Questões de Concursos Comunicação Social

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761Q230670 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Remover marcas de oralidade, redundâncias e repetições da transcrição de uma entrevista para um veículo impresso é um procedimento jornalístico que

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762Q105003 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito da história das Relações Públicas, assinale a opção correta.

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763Q143151 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

Marketing, publicidade, propaganda, promoção, vendas, merchandising e feiras são considerados instrumentos de comunicação mercadológica.

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764Q230740 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Diariamente, a comunicação via internet apresenta situações tais como: anúncios exibidos automaticamente para usuários, selecionados conforme preferências previamente registradas; vídeos divulgados mostrando gafes cometidas por políticos ou artistas; mensagens pessoais reproduzidas em ambientes públicos. Essas situações são exemplos de um fenômeno corrente no mundo virtual, que é a

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765Q131930 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

O release-cobertura deve informar acerca dos fatos relativos a determinado evento aos veículos que não compareceram.

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766Q690526 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca de opinião pública, julgue o próximo item.
A primeira das quatro fases do processo de elaboração da opinião pública é caracterizada pelo aparecimento de questões de interesse geral, que, ao serem solucionadas, geram uma sensação de bem-estar aos envolvidos; a fase seguinte é a da controvérsia. 
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767Q267880 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Um dos maiores e mais complexos desafios para a edição de um house-organ para comunicação interna de uma organização está em:

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768Q133018 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.

Valor da informação, legibilidade e checabilidade são medidas adotadas no jornalismo literário.

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769Q693158 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Modelo com layout provisório apresentado ao cliente para aprovação, por exemplo, do peso, tipo de papel, estilo de encadernação, posições das ilustrações e do texto: 
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770Q132009 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro, aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado em Vitória – ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.

O jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas. O referido código não distingue o trabalho em assessoria de imprensa nessa responsabilidade profissional.

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771Q195249 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre os usos da propaganda como instrumento de Relações Públicas, a partir da perspectiva de J. B. Pinho (1990) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– O propósito básico da propaganda em Relações Públicas pode ser colocado como o de preencher as necessidades legítimas da empresa, diferentes daquelas de vender um produto ou serviço.
II– Assegurar a aceitação de uma organização junto ao público em geral, dissipar falsas impressões ou corrigir concepções errôneas e servir os consumidores mediante informações úteis não podem ser considerados usos da propaganda como um instrumento de Relações Públicas.
III– O autor sugere cinco grandes áreas funcionais da propaganda em Relações Públicas: 1) A função protetora; 2) A função de identidade; 3) A função institucional; 4) A função de serviço público; 5) A função de estímulo à ação.
IV– A propaganda institucional é um dos instrumentos básicos na execução do trabalho de Relações Públicas, a fim de apresentar informações e incrementar opinião pública favorável.

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772Q231426 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

A objetividade é um dos fundamentos do jornalismo. Uma crítica, no entanto, pode ser feita às práticas profissionais derivadas da objetividade: é a de que tornam os jornalistas intercambiáveis e, por isso, desvalorizados. Isso aconteceria porque a objetividade facilita a(o)

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773Q691741 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item a seguir. 
A auditoria de opinião dá maior destaque às informações importantes para a análise de um problema, entretanto o melhor resultado das respostas está intimamente ligado à quantidade do público entrevistado. 
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774Q199483 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre o planejamento em comunicação e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. É um processo de tomada de decisões que determina resultados positivos em comunicação.
II. É uma tentativa de diminuir o improviso na gestão de processos de comunicação.
III. Equivale à elaboração de estratégias de comunicação.
IV. Converte os valores, objetivos e estratégias da organização em um sistema de orientação para a ação profissional de comunicação.

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775Q198221 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Harold D. Lasswell (1987), o ato comunicativo pode ser descrito através das respostas dadas às seguintes questões: Quem? Diz o quê? Em que canal? Para quem? Com que efeito? O estudo científico do processo de comunicação tende a concentrar uma ou outra dessas questões. Assim, é correto afirmar que:

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776Q237908 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

As modernas técnicas de impressão usam impressoras do tipo offset digital que permitem uma definição perfeita na reprodução de imagens. Essas impressoras trabalham com um sistema digital para gravação das suas matrizes de impressão chamado CTP. Esse sistema tem, dentre outras, as seguintes características:

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777Q228996 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Do ponto de vista organizacional, uma comunicação eficaz exerce papel fundamental na construção de um comportamento socialmente responsável. Sendo assim,

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778Q684181 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

De acordo com Strunk (2012), encontrar nomes registráveis é tarefa cada vez mais complexa numa economia globalizada. Só no Brasil, entre 2007 e 2010, 1.098.724 pedidos de registro de marcas foram solicitados. A consulta e o registro de marcas podem ser feitos no: 
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779Q198308 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As pesquisas em Comunicação e em Jornalismo utilizam diferentes metodologias, provenientes das mais diversas áreas de conhecimento. Sobre procedimentos metodológicos de pesquisa em Comunicação e Jornalismo, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Os procedimentos metodológicos dos chamados Estudos Culturais são muito utilizados para a pesquisa sobre recepção, pois eles enfatizam o caráter ativo deste processo, diferente do que ocorre com outras metodologias de estudo da recepção da comunicação.
II. A Análise de Discurso é uma metodologia de origem francesa utilizada para analisar as mídias, inclusive no Brasil. A pesquisadora e professora Eni Orlandi da UNICAMP é uma das maiores críticas desta corrente metodológica.
III. A Semiologia e a Semiótica são noções que servem para nomear metodologias idênticas que se voltam para a pesquisa das imagens.
IV. A expressão Análise de Conteúdo é utilizada para designar uma corrente de pesquisa que prioriza os estudos comparativos quantitativos, como, por exemplo, a medição de materiais jornalísticos para analisar o posicionamento da imprensa acerca de determinados temas.
V. A Agenda Setting e as teses acerca do enquadramento (framing) têm sido utilizadas no Brasil e em outros países para pesquisas na área de Comunicação / Jornalismo e Política.

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780Q104123 | Comunicação Social, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

Os meios utilizados na comunicação interna restringem-se aos tangíveis, como os boletins internos ou jornais murais, que asseguram às empresas resguardo contra eventuais ações trabalhistas.
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