Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

561Q133068 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Marketing diferenciado ocorre quando a empresa pretende atingir vários segmentos do mercado e planeja ofertas separadas para cada um deles.

  1. ✂️
  2. ✂️

562Q218138 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Merchandising constitui forma de licenciamento de marcas, que, geralmente bem posicionadas no mercado, representam negócios que privilegiam a distribuição. Para constituir o merchandising o licenciado investe no negócio conforme as determinações do licenciador sobre infraestrutura, logística, pessoal, identidade visual, políticas de preço, vendas e atendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

563Q133660 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

O áudio-release deve ser distribuído para veiculação em emissoras de televisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

564Q133941 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda, julgue os seguintes itens.

Comissão é a retribuição, pelos veículos, do trabalho profissional, devida exclusivamente às agências e aos corretores de propaganda. A comissão se destina à manutenção das agências e dos corretores de propaganda e poderá ser transferida aos anunciantes, quando a agência julgar conveniente.

  1. ✂️
  2. ✂️

565Q229198 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Os veículos de comunicação dirigida transmitem a mensagem para os públicos que a organização deseja atingir.
Nesse caso, são considerados veículos aproximativos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q146392 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Ao se planejar a comunicação integrada de uma organização, é preciso ter clareza quanto aos elementos que a compõem. Com relação a esses aspectos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q218647 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para que determinadas ações de comunicação sejam consideradas
de comunicação pública, alguns requisitos devem ser atendidos.
Acerca de comunicação pública, julgue os itens que se seguem.

Sempre que direcionadas para campanhas de benemerência, as ações de comunicação decorrentes da captação de recursos públicos para fins privados podem ser classificadas como ações de comunicação pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

569Q143446 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

A comunicação organizacional concentra-se na busca da sinergia do conjunto das modalidades de comunicação praticadas dentro das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

570Q237413 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As empresas modernas desenvolvem suas estratégias de acordo com as forças do mercado.
Dessa forma, a orientação para o marketing apresenta como características a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

571Q156267 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Um editor reprovou a escalada de um telejornal que continha duas chamadas que contrariavam o manual de redação da empresa. Eram elas: Governo confisca gado de fazendas de Senadora - Empresa de fachada era dirigida pela dona do jornal. O editor justificou sua atitude pela existência do vício de linguagem chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q105605 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A escolha do formato do papel e do número de colunas a serem adotados por um novo veículo editorial pode afetar a sua veiculação de anúncios. Isso acontece porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q232360 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Com o crescimento da utilização do conceito de gerenciamento de projetos nas organizações, essa prática passa a ser aplicada, também, em projetos de comunicação integrada. Sob a ótica do ciclo de vida de um projeto, NÃO pode ser caracterizada como um projeto a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q107262 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Aponte a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q685326 | Comunicação Social, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

No Brasil, diversos códigos de conduta balizam a ética profissional dos jornalistas. Entre estes está o Código de Ética e Autorregulamentação da Associação Nacional dos Jornais (ANJ). De acordo com esse documento, os jornais afiliados devem: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q236307 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As atividades relacionadas ao marketing cultural vêm despertando cada vez mais o interesse das organizações, que identificam nesses projetos preciosas oportunidades de relacionamento com seus stakeholders.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q693017 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito do processo de planejamento em relações públicas, julgue o item subsecutivo. 
No planejamento estratégico de uma organização, a missão é a razão de ser da instituição, a visão corresponde ao seu posicionamento, e os valores representam as convicções dos seus dirigentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

578Q132647 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro, aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado em Vitória – ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.

Os jornalistas que descumprirem o código de ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

579Q684625 | Comunicação Social, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

A comunicação organizacional, segundo Margarida Kunsch (2003), deve seguir uma filosofia da comunicação integrada, em que há a convergência das diversas áreas e a atuação sinérgica das diversas modalidades de comunicação (institucional, mercadológica, interna e administrativa). Assinale a alternativa que lista apenas instrumentos da comunicação institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

580Q120444 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O avanço da internet fez com que os modos de produção da comunicação e os jornalistas se adaptassem. Sobre as características, semelhanças e diferenças entre o jornalismo impresso e o jornalismo on line, leia as afirmativas a seguir.

I. A edição dos jornais impressos tem como base o newsmaking, segue critérios de noticiabilidade e regras organizacionais.

II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.

III.Perenidade é uma característica do jornalismo on line e refere-se à memória e à capacidade de armazenamento de informação.

IV. Muitos sites de informação e serviços (portais) permitem que o leitor escolha temas que lhe interessam e receba apenas notícias sobre eles, ao acessar a página.

V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.

VI. Os maiores sites jornalísticos já publicam pequenas matérias em vídeo.

Quantas afirmativas estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.