Questões de Concursos Comunicação Social

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521Q269007 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O presidente de uma empresa estatal considerou oportuna a publicação de um artigo assinado por ele em um jornal de circulação regional. O assessor de imprensa sugeriu, então, um determinado tipo de release a fim de tentar a veiculação daquele texto como espaço editorial, uma vez que a compra de espaço publicitário era inviável face ao contingenciamento de verbas. O material enviado, portanto, para a seção opinativa do jornal é o release:

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522Q146924 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

A agenda lotada dos executivos, políticos, artistas e esportistas está fazendo da entrevista coletiva, cada vez mais, uma prática bastante corriqueira em nosso jornalismo. Na organização e convocação da entrevista coletiva,

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523Q218388 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

O significado das cores utilizadas em uma peça publicitária não é construído isoladamente, ao contrário, decorre da relação da cor com a mensagem verbal e com as outras cores que compõem a peça.

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524Q142634 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Segundo a Lei de Direitos Autorais, aprovada em 19 de Fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, é correto afirmar que

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525Q690007 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

No livro “História das teorias da comunicação”, Armand e Michèle Mattelart (2003) afirmam que a “etnografia das audiências” está filiada à seguinte corrente teórica da comunicação:
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526Q195105 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmações sobre, publicidade e propaganda, colocando entre parênteses a letra " V" , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra " F" , quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A propaganda pode ser definida com o conjunto de técnicas de ação coletiva utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial.
( ) No Brasil e em alguns países da América Latina, publicidade e propaganda são entendidos como sinônimos ou empregados como sinônimos.
( ) A Propaganda corporativa tem o objetivo de formar a maior parte das ideias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo seu comportamento social.
( ) A publicidade pode ser classificada em um dos seguintes tipos: de produto, de serviços, cooperativa, industrial e corporativa.
( ) A publicidade de produto tem por objetivo divulgar um produto, levando o consumidor ao conhecimento e a compra.

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527Q235311 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Planejar e gerenciar ações de comunicação organizacional é tão importante quanto a etapa de avaliação e controle dessas ações e planos, requerendo atenção especial do profissional de comunicação. Sobre as fases de avaliação e controle de um planejamento, é INCORRETO afirmar que a(s)

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528Q236951 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O uso de redes sociais, como Facebook e Twitter, é importante para a Assessoria de Imprensa por ser um(a)

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529Q200090 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Theodor W. Adorno, sobre "indústria cultural", analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. É uma cultura que surge espontaneamente das massas, ou seja, da forma contemporânea da arte popular.
II. Em todos os seus ramos fazem–se produtos, não só adaptados ao consumo das massas, mas que, em grande medida, determinam esse consumo.
III. Os diversos ramos da indústria cultural assemelham–se em sua estrutura ou, pelo menos, ajustam–se uns aos outros para constituir um sistema. IV. Promove a união de domínios, antes separados, da arte superior e da arte inferior, com vantagem para ambos.
V. Constitui um sistema de produção de bens culturais que privilegia a elaboração de conteúdos próprios da alta cultura.

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530Q151503 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Uma parte importante do trabalho de propaganda consiste na decisão sobre a melhor mídia para transmitir a mensagem de propaganda ao mercado visado. Segundo Kotler, o anunciante tenta atingir

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531Q233693 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

As técnicas básicas utilizadas pelo jornalismo, como o uso do lide, tiveram origem nos Estados Unidos, e se adaptam perfeitamente ao uso nas chamadas hard news, ou seja, nas notícias de

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532Q231691 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O conceito de família tipográfica inclui fontes com o mesmo desenho e variações de

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533Q217111 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para que determinadas ações de comunicação sejam consideradas
de comunicação pública, alguns requisitos devem ser atendidos.
Acerca de comunicação pública, julgue os itens que se seguem.

A finalidade não lucrativa é o fator que unifica os segmentos do marketing governamental, do marketing político e do marketing de mercado sob o rótulo de comunicação pública.

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534Q686616 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Segundo Cesar (2015), cor muito utilizada em propagandas, que tem forte poder de atração e de contraste, especialmente quando combinada com branco e amarelo:
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535Q233803 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders. Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais públicos interessados, é a de

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536Q236136 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

No momento de crise, alguns erros podem ser fatais para a imagem de uma empresa. No relacionamento com a mídia, identifica-se como um erro

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537Q153771 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

São elementos básicos que compõem a identidade visual Corporativa:

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538Q152056 | Comunicação Social, Pesquisa, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Numa pesquisa quantitativa utilizam-se apenas perguntas fechadas, nas quais as alternativas de resposta estão pré- determinadas no questionário. Em uma pesquisa eleitoral sobre intenção de voto, as alternativas de resposta devem ser apresentadas ao entrevistado, sem induzi-lo, em

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539Q217099 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo como base a legislação sobre comunicação atualmente em
vigor no país, julgue os itens seguintes.

A Constituição Federal de 1988 garante ao cidadão brasileiro o direito de publicar, sem exigência de qualquer tipo de licença, veículos impressos de comunicação.

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540Q686366 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Para Martino (2014), toda mensagem tende a oscilar entre a redundância e a incerteza. Uma mensagem com grau muito alto de repetição elimina o interesse porque chega ao limite do tédio; uma mensagem na qual não há repetição nenhuma igualmente se torna chata na medida em que o receptor não entende nada do que está recebendo. Assinale a opção que apresenta o nome da teoria a que o autor faz alusão.
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