Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

741Q133743 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

Nota oficial é caracterizada como um documento distribuído à imprensa, muitas vezes também veiculado de forma paga, com declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sempre que houver um assunto relevante, urgente e de interesse público.

  1. ✂️
  2. ✂️

742Q683386 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Ferraretto (2014), assinale a opção correta sobre as características do texto de rádio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

744Q692134 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca da função do profissional de relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir. 
O profissional de relações púbicas tem como principais atribuições identificar e criar necessidades mercadológicas para produtos e serviços comercializados pelas organizações para as quais ele trabalhe, além de satisfazer as necessidades dos clientes dessas organizações.
  1. ✂️
  2. ✂️

745Q267982 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A estrutura do CONAR, fundamental para o desenvolvimento da ética publicitária no Brasil, é a de uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

746Q269277 | Comunicação Social, Lei de Imprensa, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

A Lei n.º 5.250/1967 (Lei de Imprensa) exige que os profissionais de comunicação pública sejam portadores de diploma de curso superior em jornalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

747Q841468 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

Tradicionalmente o media training tem sido utilizado para o treinamento de CEOs, diretores e outros dirigentes. Alguns estudos mais modernos apontam que ele também deve ser realizado com outros profissionais da empresa ou da instituição, tais como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

748Q267020 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O Brasil veio a conhecer a atividade de impressão relativamente tarde em relação a outros países do continente. Por aqui, ela aportou sob o manto da coroa portuguesa, em 1808, por intermédio da Imprensa Régia. Antes disso a metrópole portuguesa reprimira qualquer tentativa de se estabelecer algum maquinário de impressão. Com relação a esse período histórico, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q218386 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a imagem institucional.

A comunicação interna pouco contribui para a construção da imagem das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

750Q106514 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A entrevista não estruturada realizada com grupo pequeno de respondentes e moderada por profissional treinado é um instrumento utilizado em pesquisa qualitativa, ao qual se dá o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

751Q233290 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O gerente de comunicação de uma empresa de cosméticos está reunindo informações que deverão fazer parte do briefing de mídia a ser apresentado à sua nova agência de propaganda.


Entre as informações abaixo, qual NÃO faz parte das informações levantadas pelo anunciante?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q237417 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O revisor de textos de um jornal encontrou nas diferentes seções do periódico as frases relacionadas a seguir.
A frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

753Q687757 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Quando elaboramos uma peça digital de propaganda institucional, que está adaptada para ser lida em diferentes tipos de telas, dizemos que o design dessa peça é um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

754Q156578 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Para Shenk, na verdade, jornalistas são mais necessários no mundo do excesso de informação. Como um filtro cético-analítico e - agora mais do que nunca - como um árbitro das reivindicações, a mídia é de indispensável utilidade pública, tão vital quanto nossa eletricidade. Em um mundo com um tanto de informação amplamente maior do que se pode processar, jornalistas são os mais importantes processadores que nós temos.

(H. Guther Faggion. História digital e jornalismo online. www.sebraepb.com.br)

O trecho citado pelo autor confirma uma hipótese que considera o jornalista como um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q132807 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.

O lead composto é aquele em que se apresentam vários fatos importantes, iniciando a notícia.

  1. ✂️
  2. ✂️

756Q141777 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à adequação linguística de textos radiofônicos,
julgue os itens a seguir.

Em uma mesma lauda, é livre a ocorrência de separação silábica translineação em textos radiofônicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

757Q691928 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Duarte (2012), a atuação em comunicação pública exige algumas atitudes por parte das instituições e do público. Assinale a opção que apresenta uma atitude INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q144093 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

O ponto de interrogação introduz uma pergunta. Em um texto noticioso, cuja função é dar respostas ao leitor, ele costuma ser usado entre as aspas de alguma fonte. No título de uma matéria, o ponto de interrogação pode ser usado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

759Q269024 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da
administração e da comunicação, especialmente na área da
publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se
seguem.

O briefing equivale ao portfólio de peças já criadas pela agência bem como de relatos de cases (soluções para problemas de comunicação) realizados para clientes anteriores.

  1. ✂️
  2. ✂️

760Q147175 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Na organização de um evento, a comunicação integrada entre seus promotores e a Assessoria de Comunicação é um ponto fundamental para seu sucesso. No entanto, há várias funções que são de responsabilidade exclusiva da equipe de comunicação, entre elas NÃO se inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.