Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q197169 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a comunicação organizacional é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q657918 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação, FADESP, 2020

A Comunicação Organizacional tem importância direta sobre as questões da prática de administração de relacionamentos entre as organizações e o público, principalmente por constituir-se como um campo de conhecimento teórico e prático que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q107322 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q236505 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O mercado publicitário vem acompanhando mudanças no perfil de seus profissionais, especialmente na área de atendimento. Distante da imagem de simples contato tradicional, o profissional de atendimento desempenha hoje funções cada vez mais complexas, dentro da cadeia produtiva da propaganda. Dessa forma, o atendimento publicitário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q113415 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Uma organização enfrenta, em determinado momento, demandas internas e externas por informações em decorrência da circulação de um boato nas redes sociais. Para gerenciar a situação, o gestor de comunicação toma uma série de providências. Avalie as opções a seguir e assinale a afi rmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q105620 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A elaboração do questionário é uma das etapas mais importantes e delicadas do processo de pesquisa de mercado. Esta fase inclui definição de conteúdo e formulação das perguntas, seqüência, formatação e layout. Um procedimento a ser adotado para garantir a confiabilidade de um questionário é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q141387 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

No radiojornalismo, há um profissional cuja função é acompanhar a programação das emissoras concorrentes, seja da sua própria localidade ou de outras regiões, com o objetivo de alimentar a pauta jornalística da sua emissora. Esse profissional recebe o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q675483 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Nas relações da empresa com seus colaboradores, entende-se que os
canais e as estratégias de comunicação interna
I. tratam de todo processo de informação e comunicação preparado pela
imprensa para ser divulgado por empresas como formas exclusivas de
divulgação de suas marcas e com o objetivo de motivação para a
produtividade.
II. referem-se à circulação de informações de forma vertical, ou seja, da
direção para os níveis subordinados; e horizontal, isto é, entre os
empregados de mesmo nível de subordinação.
III. têm várias funções importantes, no sentido de fazer circular as
informações novas, entre elas, promover o debate e a interação entre os
vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários
para os novos desafios gerenciais e de produtividade.
IV. têm por objetivo a motivação nos processos de interação, de trocas e de
relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q147398 | Comunicação Social, Teorias de Comunicação, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

O século XX foi profícuo no que se refere ao surgimento de correntes e tendências que vieram compor o chamado pensamento comunicacional. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q840707 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

No Brasil, toda pesquisa envolvendo seres humanos, desde intervenção clínica a entrevistas e observações etnográficas, devem passar por análise ética do seu protocolo, da metodologia proposta para obtenção de dados a partir de participantes, realizado por um comitê local, vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Antes de realizar uma entrevista semiestruturada com uma pessoa maior de idade, na plenitude de suas condições físicas e mentais, o pesquisador precisa ainda assim obter a assinatura num documento previamente aprovado no sistema CEP-CONEP, o qual é chamado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q840901 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Considere:
I. A pesquisa qualitativa estuda as motivações ou psicologia de um determinado comportamento social ou então de consumo. II. A pesquisa quantitativa estuda os dados numéricos que se referem a comportamento e atitudes do público-alvo. III. A pesquisa qualitativa deve ser sempre feita com perguntas fechadas e com opções predeterminadas. IV. A pesquisa quantitativa exige um orçamento mais caro que a qualitativa.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q27307 | Comunicação Social, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Refletindo sobre o efeito que se quer causar nos ouvintes/leitores com um discurso, Perelman e Olbrechts-Tyteca propõem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q155334 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

A medida da soma dos índices de audiência domiciliares de TV, correspondente ao número de inserções do comercial, ou ao produto do número de inserções pela audiência do programa, é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q841416 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Analista Legislativo, FCC, 2020

Considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A internet contribuiu, junto com outros avanços tecnológicos, para a segmentação da mídia.
PORQUE
II. A mídia de massa se contraiu enquanto a mídia especializada, por meio da internet, atende quem busca informação segmentada.

É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q119454 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Segundo Kunsch (2003), a comunicação interna deve promover a liberdade e a abertura comunicacional, além de proporcionar um ambiente de trabalho que possibilite a integração entre funcionários e setores, justamente porque o funcionário é um dos porta-vozes da organização e influi diretamente na imagem e conceito da empresa. Dessa maneira, podemos dizer, conforme Torquato (2002), que a missão básica da comunicação interna é criar e manter um clima favorável à realização das metas estratégicas da instituição, ao crescimento de suas atividades, serviços e linhas de produtos. Para cumprir essa missão, é necessário primeiramente estimular o público interno por meio de mecanismos e ferramentas de informação, persuasão e envolvimento. Sobre o assunto, julgue as afirmativas.

I.Geralmente o público interno busca colaborar com a empresa, mas muitas vezes faltam incentivos de participação; dessa forma, os empregados não se envolvem e não reconhecem sua importância para a organização, o que gera desmotivação e descomprometimento, transformando os funcionários em uma poderosa força negativa.

II. Não há um canal de comunicação que atinja todos os públicos de interesse, sendo necessário segmentar a comunicação, trabalhando com veículos dirigidos e mensagens apropriadas para efetivar o processo e impedir a perda de confiabilidade. Pode-se também utilizar diversos canais, pois, por exemplo, um único jornal interno pode não atender às expectativas de todos os grupos.


III . Para atender às demandas diferenciadas, existe uma infinidade de canais de comunicação interna, dentre os quais se destacam: jornais e revistas, boletins, folhetos, comunicados, quadro de avisos e murais, reuniões, encontros, conversas individuais, programas de promoção, entre outros.

IV. As publicações internas podem trazer mensagens provenientes do próprio corpo funcional, como também apresentar assuntos variados e interessantes para atrair a atenção do leitor. É essencial que os veículos estejam adequados às expectativas dos diferentes grupos.

V. Para selecionar os canais e as linguagens mais adequados, é fundamental estudar o público por meio de pesquisas e auditorias que levantarão a cultura da organização e os pontos fortes e fracos, proporcionando um amplo conhecimento do negócio a fim de embasar o planejamento estratégico e a execução da comunicação. Daí a importância da comunicação interna e do envolvimento dos públicos, caso contrário os objetivos, a missão, a visão e os valores da empresa nunca sairão do papel.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q24471 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

As atividades de jornalismo, relações públicas e publicidade integram o campo da comunicação social, mas têm especificidades que as distinguem. Entre as opções abaixo, assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q231484 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As agências de propaganda vêm sofrendo um intenso processo de modernização operacional, comercial e cultural, com destaque para a forte implementação da tecnologia da informação. Nesse contexto, um tradicional departamento tem sido suprimido nas estruturas das principais agências de propaganda. Qual é ele?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q673764 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A Comunicação Organizacional tem importância direta sobre as questões da prática
de administração de relacionamentos entre as organizações e o público,
principalmente por constituir-se como um campo de conhecimento teórico e prático
que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q192669 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Segundo Manuel Castells, as transformações que nos levam à sociedade da informação, estão em estágio avançado nos países industrializados e definirão um paradigma, o da tecnologia da informação, que interfere nas relações sociais e na economia. Para o autor, as características fundamentais desse paradigma são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q108774 | Comunicação Social, Assessoria de Imprensa, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Sobre a atuação da assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.