Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

781Q688116 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Assinale a opção que apresenta as quatro formas distintas para o ato de escutar de acordo com Abraham Moles (in FERRARETTO, 2014).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q197631 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

São características dos meios de comunicação de massa, segundo J. B. Thompson (1995), exceto a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q217607 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam
a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer
técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas.
Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua
linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.

Em lide declaratório, o jornalista deve manter a fala do entrevistado exatamente como ele a proferiu, utilizando somente o discurso direto, como no exemplo seguinte: O Papa Bento XVI denunciou hoje as ideologias terroristas, que espalham a violência em nome de Deus, e afirmou que elas devem ser desmascaradas.

  1. ✂️
  2. ✂️

784Q156701 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Há uma fase na produção audiovisual que:

1. ajuda os criadores a visualizar a estrutura do filme e discutir a sequência dos planos, ângulos, ritmos e as expressões e atitudes dos personagens.

2. é poderoso auxiliar para a apresentação do roteiro aos responsáveis pela autorização e liberação de verbas.

3. orienta a produção do filme que foi aprovado pelo cliente ou patrocinador.

Essa fase da produção é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q198469 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

De acordo com Margarida Kunsch, podemos afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q198787 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre a História da Comunicação, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( )A imprensa confere ao homem o seu primeiro grande meio de comunicação. Sua invenção é atribuída a Johann Gutenberg, alemão, de Mogúncia, que fez as suas primeiras experiências em Estrasburgo por volta de 1436.
( )A partir da década de 30 do século passado, o rádio se transformou no centro de "gravidade" do sistema de mídias: o número de ouvintes aumentou sem parar, e ele assumiu o papel central no imaginário coletivo e na informação de massa
( )Em meados dos anos 60 do século passado, Adorno e Horkeheimer criam o conceito de Indústria Cultural e analisam a produção de bens culturais como movimento global de produção da cultura.
( )Na década dos anos 80 do século passado, as novas tecnologias começaram a descentralizar a comunicação massiva, afetando a recepção de massa e permitindo ao usuário maior controle sobre o processo de comunicação, através de canais de TV a cabo e videotapes, que davam à audiência acesso a programas especializados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q132493 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

O termo endomarketing está relacionado às ações de marketing voltadas ao público interno da empresa a fim de promover, entre seus funcionários e departamentos, valores destinados a servir o cliente.

  1. ✂️
  2. ✂️

788Q688015 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca da função do profissional de relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir. 
As funções específicas do profissional de relações públicas incluem a editoração e a criação de campanhas e anúncios, além da produção de programas radiofônicos e televisivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

789Q266914 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

Provérbios, ditos populares, expressões consideradas clichês são melhor percebidas pelo público nas propagandas.

  1. ✂️
  2. ✂️

790Q147106 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

São programas de editoração eletrônica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q267723 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O marketing moderno e a comunicação organizacional apresentam diferentes estratégias para estabelecer a comunicação entre os gestores, o público interno e o externo. O termo que se refere ao relacionamento entre os públicos interno e externo, sem a participação dos gestores, se denomina marketing:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

792Q267257 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

A história da televisão brasileira desenvolveu-se completamente desvinculada do rádio. Essa trajetória distinta e independente da TV deve-se à fundação da Escola Superior de Televisão, no Rio de Janeiro. Dessa escola saíram os técnicos e demais profissionais para a fundação da primeira emissora de TV brasileira, a TV Tupi-Guarani, após a II Guerra Mundial.

  1. ✂️
  2. ✂️

793Q268575 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da história da imprensa e suas análises
interpretativas, julgue os itens que se seguem.

A concepção historicamente determinada do conceito de indústria cultural atualmente é reforçada pelo conceito de capitalismo informacional, citado por Manuel Castells (A Sociedade em Rede), com os mesmos pressupostos da Escola de Frankfurt.

  1. ✂️
  2. ✂️

794Q105509 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Analise as afirmativas que se seguem e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas). Depois marque a opção correta.

( ) A publicidade chega ao Brasil com a Família Real portuguesa, em 1808, e a fundação de nosso primeiro jornal, que publicou o primeiro anúncio.
( ) No início da imprensa no país, com público em sua maioria analfabeto e semialfabetizado, os redatores utilizavam a rima para ajudar na fixação das mensagens publicitárias.
( ) No período áureo do rádio, que teve como expoente a Rádio Nacional, as rádio-novelas eram patrocinadas por grandes anunciantes.
( ) A criação do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) revolucionou o mercado publicitário brasileiro pelo estudo das audiências.
( ) As agências internacionais foram as precursoras do uso do marketing e das pesquisas no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q106104 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Aponte a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q146047 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

As mídias que compõem o conjunto de instrumentos de comunicação interna incluem os eventos de confraternização, a comunicação face a face, a intranet, o rádio-empresa e o telejornal.

  1. ✂️
  2. ✂️

797Q106925 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A complexidade tem sido a característica mais evidente da cultura contemporânea. Nesse contexto, expressar-se significa estar no mundo e dar sentido a ele. Como diz Lucien Sfez, "o sujeito faz parte do meio, e o meio, do sujeito". É a sua inserção na organização. Esta idéia significa que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q231360 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Algumas empresas usam a propaganda para a criação de demanda primária, ou seja, para a divulgação de um gênero de produto. Exemplo: os produtores de leite podem, em conjunto, fazer anúncios visando ao aumento de consumo de toda a categoria do produto. Nesse caso, os custos dos anúncios são rateados entre os membros de uma associação. A este tipo de propaganda, com o compartilhamento das despesas pelos anunciantes, dá-se o nome de propaganda

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q106699 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção Incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.