Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

641Q232724 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As inovações da tecnologia de informação reduziram os custos de comunicação e integraram as empresas e os mercados em escala mundial. E o mundo jornalístico funciona 24 horas por dia; sempre há acontecimentos em algum lugar. Assim, é certo afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q708427 | Comunicação Social, Analista de Comunicação Jr Jornalismo, EMDEC SP, IBFC, 2019

Segundo Medina (2001), a maioria dos jornais brasileiros divide os gêneros jornalísticos em quatro grandes grupos: opinativo, informativo, interpretativo e entretenimento. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo.
I. Opinativo, com a preocupação de relatar os fatos de uma forma mais objetiva possível. II. Informativo, que, além de informar, procura interpretar os fatos. III. Entretenimento, que são informações que visam à distração dos leitores.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

643Q694370 | Comunicação Social, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

Para redigir um artigo sobre a nova estrutura normativa de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, um colaborador do Jornal da Unicamp analisou a Lei nº 13.243, de janeiro de 2016 e a Emenda Constitucional nº 85, de fevereiro de 2015, e concluiu que a reestruturação da área foi feita sobre três eixos principais: 1) a simplificação de processos administrativos, orçamentários e financeiros do Estado na área de CTI; 
(Marcelo Minghelli. Adaptado)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q232057 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Um produto ideológico faz parte de uma realidade como todo corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo, e, ao contrário desses, também reflete e refrata uma outra realidade, que lhe é exterior. Assim, tudo que é ideológico possui um significado. Nesse contexto, considerando-se as relações entre signos-simbólico e ideológico, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q234403 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Uma expressão comum no dia a dia de uma agência - “dar unidade a uma campanha” - significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q229838 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Para George Herbert Mead, ao longo de seu processo de socialização, o indivíduo aprende a interagir socialmente a partir de três etapas básicas:

• na primeira, a espontaneidade é dominante e não se tem regras fixas.

• na segunda, as regras da interação definem claramente quem é quem e que papéis se devem cumprir.

• na terceira, o indivíduo tem acesso a todos os papéis de sua comunidade, sendo capaz de ver-se neles, compreendendo o comportamento dos outros e a eles respondendo, adequadamente, durante o curso da interação à vida social.

Mead denominou, metaforicamente, estas três etapas sucessivas, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q196303 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

De acordo com o Decreto Lei nº 860 de 11 de setembro de 1969, que dispõe sobre a constituição do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Profissionais de Relações Públicas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q133085 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.

Coluna, como gênero jornalístico, também é chamada de crítica e, nos cadernos culturais, orienta o leitor para a aquisição de produtos culturais disponíveis no mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️

649Q687087 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Em Comunicação Pública, López (In DUARTE, 2012) afirma que um Plano Estratégico de Comunicação (PEC) deve conter as ferramentas e os instrumentos de análise necessários para traçar caminhos que conduzem aos objetivos, e que esses caminhos são determinados por estratégicas e ações comunicativas. Logo, assinale a opção correta sobre essas estratégias e ações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q104240 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Caracterize o Marketing de Relacionamento quanto aos Princípios de Comunicação e Foco, respectivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q105877 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Dados secundários são dados que já foram coletados para objetivos distintos, e podem ser originados tanto dentro como fora da empresa. NÃO se caracterizam como fontes de dados secundários externos os(as)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q145066 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Segundo o Prof. Candido Teobaldo, conhecido autor brasileiro de livros sobre Relações Públicas, uma das características da opinião pública é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q105132 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Assinale a opção correta com relação à ordem de realização das etapas da atividade de mídia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q267774 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Na estruturação de uma notícia no formato da pirâmide invertida, o redator dispôs os elementos do lead integral na ordem direta do discurso. Desse modo, a formulação correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q229650 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Entre as novidades trazidas pelo avanço da internet, estão os blogues jornalísticos assinados por profissionais conhecidos no mercado.
Pelo seu conteúdo, esses blogues se aproximam da categoria conhecida na mídia impressa tradicional como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q187429 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Em 1996, uma revista americana, defensora de uma moderna linha teórica da área de Comunicação, publicou um artigo do físico Alan Sokal denominado Transgredindo as fronteiras: Em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica. Tempos depois, o autor revelou que seu artigo era uma farsa e que ele pretendia mostrar as incongruências cometidas pelos defensores da moderna teoria. Com Jean Bricmont escreveu depois "Imposturas Intelectuais" (livro) onde analisam textos de Lacan, Kristeva, Baudrillard, Deleuze, Virilio, entre outros. As criticas de Sokal são dirigidas, principalmente, aos defensores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q682323 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

No que se refere à comunicação com o mercado, julgue o item que se segue. 

O atendimento aos direitos do consumidor e o cuidado com o cliente são questões de sobrevivência da empresa no mercado, as quais impactam diretamente na imagem e dão visibilidade à empresa que assume essa atitude perante o consumidor
  1. ✂️
  2. ✂️

659Q133461 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

Position paper é o texto oficial de natureza política que informa e detalha a posição da organização a respeito de tema relevante, geralmente polêmico ou complexo.

  1. ✂️
  2. ✂️

660Q232791 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Na concepção de Sidnei Basile, no Jornalismo Econômico, como nos demais setores da profissão, uma boa matéria deve ter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.