Questões de Concursos Comunicação Social

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661Q133461 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

Position paper é o texto oficial de natureza política que informa e detalha a posição da organização a respeito de tema relevante, geralmente polêmico ou complexo.

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662Q232791 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Na concepção de Sidnei Basile, no Jornalismo Econômico, como nos demais setores da profissão, uma boa matéria deve ter

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663Q199768 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Considerando o processo lógico de planejamento, assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

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664Q268940 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos procedimentos que devem ser observados pelos
assessores de imprensa no que se refere ao planejamento de
entrevistas coletivas, julgue os itens que se seguem.

Se, no dia anterior a uma entrevista coletiva, for publicada uma notícia negativa a respeito da instituição, o assessor de imprensa deve recomendar o cancelamento da entrevista e a transmissão de informações exclusivamente por meio de notas oficiais durante o período em que durar a crise.

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665Q141471 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

No que se refere à área da Comunicação Social, quando uma Assessoria de Comunicação inicia o atendimento de uma empresa, é fundamental fazer um levantamento sobre

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666Q682916 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca das teorias da comunicação, julgue o item a seguir. 
Uma das principais teorias da corrente funcionalista é a teoria matemática ou teoria da informação, desenvolvida por Shannon e Weaver, segundo a qual a comunicação é um sistema social pelo qual uma fonte de informação seleciona uma mensagem desejada entre um conjunto de mensagens possíveis.
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667Q156329 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

No dia 3 de fevereiro de 2012, certo articulista e o jornal WWW foram condenados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar indenização a três juízas da cidade de Taboão da Serra. As magistradas foram acusadas de prevaricação e desídia funcional porque, segundo o jornalista, elas se revezavam em faltas semanais. O desembargador que fez a revisão do recurso impetrado pelo jornal e pelo profissional entendeu que o jornalista fora leviano porque fez séria imputação ao comportamento das juízas sem checar a ocorrência dos fatos. Foi apurado também que o jornalista em questão tinha interesse na tramitação de um processo que tramitou na 1ª Vara de Taboão da Serra. Neste caso, pode-se afirmar que o jornalista e o jornal foram condenados

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668Q237237 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Mesmo que uma empresa não esteja passando por um período de crise, ela deve ter um olhar atento para as informações que são manipuladas todos os dias, com o objetivo de sinalizar alterações positivas ou negativas na sua imagem. Para isso, existem algumas ferramentas, tais como pesquisas

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669Q107217 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Texto associado.

Leia o texto a seguir com atenção na numeração dos
parágrafos, pois as questões 23 a 25, a seguir, estão
baseadas nessa numeração.

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Entre as ações de Relações Públicas citadas a seguir, assinale a que pode ser caracterizada como ação de assessoria de imprensa.

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670Q682740 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir. 
Para se comunicar de forma objetiva e construir relacionamentos com seus clientes, as empresas utilizam o mix de comunicação de marketing, que consiste, principalmente, em combinar ferramentas de propaganda, venda pessoal, promoções de vendas, relações públicas e marketing direto. 
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671Q198918 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre o processo de planejamento de eventos e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I– São instrumentos de acompanhamento e controle administrativo operacional: o cronograma de atividades, o checking list, o orçamento, o fluxo de caixa, o controle bancário e do caixa, as contas a pagar e a receber, os pagamentos e o balanço e balancete do evento.
II– As estratégias de comunicação e de marketing de um evento são definidas a partir do briefing, de modo que a escolha, a definição e o formato das mensagens a serem utilizadas possam estimular, cativar e informar o públicoalvo, garantindo, assim, uma unicidade na estratégia de divulgação do evento.
III– Na fase de implantação e execução do evento, o instrumento de trabalho mais eficaz é o checking list, cujo principal benefício está em agrupar, em um único instrumento, todos os detalhes e materiais necessários para a implantação do evento.
IV– A avaliação feita ao final do evento permite: a) identificar pontos fortes e fracos; b) avaliar o conteúdo técnico e científico dos temas abordados e da atuação dos palestrantes; c) avaliar administrativa e qualitativamente os serviços apresentados; d) estimar o alcance dos objetivos propostos; e) conhecer o perfil dos inscritos, dos expositores e demais componentes do público–alvo definido; f) checar e avaliar o checking list e cronograma.

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672Q197395 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas em relação à formação da Opinião Pública, segundo a perspectiva teórica de Herbert Blumer, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( )A opinião de um grupo minoritário tem pouca probabilidade de exercer uma influência maior na elaboração da Opinião Pública coletiva.
( )Para a formação da Opinião Pública é preciso que o público possua uma linguagem comum ou a capacidade para chegar a um acordo acerca do significado dos conceitos fundamentais em discussão.
( )A qualidade variável da Opinião Pública depende da ação de grupos de interesse e de espectadores mais desvinculados e desinteressados, sendo que o grupo desinteressado acaba por se constituir em árbitro e juiz da questão em discussão.
( )A atuação dos grupos de interesse, no processo de formação da Opinião Pública, baseia–se na sua condição de instância crítica viabilizada por meio do universo do discurso racional, de modo a evitar procedimentos de apelo emocional e manipulativo.

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673Q232305 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As principais mídias apresentam características diferentes. As vantagens e desvantagens de cada uma são levadas em conta durante a elaboração da campanha publicitária. Aspectos como credibilidade, circulação, audiência dos veículos, público atingido, tiragem, entre outros, também devem ser considerados pelos atores envolvidos no processo. Sendo assim, pode-se dizer que a utilização de mala-direta é correta quando o anunciante tem por objetivo principal

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674Q232871 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A comunicação exerce um papel central na vida do cidadão contemporâneo. Ele está conectado ao mundo, através da Internet, e pode exercer também o papel de crítico da própria mídia. Qual a corrente teórica da Comunicação que analisa a nova posição do receptor?

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675Q232104 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Empresas jornalísticas e governos apresentam, muitas vezes, uma relação estreita que pode gerar uma dependência mútua. Nessa relação, por um lado, aos governos interessa o bom relacionamento com a mídia, para ser bem representado perante a opinião pública. Por outro lado, à empresa interessa

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676Q267524 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

O item custos, por meio do qual é feito o levantamento e o planejamento da utilização da verba disponível para divulgação de determinado produto, deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia.

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677Q189467 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

A Justiça de São Paulo determinou que a SPTrans não poderá mais exigir exames para conceder a isenção de tarifa a deficientes físicos e mentais. Agora a empresa somente pode exigir os requisitos especificados na lei municipal onze mil duzentos e cinquenta barra noventa e dois. A liminar foi obtida por ação da Defensoria Pública do Estado que atendeu pedido de representantes dos deficientes.


(Adaptado de matéria da Folha Online - 03/12/2009)

O número da lei municipal foi escrito por extenso para

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678Q133410 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.

Um editorial expressa a opinião da organização jornalística e tem como uma de suas características a impessoalidade.

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679Q132918 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

Clipping é o serviço de apuração, seleção e fornecimento diário, sistematizado, das notícias veiculadas na mídia e relacionadas à empresa.

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680Q236884 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A matéria que apresenta uma pessoa ao leitor, narrando detalhes de sua vida e ouvindo pessoas que o cercam, chama-se

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