Questões de Concursos Comunicação Social

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681Q267377 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.

Atualmente, a convergência de mídias por meio da contratação de profissionais multimídias é observada apenas nas organizações jornalísticas privadas.

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682Q120703 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

As pesquisas de opinião fazem parte do cotidiano da população e têm uma grande visibilidade na mídia. É muito comum abrir jornais e revistas e encontrar levantamentos sobre o que pensam as pessoas a respeito dos mais diversos temas, como, por exemplo, pesquisas de intenção eleitoral ou sobre a expectativa em relação ao futuro do País. A Pesquisa ad hoc é uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de cada cliente. Nesse caso, o contratante participa ativamente na estruturação do trabalho, definindo prioridades ou enfoques (público-alvo, amostragem, mercados pesquisados. entre outros)praças, conjuntamente à coordenação de análise do IBOPE. O resultado final são informações exclusivas e importantes para a tomada de decisões estratégicas de maneira rápida, eficiente e segura. Pode servir aos mais diferentes propósitos e a cada dia é mais usada como instrumento de apoio nos processos decisórios. São modalidades de Pesquisa ad hoc:

I. Pesquisas de hábitos e atitudes que permitem conhecer o comportamento e as atitudes do consumidor em relação à categoria de produtos e às marcas que a compoem.

II. Testes envolvendo todos os elementos do Mix de Marketing: produto, embalagem, propaganda.

III.Estudos de satisfação do consumidor: medidas pontuais ou contínuas.

IV. Pesquisas de imagem de marca.

V. Pré e pós-testes de comunicação

Pode-se afirmar que:
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683Q233870 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

No ambiente digital, é dito que a noção de tempo se desarticula no sentido de não produzir mais narrativas seqüenciais linearilizantes. Isto significa a(o)

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684Q104887 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Texto associado.

Leia o texto a seguir com atenção na numeração dos
parágrafos, pois as questões 23 a 25, a seguir, estão
baseadas nessa numeração.

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Imagem 002.jpg

Em relação aos públicos citados no parágrafo 2 do texto, pode-se afirmar que:

( ) eles podem ser denominados também como stakeholders.

( ) são considerados público misto.

( ) o público interno também pode ser considerado como o target do projeto.

( ) considerando o projeto em questão, a mídia deveria ser considerada como público alvo.

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686Q234191 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

De acordo com o conceito de segmentação, a estratégia de marketing indiferenciado é usada quando

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687Q198103 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Margarida Maria K. Kunsch recomenda uma série de considerações quanto à escolha e seleção dos meios de comunicação para o desenvolvimento de um programa de ação em relação ao público interno. Sobre essas considerações e meios adequados para esse tipo de público, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Considerar a rede mais adequada e o equilíbrio quanto aos fluxos ascendente, descendente, horizontal/lateral, circular e transversal.
II. Selecionar qual é o público-alvo que determinará a linguagem, a forma e o conteúdo.
III. Levar em conta as necessidades de agilidade (timing) e profundidade da informação a ser transmitida.
IV. Veicular mídia massiva que ajuda a criar um ambiente mais aberto e melhor.

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688Q267739 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A inauguração da TV Tupi de São Paulo foi um marco para a história da comunicação no Brasil. Do senso de visão de Chateaubriand, que resolveu adquirir os equipamentos produzidos pela empresa norte-americana RCA Victor, ao improviso, como na resolução da falha em uma das três câmeras do estúdio na estreia da emissora, o fato é que a TV Tupi serviu de parâmetro, por décadas, para as demais emissoras. Telenovelas, programas jornalísticos, de auditório, concursos de misses, enfim, formatos que trouxeram audiência e publicidade, além de possibilitar a experimentação de outras estruturas narrativas naquele suporte. Entretanto, as quase três décadas de produção e a relação afetiva com os telespectadores não impediram a crise. Dentre as principais razões que explicam o fim da TV Tupi, com a derradeira publicação no Diário Oficial de 18 de julho de 1980, que declarou peremptas as concessões do grupo Associado, estão:

