Questões de Concursos Comunicação Social

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721Q140650 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi responsável pelo surgimento da primeira teoria crítica da comunicação de massa. Os governantes dos países em guerra, principalmente dos EUA, usaram os canais de comunicação para convencer os seus governados de que a guerra era justa. Terminado o conflito, estudos sobre o comportamento das pessoas em relação à guerra mostraram que grande parte dos conteúdos exibidos pela mídia sobre o tema atingia os indivíduos de maneira uniforme fazendoos responder de maneira similar aos estímulos, sem questionar. A essa observação em relação à mídia deu-se o nome de
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722Q685797 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito das relações públicas nas organizações modernas, dos mecanismos motivacionais, das estratégias de marketing e das relações humanas, julgue o item seguinte.
 A motivação dos empregados, parte essencial do sucesso da empresa, é inerente ao ambiente de trabalho e natural dele, por isso não demanda qualquer planejamento específico, bastando premiações e elogios.
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723Q266506 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Críticos das ações de identidade corporativa e gestão de marcas consideram que essas atividades são demasiadamente intangíveis e que não há formas objetivas de mensuração dos resultados. Essa crítica:

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724Q218393 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.

Um pressuposto da teoria construcionista do jornalismo é que o sentido de realidade advém da percepção de mundo proposta pelos meios de comunicação.

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725Q266814 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à legislação de comunicação vigente no Brasil e aos
princípios éticos da atividade jornalística, julgue os itens seguintes.

Todo anúncio deve conter uma apresentação verdadeira do produto oferecido, isto é, todas as descrições, alegações e comparações que se relacionem com fatos ou dados objetivos devem ser comprobatórias, ainda que não caiba à agência produtora fornecer tais comprovações.

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726Q217199 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Para atingir seus objetivos estratégicos, uma organização tem de lidar com diferentes stakholders, que, presentes tanto no ambiente externo quanto no ambiente interno, são classificados nos seguintes grupos: consumidores, supridores, reguladores, competidores, organizações similares e comunidade.

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727Q230781 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A mensagem dos anúncios publicitários direciona-se para o mundo dos sonhos, no qual a realização do consumo não só é possível, mas também desejável. Seu objetivo é conseguir persuadir o público-alvo a realizar seus desejos através do produto ou serviço em questão. Para se atingir tal feito, algumas ferramentas lingüísticas são largamente utilizadas. Um recurso que NÃO é utilizado nesse processo é o uso da(do)

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728Q236179 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Novas configurações de mercado e novos comportamentos de consumo do público-alvo estão levando a indústria da mídia a criar novas oportunidades de exposição da mensagem publicitária. Dessa forma, um exemplo de inserção de mensagens publicitárias, durante a exibição de um conteúdo editorial, é o(a)

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729Q683417 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito das distintas funções dos profissionais de comunicação em uma organização, julgue o item que se segue. 

As diferenças entre as atividades exercidas por profissionais de marketing e de relações públicas têm desaparecido, uma vez que ambas as atividades estão voltadas a apoiar a construção da imagem corporativa
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730Q104423 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Os espaços de comunicação audiovisual jornalística vêm sendo preenchidos por uma profusão de imagens nunca vista. Esse fato gerou a expressão primeira guerra televisual que se aplicava à guerra da(o)

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731Q188399 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por

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732Q266738 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Para a elaboração de uma campanha publicitária, a Defensoria Pública de Rondônia precisa conhecer os hábitos de consumo dos meios e veículos de comunicação no estado. Para isso, será necessário recorrer à pesquisa de mídia:

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733Q186359 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Marcelo Pimenta e Silva publicou, no Observatório da Imprensa (1/9/2009), um artigo sobre o Príncipe Eletrônico de Octávio Ianni. Para o autor, o príncipe de Ianni se desenvolve em decorrência dos outros dois exemplos: o de Maquiavel e o de Gramsci. Para o primeiro, há o sentido de que o príncipe é uma pessoa como metáfora do Estado. Figura política que se sobressai com destaque pelo poder de liderança frente aos demais de seu círculo social. O "poder" dele vem do atributo de conciliar a capacidade de situação e liderança (virtù) com as condições sociopolíticas (fortuna) que o rodeiam... Já o moderno príncipe de Gramsci se diferencia do modelo teorizado por Maquiavel no século 16. O moderno não é representado por uma figura política de uma pessoa - um líder visto como personificação e síntese da própria política -, mas uma organização composta por figuras que de maior ou menor espaço político influem um estado de participação, o que faz com que o partido tenha o poder." O "príncipe eletrônico, não é nem a pessoa política definida por Maquiavel, nem o partido ressaltado por Gramsci."

