Questões de Concursos Comunicação Social

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701Q132104 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

Afinar o discurso entre as fontes é tática essencial na gestão de crises e momentos em que a empresa está vulnerável diante da mídia e da opinião pública e corresponde ao compartilhamento de uma mesma visão de mundo diante de dificuldades enfrentadas pela corporação.

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702Q683785 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Tendo como referência o conceito de cultura organizacional, julgue o item que se segue. 

Em uma organização, a cultura influencia o estilo de pensar, devendo, por esse motivo, ser sempre preservada, mesmo que mudanças radicais nas estratégias sejam necessárias. 
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703Q141345 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

O Capítulo V do Título I da Parte Especial do Código Penal Brasileiro trata "Dos Crimes Contra a Honra". Eles são frequentes na atividade jornalística e correspondem a três modalidades:

I. Art. 138 conceitua Calúnia como sendo atribuir, falsamente, a alguém a responsabilidade pela prática de um ato considerado crime.

II. Art. 139 trata da Difamação como o ato de ofender a dignidade ou o decoro de alguém.

III. Art. 140 refere-se à Injúria, que é imputar fato ofensivo à reputação de alguém.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

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704Q199249 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo considerando as funções essenciais para o processo das Relações Públicas nas organizações, e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I–A função de planejamento envolve a orientação e a formalização de planos, projetos e programas gerais e específicos de Relações Públicas. Elabora também orçamentos, seleciona pessoal para a execução da programação, faz estudo de tempo e indica os instrumentos.
II–Na função de execução, o profissional de Relações Públicas administra recursos financeiros e humanos na implementação de processos de mudanças organizacionais.
III–A função de avaliação é o exame ou aferição dos resultados dos trabalhos desenvolvidos e só poderá ser realizada no final de todo o processo.
IV– A função de pesquisa torna possível o conhecimento da organização como um todo e dos problemas que afetam seu posicionamento perante a opinião pública e seus públicos.

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705Q267349 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O editorial jornalístico constitui um discurso em forma
de texto argumentativo que expressa a opinião do órgão editor
acerca de questões relacionadas aos acontecimentos considerados
mais importantes. Diferentemente dos textos informativos, o
editorial constrói uma interpretação ou um julgamento, com o
objetivo de explicitar o sentido subjacente ao que é apenas
noticiado.

A. T. Barros. Do privado para o publicamente mediado: a crítica domesticada nos
editoriais sobre ecologia. Comunicação & Espaço Público, 2001, p. 67.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

Considere o fragmento a seguir, reproduzido da seção Carta ao Leitor da revista Veja de 9/5/2007, p. 5. Os governos populistas da Venezuela, do Equador e da Bolívia estão em um transe anticivilização com cores animistas e uma nova e delirante vertente bélica. Nada disso tem muita conseqüência prática para o mundo e, por isso, tudo é encarado como mais um produto exótico típico dessas regiões. Nesse caso específico, o texto assume a função de editorial, cujas marcas estão no caráter argumentativo, nas qualificações expressas pelos adjetivos que denotam juízo de valor de forma ostensiva e no objetivo de esclarecer ao leitor a opinião do veículo.

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706Q100697 | Comunicação Social, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação interna deve beneficiar fundamentalmente a organização, haja vista que é por meio dela que se garante a divulgação dos objetivos a serem cumpridos pelos empregados.
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707Q683102 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Sant’Anna (2015), os fenômenos publicitários apresentam simultaneamente características de quais ordens?
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708Q104576 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

No ensaio Simulacro e Poder: Uma Análise da Mídia, Marilena Chaui diz que o jornalismo impresso vem passando, gradualmente, de um órgão de notícias a um órgão de opinião. Assim, os jornalistas passam a ocupar o lugar que, tradicionalmente, cabia a

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709Q267917 | Comunicação Social, Lei de Imprensa, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

Os critérios atuais de classificação indicativa referentes a programas de rádio e televisão e a espetáculos públicos são disciplinados pela Lei de Imprensa.

