudo é marketing", pois constitui um importante reforço ao papel prioritário do cliente para a sobrevivência organizacional.
III. O comunicador empresarial não pode prescindir do profissionalismo, da ética e da transparência, valores constitutivos do seu novo perfil.
IV. O comunicador empresarial deve conscientizar-se de que a comunicação institucional, embora a área mais nobre da comunicação organizacional, deve focar-se também na comercialização de produtos e serviços.

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485Q684154 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

A pesquisa se configura como um instrumento imprescindível para o planejamento de ações no âmbito das relações públicas. Assinale a opção correta sobre conceito, uso ou aplicações da pesquisa, de acordo com Penafieri e Lopes (in FARIAS, 2011).
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486Q687400 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

De acordo com Strunk (2012), a identidade das marcas é o resultado de informações trabalhadas consistentemente, segundo padrões preestabelecidos. Essas informações podem assumir várias formas, técnicas e linguagens que irão afetar os sentidos. Podem ser consideradas identidades da marca as abaixo relacionadas, EXCETO identidade: 
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487Q120917 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Chama-se jornalismo comunitário a especialização da profissão jornalística nos fatos que ocorrem dentro de uma comunidade (bairro, vila, vilarejo, aldeia, povoado, distrito, concelho, município, favela etc.) ou que sejam de interesse para os moradores de tal comunidade. Julgue as afirmativas sobre suas características e marque a alternativa correta.

I. Apresenta textos geralmente mais opinativos que os da grande mídia.

II. Privilegia e valoriza a cultura local.

III. A redação costuma usar linguagem mais informal e coloquial, até mesmo gírias locais.

IV. Devido à proximidade entre jornalistas e leitores dentro da comunidade, é mais clara a identificação de interesses, opiniões e posicionamentos.

V. Rádio, rádio-poste, mural, jornal-mural, fanzine, TV e internet são exemplos de meios de comunicação comunitária.

VI. Geralmente, seus veículos de comunicação são sustentados por publicidade do comércio local ou patrocinadas por entidades filantrópicas ou assistencialistas.

VII. Como os jornais, rádios e TVs comunitárias costumam basear-se fortemente no voluntariado, suas fontes são apenas pessoas da comunidade.

Quantas afirmativas estão corretas?
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488Q191319 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

O Conselho Superior da Defensoria Pública solicitou aos Agentes de Comunicação Social um plano para aproximar a entidade dos cidadãos. Os agentes apresentaram um projeto de interatividade visando provocar no receptor da mensagem uma resposta direta. Para isso sugeriram a criação de linhas telefônicas gratuitas, disponíveis 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Este tipo de estratégia tem o nome de Marketing

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489Q192773 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Um dos mais influentes jornalistas brasileiros contemporâneos, comentando o papel do jornalista, afirmou: "sou jornalista, mas gosto mesmo é de marcenaria. Gosto de fazer móveis, cadeiras, e minha ética como marceneiro é igual à ética como jornalista ? não tenho duas. Não existe ética específica do jornalista. Sua ética é a mesma do cidadão". O nome desse jornalista, que faleceu em 1987, é

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490Q111383 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Nos estudos organizacionais e considerando as teorias da comunicação, a ênfase nos temas mensagens da organização, estratégias de persuasão empregadas nas mensagens e propósitos pretendidos para a comunicação referem-se à

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491Q142107 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Há um tipo de pesquisa que tem a finalidade de identificar percepções, sentimentos, atitudes e ideias dos participantes a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a abordagem de pesquisa. Em pesquisas exploratórias, seu propósito é gerar novas ideias ou hipóteses e estimular o pensamento do pesquisador, enquanto que, em pesquisas fenomenológicas ou de orientação, é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus conhecimentos e experiências. O conceito refere-se a
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492Q132637 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Hot site pode ser definido como um minisite monotemático e com prazo de validade, retirado da Internet após a consecução dos objetivos de comunicação, como promoções e votações, canal de cadastramento e atualização de banco de dados, lançamento de produtos e(ou) serviços etc.

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493Q689548 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Torquato (2015), quais unidades especializadas da área de comunicação coletiva estão relacionadas com o público externo?
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494Q235838 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O departamento de marketing de uma empresa do setor calçadista está preparando um relatório com informações que devem ser apresentadas à nova agência de propaganda, contratada recentemente. Dentre as informações listadas abaixo, aquela que NÃO pertence à fase específica do planejamento de comunicação mercadológica é a informação sobre

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496Q196716 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O lead é o primeiro parágrafo da notícia, texto básico do jornalismo. Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta do lead clássico?

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497Q103038 | Comunicação Social, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

Na prática, a comunicação interna e a comunicação administrativa se confundem, substituindo-se.
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498Q106642 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

O infográfico, por apresentar informações jornalísticas de forma visual, propicia uma

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499Q218069 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação ao conceito de comunicação interna, julgue os itens a
seguir.

O entretenimento, como palavras cruzadas, quadrinhos, curiosidades e adivinhações, é percebido como desperdício de tempo nas mensagens de uma publicação interna.

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500Q266984 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Alguns teóricos da comunicação e jornalistas criticam as publicações institucionais por se tratarem de um ?pseudojornalismo?. Essa crítica:

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