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689Q235745 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao adotar a estratégia de distribuição intensiva para seu produto, a empresa

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690Q152859 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Para os pesquisadores da relação imagem-texto, quando a qualidade da imagem é inferior ao texto, tem-se uma redundância; quando a qualidade da imagem é superior ao texto, tem-se uma Informatividade e quando ambos (imagem e texto) têm a mesma importância diz-se que há

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691Q237090 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações.
Considerado uma arma competitiva, o planejamento estratégico

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692Q107066 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Avalie as afirmativas sobre o texto publicitário escrito e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas). A seguir, marque a opção correta.

( ) O texto publicitário escrito, embora tenha como referência a gramática, não se prende ao nível culto da língua.
( ) De acordo com o CONAR - Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, a publicidade não se faz somente com fatos e idéias, mas também com palavras e imagens; logo as liberdades semânticas são fundamentais.
( ) O texto publicitário se caracteriza pela ordem direta. Isto facilita a contextualização, as referências, a estrutura e a construção estética.
( ) O texto publicitário é deliberativo e é natural que prevaleça a função emotiva da linguagem, centrada no interlocutor.
( ) No texto publicitário, as figuras de linguagem são usadas para delimitar a expressividade da mensagem

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693Q139840 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que I.é uma espécie de mural eletrônico. II.tem um público cativo e delimitado. III.funciona somente como repositório de informações administrativas e normas. IV.acelera a circulação de informações. Está correto o que consta APENAS em

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694Q131649 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

O marketing direto integrado envolve a utilização intensiva e altamente focada de companhas com poucos veículos, poucos estágios e muitas mídias.

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695Q195657 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo o Decreto nº 70.274 de 09 de março de 1972, que Aprova as Normas de Cerimonial Público e a ordem geral de precedência, sobre a Bandeira Nacional é correto afirmar que:

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696Q218464 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

A partir dos elementos descritivos do master scene, padrão de formatação de roteiro da indústria cinematográfica norte-americana, estabeleceu-se uma forma simplificada de formatação, mais utilizada na produção comercial de vídeo. Nesse padrão de formatação, o roteiro é dividido em duas colunas de descrições: a da esquerda, para as imagens; a da direita, para os sons correspondentes.

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697Q111767 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A Lei nº 12.232, de 29 de abril de 2010, dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestadas por intermédio de agências de propaganda no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sobre essa lei, assinale a opção incorreta.

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698Q156361 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

"Embora eu aprecie praticamente todos os gêneros literários, tenho preferência pelo gênero narrativo e, em especial, por um tipo de matéria desse gênero. Do meu ponto de vista, ela traz consigo a narrativa informal - que é algo que gosto muito. Além do mais, quando bem escrita ela nos transmite um importante ou um interessante recado em poucas palavras, já que em geral é um texto breve. Este gênero permite ao escritor relatar algo ligado à vida cotidiana, algo que seja ou tenha sido notícia recente em jornais, revistas e televisão, por exemplo".

(www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria - adaptado)

A autora (Beth Joy) externa sua preferência

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699Q688103 | Comunicação Social, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

O editor do telejornal da TV Unicamp vetou uma chamada alegando que ela continha um vício de linguagem. A chamada condenada pelo editor foi a seguinte: 
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700Q154861 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, de 1996, é constituído por cinco conceitos e 28 definições, normas e recomendações. Entre elas,

I. O anunciante, também chamado de cliente, é a entidade, firma, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.

II. Publicidade remunerada pode ser ou não ser propaganda.

III. Os veículos faturarão sempre em nome dos anunciantes, enviando as contas às agências por elas responsáveis, para cobrança.

IV. O plágio, ou a simples imitação de outra propaganda, é prática condenada e vedada ao profissional.

V. A propaganda é sempre ostensiva. A mistificação e o engodo que, escondendo a propaganda, são expressamente repudiados pelos profissionais de propaganda.

Pertencem ao Código de Ética o que consta em

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