Questões de Concursos Comunicação Social

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621Q687352 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Sobre redação publicitária para rádio, Figueiredo (2005) faz várias observações, entre as quais NÃO se encontra:
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622Q133404 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro, aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado em Vitória – ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.

A cláusula de consciência é um direito do jornalista; segundo ela, o profissional pode se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios do código de ética profissional ou quando estas agridam as suas convicções.

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623Q235850 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Combinar imagem e texto da melhor maneira é fundamental no telejornalismo. Na preparação de uma matéria para a televisão, é preciso

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624Q120667 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Luiz Beltrão (A imprenso informativa; São Paulo, Folco Masucci) define a entrevista como "a técnica de obter matérias de interesse jornalístico por meio de perguntas e respostas". A entrevista é um dos instrumentos de pesquisa do repórter. Com os dados nela obtidos, ele pode montar uma reportagem de texto corrido, em que as declarações são citadas entre aspas, ou pode montar um texto tipo perguntas e respostas, também chamado "pingue-pongue". Segundo Luiz Amaral (Técnicas de jornal e periódico; Rio, Tempo Brasileiro, 1987) podem-se distinguir dois tipos de entrevista:
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625Q105067 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Analise o case a seguir, figuras e textos e, em seguida, identifique entre as afirmativas apresentadas aquela que não tem relação com problemática posta pelo case.

A logomarca Kibon sofreu alterações no decorrer dos anos em função de várias razões. Veja a sequência de marcas:

Anos 50 - O nome Kibon passa a integrar a assinatura da empresa.

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1997 - A Gessy Lever compra a Kibon, a maior aquisição feita pela Unilever fora dos Estados Unidos nos últimos 60 anos.

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1999 - A Kibon muda seu logotipo; um coração de contorno vermelho passa a identificar a marca nos pontos-de-venda, estabelecendo uma relação afetiva com os consumidores por meio deste símbolo universal.

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2003 - a Kibon renova sua marca, utilizando a comunicação Power Brand, em alinhamento com as linhas de sorvetes da Unilever no mundo todo.

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626Q196208 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A propaganda constitui–se em um importante e eficiente instrumento de comunicação, com objetivos de Relações Públicas bastante abrangentes. Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( )A propaganda institucional tem por objetivo preencher as necessidades legítimas da organização. É a área onde as atividades de Relações Públicas e Propaganda interagem.
( )A propaganda ideológica tem por objetivo criar, reforçar ou modificar a imagem de um determinado governo. Representa uma parcela do volume total de propaganda veiculada no Brasil, o que demonstra a preocupação com a opinião pública.
( )A propaganda pode ser conceituada como conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor.
( )Em determinadas circunstâncias, a propaganda tem sido empregada em Relações Públicas como instrumento de mobilização popular, estimulando ou conduzindo a opinião pública, com o propósito de forçar uma mudança concreta nas práticas industriais e comerciais que afetam a organização e seus públicos.

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627Q235140 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Em relação à credibilidade de uma empresa, existem, no mercado, duas propostas de diagnóstico: a auditoria de opinião, que aprimora a pesquisa no campo de Relações Públicas, propondo formas de analisar qualitativamente as interfaces com os stakeholders; e a auditoria de imagem, que

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629Q681900 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Existem algumas funções-chave nas redações de emissoras de televisão: trata-se de profissionais fundamentais para o bom funcionamento do telejornalismo. Segundo Barbeiro e Lima (2013), assinale a opção correta sobre essas funções.
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630Q694456 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Ao arranjo das páginas de uma publicação, na sequência e na posição em que deverão aparecer quando impressas, antes de serem cortadas, dobradas e refiladas, dá-se o nome de:
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631Q693969 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Cesar (2015), ao explicar o que é “layout”, menciona as leis da Gestalt, que se baseiam em alguns dos fundamentos abaixo relacionados, EXCETO
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632Q266758 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A estratégia de comunicação da sociedade civil organizada pode ser chamada de comunicação:

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633Q233265 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O processo de impressão offset garante boa qualidade para médias e grandes tiragens, sendo possível imprimir em praticamente qualquer tipo de papel e em alguns tipos de plástico. Originário da litografia, sua impressão é

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634Q684872 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Marcondes Filho (2014), correlacione os tipos de comunicação aos seus conceitos e assinale a opção correta.


TIPOS DE COMUNICAÇÃO

I- Existencial

II- Fática

III- Intercultural

IV- Urbana

V- Organizacional


CONCEITOS

( ) A sociedade é um sistema ambientalmente sensível, mas operacionalmente fechado.

( ) Os participantes são conscientes de que o outro é diferente e reconhecem mutuamente sua alteridade.

( ) Não pode ser prescrita nem reencenada, pois é sempre única.

( ) Admite que as organizações são redes de comunicação, marcadas por efetividade, viabilidade, êxito ou fracasso.

( ) Tem o papel de harmonizar o comportamento dos homens, construindo novos laços e sentimentos.

( ) O contexto vivido é fonte material de produção e comunicação de criações alegóricas. É como um processo de estar em relação que vai além da sinalização e da informação.

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636Q228981 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Comunicação integrada pode ser entendida como um conjunto de práticas as quais permitem à organização se relacionar com seus públicos e com a sociedade em geral com eficácia. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação administrativa, a institucional e a mercadológica. Dentre as ferramentas utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos, tem-se:

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637Q686985 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Castells (2017) discorre sobre a sociedade interativa e apresenta o estudo do sociólogo da internet: Wellman. Para os autores, uma distinção fundamental na análise da sociabilidade é entre os laços fracos e fortes criados pela Rede. Com base nesses pressupostos, assinale a opção correta.
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638Q231852 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

O conceito de comunicação integrada pode ser definido como a(o)

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639Q198117 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Philip Lesly argumenta que para análise, planejamento e programação das operações de Relações Públicas, essas atividades dependem do nível e eficácia da análise e raciocínios que precedem à execução das técnicas. Analise as afirmativas abaixo sobre as características de qualificação necessárias ao assessor de Relações Públicas para preencher este nível de competência e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Amplitude de visão para perceber o "universo" global da organização, compreendendo como os diversos elementos são afetados mutuamente.
II. Capacidade para julgar e avaliar o significado dos diversos sintomas, bem como a qualidade das sugestões para se agir, ou não, numa determinada situação.
III. Diversidade de experiências e educação, com tanto treinamento quanto seja possível em todas as técnicas e táticas de Relações Públicas.
IV. Criatividade, tanto para se trazer idéias e recomendações quanto para expressá-las, de modo a persuadir os outros.

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640Q145643 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito às relações públicas na era digital, julgue os
itens subsequentes.

Com o advento da Web 2.0, os conteúdos produzidos pelos internautas passaram a gerar uma espécie de mídia do usuário, que se tornou importante termômetro de avaliação da imagem institucional das organizações.

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