Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

541Q143206 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que concerne à atuação do assessor de imprensa em entrevistas coletivas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q154475 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

No meio publicitário, diz-se que a propaganda precisa atender a alguns princípios básicos. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q230286 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Uma empresa pública deve prestar contas de suas ações à sociedade. Além dos balanços anuais, deve também zelar por sua boa imagem. O assessor de imprensa é um dos elos de ligação com essa imagem projetada na mídia. É sua função

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q187929 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Cadeia continua lotada mesmo com remoção de 31 detentas
>
Apesar da remoção de 14 mulheres ontem e de mais 17 previstas para hoje, a cadeia feminina de Votorantim continuará superlotada. Ontem ela amanheceu com 147 detentas, número que nesta sexta-feira deve baixar para 116, caso não haja novas prisões nesta data. Ocorre que a população carcerária no local é 2,4 vezes maior que a capacidade da unidade, de 48 pessoas.
(Jornal Cruzeiro do Sul Online - 4/12/2009)
O título e o lead dessa matéria apresentam um vício condenado por boa parte dos editores. Eles são textos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q149532 | Comunicação Social, Televisão, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

A TV Justiça tem feito transmissões ao vivo de sessões do STF com a utilização de três ou quatro câmeras. Para dar dinamismo à transmissão, são feitos sucessivos cortes de uma câmera para outra pelo diretor de TV. O equipamento que permite essa seleção de câmeras é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q231716 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Apesar de a evolução tecnológica ter introduzido o imediatismo da internet na velocidade da informação, as reportagens com denúncias de grande repercussão no país e que costumam derrubar personalidades importantes da política ainda são uma rotina de veículos impressos e não diários.
Na liderança desse segmento, está a revista

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q106144 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito da ética jornalística, avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) O Código de Ética dos Jornalistas pode ser considerado um código Moral.
( ) O Código de Ética dos Jornalistas pode ser considerado um código Deontológico. ( ) A cláusula de doutrina é um direito constante no Código de Ética do jornalista brasileiro; ela permite ao profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q689349 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Os eventos são instrumentos de relações públicas que podem ser utilizados como recursos de comunicação dirigida. Analise as afirmativas abaixo referentes à organização de eventos, segundo Pereira (in FARIAS, 2011):


I- Evento é uma atividade que não extrapolou o domínio da comunicação e apresenta característica predominantemente estratégica.

II- Os eventos são atividades que precisam despertar o interesse de seu público-alvo para garantir a adesão e atingir seus objetivos e apresentam a mesma dinâmica de funcionamento das demais ferramentas comunicacionais.

III- Quando concebidos e planejados para interagir com seus públicos de interesse, os eventos podem contribuir para que a organização estabeleça bons relacionamentos com seus públicos e obtenha a compreensão necessária para conseguir sucesso, por exemplo, em momentos críticos que podem afetar sua reputação.


Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q140751 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

As cores transmitem sensações que transcendem muito o mero reconhecimento de tons e matizes. [...] Algumas cores podem mudar seu comportamento e sua influência com a mera aplicação de um recurso de luminosidade. É o caso do preto, que, por representar a ausência de luz, encerra em nossa cultura um sentimento trágico, de enlutamento, de vazio, de solidão. (COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa) No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a transmitir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q229327 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Na década de 60 do século XX, o entendimento que existia sobre inovações na área da comunicação girava em torno do que era comunicado por certos canais, em um tempo determinado, entre membros de um sistema social. Algumas décadas depois, principalmente após o advento dos sistemas tecnológicos complexos de comunicação, esse entendimento se deslocou para a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q132361 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda, julgue os seguintes itens.

A propaganda é definida como a técnica de criar opinião pública favorável a determinado produto, serviço, instituição ou idéia, visando orientar o comportamento humano das massas em determinado sentido.

  1. ✂️
  2. ✂️

552Q689434 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Três décadas após a Segunda Guerra Mundial, a difusão da televisão representou um marco na comunicação. Para Castells (2017), isso não representou o desaparecimento dos outros meios, mas eles foram reestruturados e reorganizados em um sistema cujo coração compunha-se de válvulas eletrônicas e cujo rosto atraente era uma tela de televisão. Com relação a esse cenário, assinale a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q688022 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

O processo proativo de monitorar e filtrar conteúdos e dados não estruturados de mídia social e comunidades online, por meio da análise de big data, gera informações de inteligência sobre consumidores e entidades. Esse método é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q104881 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito de relacionamento com a mídia, assinale a afirmativa falsa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q198365 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A comunicação no ambiente organizacional está alicerçada na compreensão daquilo que se pretende transmitir na linguagem comum que estabelece o universo de debates e efetiva o diálogo e, na eleição planejada e competente dos veículos que serão empregados. Esses veículos podem ser de comunicação de massa, dirigida ou virtual. Analise as afirmativas e, a seguir, assinale a alternativa correta. I– Segundo Waldyr Gutierrez (2003), além dos veículos de comunicação de massa, existem, também, as exposições em cinema que, atualmente, têm pequena relevância nos programas de Relações Públicas.
II– A comunicação virtual pode ser considerada como uma forma de comunicação dirigida, pois é determinada, selecionada e controlada pelo usuário de informação que, de maneira aleatória ou sistemática, realiza a busca virtual de acordo com seus interesses.
III– Candido Teobaldo (1983) define cinco tipos de comunicação dirigida: escrita, oral, virtual, aproximativa e auxiliar.
IV– A comunicação dirigida tem por finalidade transmitir, conduzir e algumas vezes recuperar informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com um selecionado número de pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q236078 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Bens de consumo são produtos e serviços comprados para uso próprio, sendo classificados com base em como os consumidores os compram.
Em relação ao comportamento de compra do consumidor, a compra de um produto de conveniência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q233800 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Considere as afirmações abaixo sobre a prática de rela- ções públicas nas organizações. I - A área de Relações Públicas promove e administra relacionamentos, ao mesmo tempo em que medeia confl itos, de acordo com as demandas sociais e organizacionais.
II - A imagem representa a percepção do público, enquanto a identidade refl ete e projeta a personalidade da organização.
III - Ao realizar o mapeamento dos públicos estratégicos, a organização deve considerá-los com a mesma ordem de prioridade, já que todos são stakeholders de igual importância.
IV - Um plano de Relações Públicas apresenta orientações gerais sobre a alocação de recursos, as diretrizes, os objetivos, prazos e indicativos de ações que poderão gerar programas posteriores.
Estão corretas as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q266832 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As novas tecnologias da informação e da comunicação
(NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de
transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto,
defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a
interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais
tradicionais - onde a informação é transmitida em uma só
direção - são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe
a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os
seguintes itens.

As NTICs vêm promovendo a aproximação de mercados e de indivíduos em todo o mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

559Q121487 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O posicionamento de uma empresa está diretamente relacionado com a percepção que o público-alvo tem sobre ela. E também como a empresa quer ser percebida pelos seus clientes. Porém, essa tarefa torna-se extremamente difícil e importante, pois na maioria das vezes a imagem que os clientes têm não está de acordo com a que a organização quer transmitir. Algumas empresas simplesmente não conseguem tornar o seu posicionamento visível e eficaz. O grande desafio do reposicionamento é modificar as percepções do consumidor em relação ao posicionamento atual, buscando o posicionamento adequado para garantir a competitividade da empresa. Quais razões levam uma empresa a optar pelo reposicionamento de sua marca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q133068 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Marketing diferenciado ocorre quando a empresa pretende atingir vários segmentos do mercado e planeja ofertas separadas para cada um deles.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.