O príncipe de Ianni, segundo o autor é representado

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734Q198142 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A fotografia exerce uma série de funções na imprensa escrita. Analise as afirmativas abaixo indicando aquela que explicita a relação da fotografia com o texto e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A relação da fotografia com o texto é explicitada pelo texto–legenda, que deve suprir o leitor de informações não presentes na imagem.
II. A relação da fotografia com o texto é explicitada pelo texto–legenda, que deve reforçar os elementos presentes na imagem.
III. A relação da fotografia com o texto é explicitada pelo texto–legenda, que deve compreender os elementos circunstanciais que integram a notícia.
IV. A relação da fotografia com o texto é explicitada pelo texto–legenda, que deve estabelecer a relação da imagem com as informações presentes no texto.
V. A relação da fotografia com o texto é explicitada pelo texto–legenda, que deve descrever a imagem, relacionando seus elementos ao texto.

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735Q197650 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre as teorias da comunicação, colocando entre parênteses a letra " V" , quando se tratar de afirmativa verdadeira e, a letra " F" , quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A teoria matemática da comunicação, também conhecida como teoria da informação, constitui, na verdade, em uma sistematização do processo comunicativo a partir de uma perspectiva puramente técnica e quantitativa.
( ) A teoria funcionalista preocupa-se, fundamentalmente, com as funções desenvolvidas pelas comunicações de massa.
( ) Segundo a teoria crítica, toda ciência social que se reduz à mera técnica de pesquisa, de seleção e de classificação dos dados " objetivos" , impede a si mesma a possibilidade da verdade.
( ) A corrente teórica denominada Cultural Studies tem sua origem na crítica literária européia e centra sua atenção na crítica à banalização da cultura pelos meios de comunicação.
( ) A teoria da informação pública visa publicar notícias sobre a organização e despertar à atenção da mídia.

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736Q156449 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Segundo Magaly Prado (Produção de Rádio - um Manual Prático - pág. 162), "ao contrário do que acontece com a discussão sobre qual sistema utilizar para a TV digital, ou se é o caso de criar um padrão próprio, o pessoal do rádio adotou logo de uma vez o sistema Iboc (in band on channel) para testes". A justificativa é que essa tecnologia

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737Q693812 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Sabemos que um profissional da publicidade deve ter muitos conhecimentos e referências culturais e artísticas, pois, a partir dos elementos próprios das cultura, opera através de códigos, símbolos e alegorias, que ajudam a comunicar e envolver a audiência, das mais diferentes formas, sempre através de processos cognitivos e de (re)conhecimento. Quando vemos, hoje, as propagandas de grandes instituições que se ancoram na estética do precário, ou na estética caseira, podemos dizer que esta estética se inspira em que estilo nas artes visuais?
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738Q944957 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

O filme Carrousel foi uma campanha inovadora. Um hotsite hipermidiático foi criado e nele o visitante podia realizar diversas interações. O entretenimento foi proposto pela exibição do filme, de clara referência ao cinema, em especial a produções como Matrix e Batman: O cavaleiro das trevas, o que induz o visitante do hotsite a se envolver por interesse em sorver o conteúdo, destituído das ressalvas que, por vezes, o acometem quando se depara com peças publicitárias tradicionais. Podemos supor a existência de uma comunicação multidirecional, que envolve mediações entre emissor e receptor, receptor e emissor e entre receptores. O efeito viral se configura por conta da disseminação do conteúdo – ou do desejo de compartilhar a experiência entretível –, facilitado pelo direcionamento às comunidades virtuais, linkadas no próprio hotsite.
COVALESKI, R. Cinema e Publicidade: intertextos e hibridismos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2015 (adaptado).
A partir do texto apresentado e considerando as práticas publicitárias, das quais o caso comentado é um exemplo, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação em meio digital estabeleceu novas condições para a produção audiovisual na publicidade, contribuindo para a superação de formatos convencionais que dominavam no setor televisivo, como o comercial de 30 segundos.
II. A hibridização das linguagens comunicacionais na era digital produziu um isolamento das matrizes externas que fornecem repertório para os publicitários, a exemplo do cinema, que agora é apropriado por meio de referências intertextuais.
III. O atual contexto de conectividade dificulta ações publicitárias voltadas para a viralização de conteúdo, uma vez que a participação e o engajamento dos consumidores fogem ao controle dos emissores e não podem ser previstos.
IV. As interações características da publicidade em meio digital demonstram o esgotamento de modelos clássicos das teorias da comunicação, em que emissores e receptores eram entendidos como posições estanques de um processo de comunicação unidirecional.

É correto apenas o que se afirma em
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739Q229712 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um dos problemas de impressão mais comuns é o moiré, que é um defeito criado pela

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740Q686685 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item a seguir. 
A descrição dos dados obtidos em uma pesquisa é realizada, entre outros objetivos, para verificar como os indivíduos se distribuem em relação a determinadas variáveis. 
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