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710Q682131 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

“Qual das correntes poéticas abaixo serve de referência para a publicidade, em se tratando da adequação da relação entre texto e imagem?
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711Q267924 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de
massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

Entre os tipos de televisão comunitária existentes no panorama histórico brasileiro, incluem-se a TV de rua, a TV de baixa potência, a TV local e os canais comunitários no sistema de televisão a cabo.

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713Q198344 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre os meios de comunicação de massa e a indústria cultural e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I–Em meados dos anos 40, Adorno e Horkeheimer criam o conceito de indústria cultural e analisam a produção de bens culturais como movimento global de produção da cultura.
II–Os produtos culturais, os filmes, os programas radiofônicos e as revistas ilustram a mesma racionalidade técnica, o mesmo esquema de organização e de planejamento administrativo que a fabricação de automóveis em série.
III–Os teóricos de Frankfurt defendem a idéia de que a indústria cultural não é fator de alienação, à medida em que sua própria dinâmica interior leva a produções que acabam por beneficiar o desenvolvimento do homem.
IV– Considerada como condição para a existência da indústria cultural está a oposição entre a cultura dita superior e a de massa. Pode–se falar na existência de uma cultura superior, outra média (midcult) e uma terceira, inferior, de massa (masscult).

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714Q688081 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Neto (2015), qual parece ser a melhor tática para a construção da reputação?
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715Q682466 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito das ações a serem tomadas pelo profissional de relações públicas no gerenciamento de crises e emergências institucionais, julgue o próximo item. 

Em situações de crise, as empresas devem assumir o comando da comunicação com o seu público interno, realizando ações rápidas para facilitar o fluxo de informações.
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716Q681980 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito das ações a serem tomadas pelo profissional de relações públicas no gerenciamento de crises e emergências institucionais, julgue o próximo item.

Ao lidar com uma crise institucional, o profissional de relações públicas deve concentrar sua atenção na imagem da instituição, o que implica priorizar a comunicação com o público externo em detrimento da comunicação interna. 
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717Q106248 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A propagada comercial, tal como é hoje entendida e percebida nos seus efeitos, teve sua origem em dois acontecimentos:

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718Q686100 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

A comunicação passou, principalmente, por mudanças culturais no século XXI. A avalanche informativa gerada pela internet provocou uma situação paradoxal: se, por um lado, criou a maior massa de documentos da história da humanidade, por outro pode tornar inútil a maior parte desses conhecimentos, pela dificuldade de os sistemas convencionais processarem tal quantidade de informação. Sendo assim, sobre esse tema, assinale a opção correta, de acordo com Rodrigues (2009).
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719Q194616 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as alternativas abaixo, a partir do referencial teórico proposto por Roberto Porto Simões, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de uma afirmativa verdadeira, ou a letra F quando se tratar de uma afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) Se a ação de comunicar é um ato político e a função e a atividade de Relações Públicas referem–se ao controle do processo de comunicação organizacional, conclui–se que as Relações Públicas vinculam–se aos objetivos políticos das organizações.
( ) A finalidade última das Relações Públicas é facilitar as transações com diversos públicos além dos clientes e mantê–los fiéis e multiplicadores.
( ) O objeto material das Relações Públicas é o conflito no sistema organizaçãopúblico. ( ) A administração da comunicação é a essência da atividade de Relações Públicas.
( ) Como orientador e indutor das políticas das organizações, em face de seus públicos, o profissional de Relações Públicas deve sugerir instrumentos não só em função do fluxo de informação e dos efeitos a eles inerentes, mas, também, levar em consideração a aplicabilidade dos mesmos em determinada conjuntura.

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720Q218214 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga
escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com
relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A cultura de sociedade de massa passou a ter uma importância considerável, dada expansão do consumo industrial, a partir do século XIX, valendo-se, na época, do jornal diário como meio de maior alcance da população e consolidando-se no século seguinte, com o rádio, o cinema, a TV e a Internet.

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